conecte-se conosco

Tocantins

Tocantins é o primeiro Estado do Brasil a negociar créditos de carbono no mercado internacional

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Acordo com a empresa suíça Mercuria Energy Group para certificação e comercialização de créditos no mercado voluntário coloca o Estado na vanguarda do enfrentamento da crise climática

O Governo do Tocantins assinou nesta segunda-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, em Genebra, na Suíça, um acordo técnico e comercial com a Mercuria Energy Trading S/A para a realização do projeto de qualificação e certificação do Programa de REDD+ (Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação) Jurisdicional do Estado. Com a certificação, o Tocantins será o primeiro Estado do Brasil e um dos pioneiros no mundo a comercializar créditos de carbono no mercado de carbono voluntário.

“Essa é uma iniciativa inovadora que só foi possível graças ao compromisso do Tocantins com a preservação do meio ambiente, representada por todo um conjunto de políticas públicas de Estado e um ordenamento legal que não começaram agora. Há mais de 15 anos estamos preparando o Estado para esse momento que coloca o Brasil na vanguarda do enfrentamento da crise climática mundial”, explica o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

Na prática, com a assinatura do acordo, a Mercuria, que é uma das maiores empresas do mundo no segmento de energia e commodities, compromete-se a investir aproximadamente R$ 20 milhões em serviços técnicos para o cumprimento dos requisitos de qualificação em um padrão internacional e geração de créditos de carbono. Outros R$ 10 a 20 milhões serão investidos no registro desses créditos, o que permitirá ao Tocantins tornar-se elegível para atuar no mercado de carbono voluntário e utilizar os seus ativos ambientais como forma de gerar recursos para investir na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável do Estado.

Programa REDD+ Jurisdicional

O Programa REDD + Jurisdicional do Tocantins tem por objetivo geral promover a redução progressiva das emissões dos gases de efeito estufa proveniente de desmatamento e degradação florestal. O programa tem como gênese o Plano de Prevenção e Combate aos Desmatamentos e Incêndios Florestas do Estado do Tocantins (PPCDIF) que trabalha com quatro eixos: Prevenção, Comando e Controle, Combate e Monitoramento. É uma iniciativa que incentiva a conservação da vegetação nativa com respeito aos povos que utilizam as florestas como meio de vida.

O REDD+ é um incentivo desenvolvido no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados de redução de emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal, considerando o papel da conservação e aumento de estoques de carbono florestal e seu manejo sustentável de florestas.  Ser jurisdicional significa que o crédito decorrente desse Programa REDD+ é aplicado a uma base territorial, na qual o Governo tem autonomia para estabelecer metas e atuar na redução do desmatamento e preservação ambiental.

Com esse projeto, o Governo do Tocantins cria um modelo considerado por especialistas como o caminho mais eficiente para a proteção da vegetação nativa, pois o poder público assume a responsabilidade de aprimorar o arcabouço legal e institucional que o permitirá fazer uma gestão ambiental eficiente e, por meio de salvaguardas, garantir de forma transparente a repartição dos benefícios obtidos com a venda dos créditos de carbono.

O projeto

Para possibilitar a parceria, foi instituída uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), chamada Tocantins Carbono, entre a Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), do Governo do Estado, e a Mercuria. A Tocantins Carbono será responsável por conduzir os processos de certificação e tornar o Estado elegível para geração de créditos de carbono perante um padrão internacional amplamente reconhecido neste mercado.

A seleção da Mercuria foi feita por meio de um edital de chamamento público baseado na Lei 13.303, de 30 de junho de 2016, a chamada Lei das Estatais. O edital foi lançado em setembro de 2022, com o objetivo de escolher um parceiro nacional ou internacional capaz de aportar recursos financeiros, ter ampla experiência comercial e, acima de tudo, conhecimento técnico para a implementação do projeto.

Segundo o presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda, o modelo desenvolvido pelo Tocantins servirá de exemplo para outros estados na busca de uma solução para reduzir o desmatamento e a degradação dos biomas, possibilitando transformação de carbono em ativos financeiros que possam subsidiar atividades de baixo impacto e com salvaguardas sociais.

