Tocantins
UFT realiza 1ª Mostra de Documentários
Publicadas
3 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2022/10/FOTO-01-primeira-turma-especialistas-em-doc-audiovisual-1000x526.jpeg&description=UFT realiza 1ª Mostra de Documentários', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Curso de Especialização em Documentação Audiovisual encerra primeira turma com exibições de produções acadêmicas
Palmas e Porto Nacional sediam a 1ª Mostra de Documentários da UFT. O evento é uma realização do curso de Especialização em Documentação Audiovisual ofertado no campus da Universidade Federal do Tocantins – UFT, de Porto Nacional.
A mostra acadêmica será realizada em dois finais de semana, sendo no dia 15 de outubro (sábado), em Porto Nacional, no Centro de Pós Graduação, Extensão e Cultura (Cepec), a partir das 16 horas e no dia 22 (sábado), em Palmas, no Cine Cultura, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, das 15h às 19h.
O evento contará com exibições dos documentários produzidos pela primeira turma do curso de especialização em Documentação Audiovisual, seguido de debates com os diretores e equipe das produções. Ao todo são seis documentários, sendo cinco curtas metragens e um longa-metragem. As temáticas abordadas são as mais diversas trazendo assuntos como circo, benzedores e comunidade LGBTQIA+, dentre outros.
O coordenador da especialização, Ariel Elias do Nascimento explica que a mostra é realizada como forma de encerramento do curso. “Estamos formando nossa primeira turma de especialistas em audiovisual que terão muito a contribuir para as novas produções tocantinenses”, afirma Nascimento.
“Apesar da pandemia conseguimos encerrar com grande êxito, a primeira turma da especialização, com trabalhos muito bons e agora a realização da nossa primeira mostra”, destaca o professor da especialização, Carlos Franco.
A 1ª Mostra de Documentário da UFT tem por objetivo divulgar o curso de Especialização em Documentação Audiovisual para o público em geral e também proporcionar, aos novos especialistas em Documentação Audiovisual, a apresentação de seus olhares, saberes e fazeres. São parceiros do evento: Idearte Audiovisual e Prefeitura de Palmas.
Sobre a especialização
O curso de especialização em Documentação Audiovisual é uma pós-graduação ligada ao curso de História, da Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus de Porto Nacional e ao curso de Comunicação Social – Jornalismo, campus de Palmas. O coordenador do curso, Prof. Ariel Elias do Nascimento esclarece que a especialização “(…) vem contribuir para uma formação qualificada de um setor cultural que está em amplo crescimento no Brasil, o de produtores e roteiristas em audiovisual”.
Atualmente, o curso é dividido em dez componentes curriculares os quais foram elencados visando oferecer uma ampla formação que perpassa pelo diálogo entre História e Jornalismo estabelecendo, não apenas o desenvolvimento de produtores culturais voltados ao audiovisual, mas também de especialistas que tenham um olhar crítico, histórico e humanizado sobre a sociedade contemporânea.
“Esta é uma antiga demanda da sociedade civil, a qual a UFT, por meio da parceria entre os cursos de História (campus Porto Nacional) e de Comunicação Social – Jornalismo (campus Palmas) pensaram, estruturaram e colocaram em operacionalização esta pós graduação”, explica o coordenador da especialização, Prof. Ariel. Ainda de acordo com o coordenador do curso, o edital para seleção da nova turma da especialização deve ser lançado no início de 2023.
Agende-se
O que: 1ª MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS DA UFT – PORTO NACIONAL
Quando: dia 15 de outubro (sábado), a partir das 16 horas
Onde: Auditório do Centro de Pós-Graduação, Extensão e Cultura (Cepec)
Av. Presidente Kennedy, nº 831, UFT Centro, Porto Nacional-TO
Ingresso: Entrada franca
O que: 1ª MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS DA UFT – PALMAS
Quando: dia 22 de outubro (sábado), das 15h às 19 horas
Onde: Cine Cultura, Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas-TO
Ingresso: Entrada franca
Programação
01 – Documentário: Benzedores: preceito e rituais de cura
Ano: 2022
País: Brasil
Duração: 11 min
Autores: Antônio Gois de Souza, Lucilene Ferreira da Silva, Natalia Cristina de
Oliveira e Núbia Nogueira do Nascimento.
Orientador: Prof. Dr. Carlos F. Martins Franco
Sinopse:
“Benzedores” é um curta-metragem documental que mostra a crença na terapêutica das rezas e benzimentos na cura dos males do corpo e do espírito. A prática que é transmitida de pais para filhos, resiste ao tempo até os nossos dias; isso é mostrado por meio dos depoimentos de rezadores residentes em Porto Nacional, Palmas e distrito de Taquaruçu.
O benzedor é aquele que, segundo a crença popular, neutraliza ou desintegra a massa de fluidos considerados perniciosos estagnados sobre crianças, adultos e, às vezes, até animais afetados desse mal, desimpedindo lhes o energossoma (corpo energético).
02 – Documentário: De todas as cores e todas as formas
Ano: 2022
País: Brasil
Duração: 15 min
Autoras: Daniela Rodrigues Rocha, Karla Pollyanna Silva Oliveira e Marcelo
Werneck
Orientador: Prof. Dr. Carlos F. Martins Franco
Sinopse:
“De Todas As Cores De Todas As Formas” retrata o 9° Festival de Circo de Taquaruçu. O documentário faz um recorte de aspectos do festival respondendo perguntas como: “Quem são eles? Por que escolheram Taquaruçu? Por que continuaram?”; norteiam eixos temáticos tais como: ser artista na pandemia e pós- pandemia no circo.
O Festival de Circo de Taquaruçu, idealizado, organizado e realizado pelo “Centro Cultural Circo Os Kaco”, após dois anos sendo realizado de forma virtual (devido à pandemia do Sars-cov 19), em 2022, teve sua nona edição de modo presencial. Seguida da pandemia, a história do festival esbarra em tristeza, perdas e angústias as quais dão lugar a essa genuína e imensurável capacidade de reinvenção e reorganização do circo ao longo dos anos.
03 – Documentário: Fragmentos da história: visita ao Museu Histórico do Tocantins
Ano: 2022
País: Brasil
Duração: 08 min
Autora: Raissa Kelly Marinho dos Santos.
Orientador: Prof. Dr. Carlos F. Martins Franco
Sinopse
“Fragmentos da História: uma visita ao museu histórico do Tocantins” expõe informações a respeito da história do Museu Palacinho, seus documentos e espaços internos e externos, tendo em vista que, sendo o primeiro edifício construído na cidade de Palmas, capital do Tocantins e que hoje é sede do museu histórico, sendo um local de difusão da cultura e abrigando inúmeros itens importantíssimos para a história do povo tocantinense.
04 – Documentário: Fundição
Ano: 2022
País: Brasil
Duração: 11 min
Autor: Túlio de Melo
Orientador: Prof. Dr. Carlos F. Martins Franco
Sinopse:
O documentário “Fundição” é um filme que narra a história de um dos ofícios mais antigos da humanidade, o ato de fundir metais. O filme conta a história de um micro artesão que trabalha com a fundição de forma artesanal, conhecido como um artista-artesão. O documentário faz um paralelo entre a fundição de um pequeno produtor e o das grandes indústrias de exploração do metal de forma não renovável, uma prática de fundição totalmente distinta uma da outra. Essa associação é feita a partir da relação entre o homem e a natureza com base nos seus processos de produção da fundição.
05 – Documentário: Na Lata
Ano: 2022
País: Brasil
Duração: 18 min
Autoras: Elizângela Brito Martins e Saullo Martins Moura
Orientador: Prof. Ms. Idglan Souza Maia
Sinopse
O grafiti como arte e identidade. Arte urbana que se aproxima da sociedade como ação inclusiva por meio de suas manifestações. Artistas que por meio da pintura expressam seu cotidiano e experiências de forma coletiva e/ou individual. Com isto buscam a quebra de paradigmas sociais abrindo uma nova visão para o mundo da arte urbana.
06 – Documentário: Resistir para Existir
Ano: 2022
País: Brasil
Duração: 74 min
Autoras: Angel Lima, Heloísa Cipriano e Ninah Beatriz Oliveira
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Poreli de Moura Bueno
Sinopse
Resistir para Existir é um documentário que apresenta narrativas de vida de pessoas transsexuais, nascidas e/ou criadas no Estado do Tocantins. As vivências são contadas na primeira pessoa; momentos de descoberta, aceitação e busca por seu espaço na sociedade são relatados por duas mulheres transgênero e três homens transgênero.
A produção também aborda temas como o movimento de pessoas transsexuais e travestis que vivem no Tocantins; a saúde do público T e atuais políticas públicas voltadas para este público.
Você pode gostar