“Estamos na vanguarda com esse projeto, que poderá inspirar outros governos a buscarem o mesmo caminho, pois o que está em jogo é garantir uma forma financeiramente viável de manter o desenvolvimento e as vocações produtivas locais sem colocar em risco o meio ambiente”, afirma Aleandro Lacerda.

A transação de créditos do programa jurisdicional contribuirá para implementar iniciativas de baixas emissões do Estado, no âmbito da Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável – 2020 a 2040. A Estratégia é conduzida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh).

“Há anos o Tocantins vem trabalhando com diversos atores e povos tradicionais no desenvolvimento de um projeto sólido de preservação ambiental. Hoje estamos dando mais um passo importante que permitirá ao nosso Estado avançar na direção de um projeto de desenvolvimento sustentável que seja bom e rentável para todos”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marcelo Lelis.

Acordo se baseia em garantias de longo prazo

O carbono jurisdicional está lastreado no compromisso do Governo do Tocantins com uma série de salvaguardas ambientais, como investimento em monitoramento e controle de preservação ambiental, investimentos em áreas ocupadas por povos originários e comunidades tradicionais, repartição dos benefícios e gestão participativa da sociedade no desenvolvimento sustentável do território.

Para o diretor de NCS e Bioenergia da Mercuria no Brasil, Celso Fiori, o acordo com o Governo do Tocantins só foi possível porque percebeu-se o compromisso do Estado com uma política de preservação ambiental de longo prazo, representado por um conjunto de leis e ações iniciadas há mais de 15 anos. “Um projeto como esse só é possível com transparência e com o envolvimento de toda a sociedade, do setor produtivo e do Estado. Além, é claro, do compromisso concreto do Governo com um projeto de preservação socioambiental duradouro”, defende Celso Fiori.

Resoluções da Comissão Nacional para REDD+ do Ministério do Meio Ambiente autorizou o Estado do Tocantins a acessar recursos financeiros na modalidade pagamento por resultados. Esta Comissão é responsável por coordenar, acompanhar, monitorar e revisar a Estratégia Nacional para REDD+ do Brasil, além de coordenar a elaboração dos requisitos para o acesso a pagamentos por resultados de políticas e ações de REDD+ no país.

Na avaliação de especialistas, os projetos de REDD+ jurisdicional são um excelente instrumento de proteção florestal, pois transformam os biomas em ativos financeiros e colocam o poder público no papel de indutor de uma nova relação dos diferentes atores com a preservação ambiental. “O carbono jurisdicional é o caminho para garantir a integridade climática dos créditos de carbono florestais e requer do poder público uma gestão eficiente do território e transparência da distribuição dos recursos”, assinala o economista Ronaldo Seroa da Motta, professor de Economia do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). “A parceria com o setor privado é importante pois são necessários investimentos altos para a implantação do projeto e a participação da iniciativa privada confere estabilidade financeira à iniciativa”, ressalta Ronaldo Seroa.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tocantins

Sesc Tocantins realiza terceira edição de campanha solidária

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Banner de arrecadação de roupad do sesc

Campanha do Sesc Tocantins arrecada roupas, calçados e brinquedos em todo o estado

Palmas (TO) — O Sesc Tocantins realiza, durante o mês de novembro, a terceira edição da campanha solidária de arrecadação de brinquedos, roupas, calçados e itens de cama e banho. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a solidariedade e o bem-estar social, destinando todos os donativos a instituições cadastradas no programa Sesc Mesa Brasil.

Sesc Tocantins mobiliza comunidades em todo o estado

As doações podem ser entregues entre os dias 1º e 30 de novembro em qualquer unidade do Sesc Tocantins. A campanha mobiliza as cidades de Palmas, Gurupi, Araguaína, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins, incentivando o engajamento coletivo em prol de quem mais precisa.

Locais de doação

  • Palmas: Sede Administrativa, Centro de Atividades Sesc Norte, Centro de Atividades Sesc Sul e Sesc Mesa Brasil.
  • Gurupi: Centro de Atividades Sesc Gurupi, Sesc Parque Primavera e Sesc Mesa Brasil.
  • Araguaína: Centro de Atividades Sesc Anselmo da Silva Moraes, Sesc Morada do Sol, Sesc Comunidade e Sesc Mesa Brasil.
  • Porto Nacional: Unidade Sesc Porto Nacional.
  • Paraíso do Tocantins: Unidade Sesc Paraíso do Tocantins.

Serviço

Campanha: Arrecadação de roupas, calçados e brinquedos

Período: 1º a 30 de novembro

Locais: Unidades do Sesc Tocantins nas cidades de Palmas, Gurupi, Araguaína, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins

Informações: (63) 98453-3136

Sustentabilidade no Sesc Tocantins

O Sesc Tocantins tem a sustentabilidade como um compromisso permanente e transversal a todas as suas ações. Por meio do Programa Ecos, promove iniciativas voltadas à responsabilidade ambiental, social e de governança. As práticas incluem o uso consciente dos recursos naturais, gestão eficiente de resíduos, economia de água e energia e valorização da educação ambiental.

Essas ações envolvem colaboradores, alunos e comunidades locais, fortalecendo uma rede de cooperação em prol do planeta e incentivando a solidariedade, a inclusão e o voluntariado.

Sesc Mesa Brasil: solidariedade em ação

O Sesc Mesa Brasil é um programa nacional que combate a fome e o desperdício de alimentos. No Tocantins, o programa atua há quase duas décadas, com unidades em Palmas, Araguaína e Gurupi. Sob o lema “buscar onde sobra e levar aonde falta”, realiza a distribuição gratuita de alimentos a instituições beneficentes, garantindo que as doações cheguem a famílias em situação de vulnerabilidade.

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos, administrada pela Fecomércio Tocantins, vinculada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Por meio de programas nas áreas de cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, o Sesc contribui para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros, com mais de 580 unidades em todo o país.

Mais informações: www.sescto.com.br

Mais notícias


Continue lendo

Tocantins

Mulheres Empreendedoras da Amazônia é destaque nacional

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

projeto Mulheres Empreendedoras da Amazônia, do Instituto Terra Dourada

Projeto tocantinense do Instituto Terra Dourada é finalista em edital da Fundação Banco do Brasil e UnB

Tocantins — O projeto Mulheres Empreendedoras da Amazônia, desenvolvido pelo Instituto Terra Dourada, foi selecionado entre as 20 tecnologias sociais finalistas do Laboratório de Tecnologia Social (LABTS), iniciativa da Fundação Banco do Brasil (FBB) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). O edital recebeu 571 inscrições de todo o país, e o projeto representa o estado do Tocantins na lista de contemplados.

Reconhecimento e impacto social

Nesta primeira etapa, cada tecnologia social receberá um prêmio semente de R$ 50 mil para o desenvolvimento e adaptação de suas propostas. As iniciativas farão parte do projeto de Incubação e Reaplicação de Tecnologias Sociais, que visa promover soluções inovadoras voltadas para geração de renda, sustentabilidade, segurança alimentar, educação, saúde e combate à violência nas periferias.

Valorização do protagonismo feminino

A idealizadora e coordenadora do projeto, Núbia Dourado, celebrou a conquista.

“É uma alegria enorme representar o Tocantins entre tantas iniciativas inspiradoras. Este reconhecimento reforça a importância do nosso trabalho junto às mulheres indígenas e quilombolas. No início do ano, recebemos também o prêmio do NIC.br, que possibilitou o desenvolvimento da nossa plataforma digital, que será lançada no dia 9 de dezembro, junto com uma Feira Cultural. É um momento de gratidão e renovação do nosso compromisso com o empreendedorismo feminino e a bioeconomia da Amazônia Tocantinense”, afirmou Núbia.

Plataforma e ações de fortalecimento

O Mulheres Empreendedoras da Amazônia é uma iniciativa que valoriza o protagonismo feminino, fortalecendo o empreendedorismo de mulheres indígenas, quilombolas e artesãs do Tocantins por meio da plataforma digital EmpreendedorasdaAmazonia.com.br, da Feira Cultural Mulheres Empreendedoras da Amazônia e de uma websérie documental.

Próximas etapas e apoio institucional

Na próxima fase do edital, as tecnologias selecionadas concorrem a um novo aporte de até R$ 150 mil para a reaplicação de suas metodologias em novos territórios. Além do investimento financeiro, os projetos receberão formação certificada pela UnB, acompanhamento técnico especializado e visibilidade nacional.

Sobre o Instituto Terra Dourada

O Instituto Terra Dourada, sediado em Rio Sono e Palmas (TO), atua há mais de uma década com projetos voltados à cultura, sustentabilidade e empreendedorismo feminino, promovendo ações de impacto social na região amazônica tocantinense.

Mais notícias


Continue lendo

Governo do Tocantins

Laurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

fotos: Hiroshi Fukushima/Governo do Tocantins
Governador Laurez Moreira e ministro Renan Filho visitam Terminal Rodoferroviário em Gurupi.foto: Hiroshi Fukushima/Governo do Tocantins

Em Gurupi, governador Laurez Moreira e ministro Renan Filho visitam Terminal Rodoferroviário Fazendão e reafirmam parceria por um Tocantins logístico, estratégico e sustentável.

Visita reforça compromissos entre Governo do Tocantins e Ministério dos Transportes para ampliar a integração logística e impulsionar o desenvolvimento regional

Gurupi (TO) — O governador Laurez Moreira e o ministro dos Transportes, Renan Filho, cumpriram agenda nesta quarta-feira, 5, em Gurupi, onde visitaram o Terminal Rodoferroviário Fazendão. A estrutura recém-inaugurada reforça a integração logística nacional e consolida o papel estratégico do Tocantins no escoamento da produção agrícola do Matopiba.

Investimentos estratégicos e compromissos com o desenvolvimento

Durante a visita, o governador Laurez Moreira agradeceu ao ministro pelo comprometimento com o desenvolvimento do estado e destacou obras que transformam a realidade logística tocantinense. “Agradeço ao ministro Renan pela dedicação que ele tem tido com o Tocantins. Primeiro, pela duplicação da nossa BR-153, uma obra de vital importância. Depois, pelo apoio ao grupo Fazendão e à Rumo na construção dessa grande estrutura que hoje visitamos. E não posso deixar de agradecer pela ponte de Aguiarnópolis, que liga ao Estreito, no Maranhão, uma obra que eu não conheço igual, construída em tão curto espaço de tempo. Essa ponte interliga o Norte ao Nordeste brasileiro, e nós, tocantinenses, estamos muito felizes por isso”, destacou o governador.

Laurez também ressaltou seu compromisso em buscar constantemente apoio para as demandas do Estado. “Sempre que vou a Brasília, estou ao lado do ministro reivindicando algo novo para o Tocantins. Ele tem nos ajudado na BR-235, que vai ligar Pedro Afonso ao Maranhão e Piauí, chegando até Aracaju. São 170 quilômetros dentro do nosso estado, e a Bancada Federal já se comprometeu a destinar recursos, a pedido do ministro. Essas obras vão impulsionar o desenvolvimento do Tocantins”, pontuou.

Integração cultural e valorização da Ilha do Bananal

O governador apresentou novos projetos de integração e valorização da cultura local. “Vou apresentar ao ministro o projeto da travessia da Ilha do Bananal, que prevê um centro de eventos e fortalecimento da nossa cultura, mostrando ao Brasil e ao mundo a riqueza dos povos Karajás e Javaés, seu artesanato, culinária e os belos lagos da maior ilha fluvial do mundo”, afirmou Laurez Moreira.

Reconhecimento do Tocantins como polo estratégico

O ministro Renan Filho elogiou o trabalho do governo estadual e destacou o papel estratégico do Tocantins no novo ciclo de desenvolvimento nacional. “Estou aqui ao lado do governador Laurez, do presidente da Rumo, do vice-prefeito de Gurupi e do Volney, proprietário do Fazendão, uma estrutura fundamental para o carregamento e estocagem da produção do Brasil Central e do Oeste da Bahia. Estamos observando de perto tudo o que a infraestrutura do Sul do Tocantins precisa para crescer”, afirmou o ministro.

Renan também reforçou a importância da Ferrovia Norte-Sul e do fortalecimento logístico da região. “Em um momento em que o mundo enfrenta incertezas, o Brasil segue se agigantando. Aqui, estamos abrindo novos negócios, ampliando a capacidade das ferrovias e fortalecendo as exportações. Isso mostra um país que surpreende positivamente, mesmo em cenários desafiadores”, ressaltou.

Pontes de Xambioá e Estreito

Durante a visita, o ministro confirmou que as duas pontes em construção no Tocantins serão entregues ainda em 2025. “As duas obras estão em fase final. A ponte de Xambioá será entregue agora. Já a ponte de Estreito, que sofreu aquele acidente em dezembro do ano passado, será finalizada em menos de um ano. As cabeceiras estão prontas, a pavimentação está em fase final e, em breve, vamos inaugurar”, garantiu Renan Filho.

O governador Laurez Moreira reforçou que essas entregas fortalecem o futuro do Tocantins e o tornam cada vez mais competitivo. “Criar oportunidades e atrair investimentos é o caminho. Tenho certeza de que essas obras trarão mais desenvolvimento para nossa região. Ministro, o Tocantins é grato, e juntos vamos transformar nosso Estado, levando-o da 24ª para a 15ª ou 16ª economia do país em pouco tempo”, afirmou o governador.

Rumo à COP30

Encerrando a visita, o ministro explicou que o trajeto pelo Tocantins integra a “Rota COP30”, uma expedição rodoviária até Belém, sede da conferência. “Hoje permaneço em Palmas e amanhã seguiremos para Xambioá. Estou indo até Belém, na boleia de um caminhão. É uma viagem simbólica, porque quem olha com os próprios olhos entende melhor as realidades do país e pode tomar decisões mais justas. Agradeço ao governador e ao povo do Tocantins pela recepção”, concluiu Renan Filho.

O governador Laurez Moreira e o ministro dos Transportes, Renan Filho, darão continuidade à agenda nesta quinta-feira, 6, com uma visita às obras de construção da Ponte Xambioá/TO – São Geraldo do Araguaia/PA, marcada para às 16h.

Presenças

Participaram da agenda o CEO do Grupo Fazendão, Volney Aquino; o superintendente regional do DNIT, Luiz Antônio Ehret Garcia; o CEO da Rumo, Pedro Palma; o vice-prefeito de Gurupi, Adailton Fonseca; vereadores, secretários e lideranças locais.

Mais notícias


Continue lendo
Propaganda
Papai noel do Capim Dourado Shopping
Entretenimento8 horas atrás

Capim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado

Banner de arrecadação de roupad do sesc
Tocantins8 horas atrás

Sesc Tocantins realiza terceira edição de campanha solidária

Amelio caires discursando
ALETO9 horas atrás

LDO 2026: Amélio Cayres prioriza infraestrutura e Medicina em Dianópolis

projeto Mulheres Empreendedoras da Amazônia, do Instituto Terra Dourada
Tocantins9 horas atrás

Mulheres Empreendedoras da Amazônia é destaque nacional

fotos: Hiroshi Fukushima/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins9 horas atrás

Laurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico

Zohran Mamdani during his election as mayor of New York City, in Brooklyn, November 4, 2025. SHANNON STAPLETON/REUTERS
Internacional12 horas atrás

Zohran Mamdani vence em Nova York

Premiação do 9º Salão Palmense
Cidade de Palmas12 horas atrás

Premiação do 9º Salão Palmense ocorre nesta quinta (6)

O governador Laurez Moreira participa de jantar com prefeitos tocantinenses promovido pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM)--Foto Vinícius Santa Rosa-Governo do Tocantins
Governo do Tocantins13 horas atrás

Em Brasília, governador Laurez Moreira debate o desenvolvimento do estado em encontro com prefeitos

Momento de entrega das homenagens e premiações durante a VI Edição do Prêmio Rede Governança Brasil, realizada no auditório da CNI, em Brasília.
Governo do Tocantins14 horas atrás

Em Brasília, governador Laurez Moreira participa da VI Edição do Prêmio Rede Governança Brasil

A operação mobilizou grande efetivos das Forças de Segurança do Estado
Governo do Tocantins14 horas atrás

Operação Virtude 2025 mobiliza forças de segurança no Tocantins

Governador Laurez Moreira e bancada federal do Tocantins durante reunião em Brasília/DF para alinhamento de ações e definição de prioridades do estado - Vinícius Santa Rosa/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Laurez Moreira discute prioridades do Tocantins em Brasília

Consulta pública do Plano Plurianual Palmas 2026-2029 está aberta até 24 de novembro
Cidade de Palmas1 dia atrás

Prefeitura de Palmas abre consulta pública do Plano Plurianual

Sessão Plenária
ALETO1 dia atrás

LDO 2026 Tocantins é aprovada com 136 emendas

1º BPM em Palmas
Polícia Militar do TO1 dia atrás

Polícia Militar do Tocantins entrega base reformada em Palmas

Carros elétricos
ALETO1 dia atrás

Carros elétricos Tocantins terão isenção de IPVA até 2026

Beauty November do Boticário
Moda e Estilo1 dia atrás

Beauty November do Boticário chega ao Tocantins

Em Palmas, conforme dados da área técnica da Semus, foram diagnosticados, este ano, 1.096 pacientes com sífilis e cerca de 1.800 pessoas com HIV – Foto: Divulgação
Palmas1 dia atrás

Saúde de Palmas registra mais de mil casos de sífilis em 2025

Colaboradora Vânia Teixeira apresenta a dança do carimbó, típica da cultura paraense. Foto Silvio Santos
ALETO1 dia atrás

Feira de Talentos da Aleto valoriza servidores da Assembleia

rena filho
Governo do Brasil1 dia atrás

Renan Filho visita obras das pontes de Xambioá e Aguiarnópolis

Tocantins em Concerto encerra turnê
Cultura2 dias atrás

Tocantins em Concerto encerra turnê no Norte do País

Papai noel do Capim Dourado Shopping
Entretenimento8 horas atrás

Capim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado

Banner de arrecadação de roupad do sesc
Tocantins8 horas atrás

Sesc Tocantins realiza terceira edição de campanha solidária

Amelio caires discursando
ALETO9 horas atrás

LDO 2026: Amélio Cayres prioriza infraestrutura e Medicina em Dianópolis

projeto Mulheres Empreendedoras da Amazônia, do Instituto Terra Dourada
Tocantins9 horas atrás

Mulheres Empreendedoras da Amazônia é destaque nacional

fotos: Hiroshi Fukushima/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins9 horas atrás

Laurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico

Zohran Mamdani during his election as mayor of New York City, in Brooklyn, November 4, 2025. SHANNON STAPLETON/REUTERS
Internacional12 horas atrás

Zohran Mamdani vence em Nova York

Premiação do 9º Salão Palmense
Cidade de Palmas12 horas atrás

Premiação do 9º Salão Palmense ocorre nesta quinta (6)

O governador Laurez Moreira participa de jantar com prefeitos tocantinenses promovido pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM)--Foto Vinícius Santa Rosa-Governo do Tocantins
Governo do Tocantins13 horas atrás

Em Brasília, governador Laurez Moreira debate o desenvolvimento do estado em encontro com prefeitos

Momento de entrega das homenagens e premiações durante a VI Edição do Prêmio Rede Governança Brasil, realizada no auditório da CNI, em Brasília.
Governo do Tocantins14 horas atrás

Em Brasília, governador Laurez Moreira participa da VI Edição do Prêmio Rede Governança Brasil

A operação mobilizou grande efetivos das Forças de Segurança do Estado
Governo do Tocantins14 horas atrás

Operação Virtude 2025 mobiliza forças de segurança no Tocantins

Governador Laurez Moreira e bancada federal do Tocantins durante reunião em Brasília/DF para alinhamento de ações e definição de prioridades do estado - Vinícius Santa Rosa/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Laurez Moreira discute prioridades do Tocantins em Brasília

Consulta pública do Plano Plurianual Palmas 2026-2029 está aberta até 24 de novembro
Cidade de Palmas1 dia atrás

Prefeitura de Palmas abre consulta pública do Plano Plurianual

Sessão Plenária
ALETO1 dia atrás

LDO 2026 Tocantins é aprovada com 136 emendas

1º BPM em Palmas
Polícia Militar do TO1 dia atrás

Polícia Militar do Tocantins entrega base reformada em Palmas

Carros elétricos
ALETO1 dia atrás

Carros elétricos Tocantins terão isenção de IPVA até 2026

Beauty November do Boticário
Moda e Estilo1 dia atrás

Beauty November do Boticário chega ao Tocantins

Em Palmas, conforme dados da área técnica da Semus, foram diagnosticados, este ano, 1.096 pacientes com sífilis e cerca de 1.800 pessoas com HIV – Foto: Divulgação
Palmas1 dia atrás

Saúde de Palmas registra mais de mil casos de sífilis em 2025

Colaboradora Vânia Teixeira apresenta a dança do carimbó, típica da cultura paraense. Foto Silvio Santos
ALETO1 dia atrás

Feira de Talentos da Aleto valoriza servidores da Assembleia

rena filho
Governo do Brasil1 dia atrás

Renan Filho visita obras das pontes de Xambioá e Aguiarnópolis

Tocantins em Concerto encerra turnê
Cultura2 dias atrás

Tocantins em Concerto encerra turnê no Norte do País

Papai noel do Capim Dourado Shopping
Entretenimento8 horas atrás

Capim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado

Banner de arrecadação de roupad do sesc
Tocantins8 horas atrás

Sesc Tocantins realiza terceira edição de campanha solidária

Amelio caires discursando
ALETO9 horas atrás

LDO 2026: Amélio Cayres prioriza infraestrutura e Medicina em Dianópolis

projeto Mulheres Empreendedoras da Amazônia, do Instituto Terra Dourada
Tocantins9 horas atrás

Mulheres Empreendedoras da Amazônia é destaque nacional

fotos: Hiroshi Fukushima/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins9 horas atrás

Laurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico

Zohran Mamdani during his election as mayor of New York City, in Brooklyn, November 4, 2025. SHANNON STAPLETON/REUTERS
Internacional12 horas atrás

Zohran Mamdani vence em Nova York

Premiação do 9º Salão Palmense
Cidade de Palmas12 horas atrás

Premiação do 9º Salão Palmense ocorre nesta quinta (6)

O governador Laurez Moreira participa de jantar com prefeitos tocantinenses promovido pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM)--Foto Vinícius Santa Rosa-Governo do Tocantins
Governo do Tocantins13 horas atrás

Em Brasília, governador Laurez Moreira debate o desenvolvimento do estado em encontro com prefeitos

Momento de entrega das homenagens e premiações durante a VI Edição do Prêmio Rede Governança Brasil, realizada no auditório da CNI, em Brasília.
Governo do Tocantins14 horas atrás

Em Brasília, governador Laurez Moreira participa da VI Edição do Prêmio Rede Governança Brasil

A operação mobilizou grande efetivos das Forças de Segurança do Estado
Governo do Tocantins14 horas atrás

Operação Virtude 2025 mobiliza forças de segurança no Tocantins

Governador Laurez Moreira e bancada federal do Tocantins durante reunião em Brasília/DF para alinhamento de ações e definição de prioridades do estado - Vinícius Santa Rosa/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Laurez Moreira discute prioridades do Tocantins em Brasília

Consulta pública do Plano Plurianual Palmas 2026-2029 está aberta até 24 de novembro
Cidade de Palmas1 dia atrás

Prefeitura de Palmas abre consulta pública do Plano Plurianual

Sessão Plenária
ALETO1 dia atrás

LDO 2026 Tocantins é aprovada com 136 emendas

1º BPM em Palmas
Polícia Militar do TO1 dia atrás

Polícia Militar do Tocantins entrega base reformada em Palmas

Carros elétricos
ALETO1 dia atrás

Carros elétricos Tocantins terão isenção de IPVA até 2026

Beauty November do Boticário
Moda e Estilo1 dia atrás

Beauty November do Boticário chega ao Tocantins

Em Palmas, conforme dados da área técnica da Semus, foram diagnosticados, este ano, 1.096 pacientes com sífilis e cerca de 1.800 pessoas com HIV – Foto: Divulgação
Palmas1 dia atrás

Saúde de Palmas registra mais de mil casos de sífilis em 2025

Colaboradora Vânia Teixeira apresenta a dança do carimbó, típica da cultura paraense. Foto Silvio Santos
ALETO1 dia atrás

Feira de Talentos da Aleto valoriza servidores da Assembleia

rena filho
Governo do Brasil1 dia atrás

Renan Filho visita obras das pontes de Xambioá e Aguiarnópolis

Tocantins em Concerto encerra turnê
Cultura2 dias atrás

Tocantins em Concerto encerra turnê no Norte do País

DESTAQUES