Laurez Moreira representa Tocantins na COP30 em Belém




Amélio Cayres destina R$ 300 mil para reforma de quadra




Assembleia Legislativa aprova requerimentos pela educação pública




Prefeitura inaugura 2ª Base da Guarda Metropolitana




Laurez Moreira participa da abertura da COP30 em Belé




Cuidados com decoração natalina evitam acidentes elétricos
Governo do Tocantins
Laurez Moreira representa Tocantins na COP30 em Belém
Publicadas
27 minutos atrássobre
11/11/2025Por
Jaciara BarrosO governador Laurez Moreira representa o Tocantins na COP30 em Belém, participando do lançamento do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil e do Plano Amazônia 2050.
Instituído pelo Decreto nº 12.652/2025, o plano é um instrumento de gestão de riscos de desastres no Brasil, estabelecendo diretrizes, estratégias e metas para um gerenciamento integrado entre União, estados e municípios. O documento abrange ações de prevenção, preparação, resposta e reconstrução, com instruções específicas para orientar os governos em todos os níveis.
Governador Laurez Moreira, acompanhado da primeira-dama Ângela Prudente e secretários de Estado, visitam o estande do Japão na COP30 e conhecem tecnologias voltadas à inovação e sustentabilidade – Bruno Maia/Governo do Tocantins
Laurez Moreira reforça o compromisso do Tocantins
Durante o evento, o governador Laurez Moreira destacou a importância da iniciativa e o alinhamento do Tocantins às ações nacionais de sustentabilidade. “O Tocantins participa da COP30 com o compromisso de contribuir para as soluções globais frente às mudanças climáticas e de fortalecer as políticas locais de prevenção e gestão de riscos. O Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil é um marco para o país, e estamos aprimorando nossas estruturas e o diálogo com os municípios. Fazemos parte da Amazônia Legal e temos o desafio de crescer com sustentabilidade, unindo inovação, produção e proteção ambiental”, afirmou.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anfitrião do evento, também ressaltou a importância da medida. “O plano lançado hoje reafirma o nosso compromisso de lutar contra os impactos dos desastres sobre os mais vulneráveis”, declarou.
Plano Amazônia 2050 e a participação do Tocantins
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende, representou o Tocantins no lançamento da Estratégia Amazônia 2050, realizada no Hub Amazônia, espaço criado pelos nove governadores da Amazônia Legal. O plano estruturante consolida a visão conjunta dos estados amazônicos para o futuro da região, com metas até 2050, focadas em desenvolvimento sustentável e valorização da floresta.
“O planejamento para o desenvolvimento da Amazônia Legal até 2050 é essencial para que governos e sociedade enfrentem as mudanças climáticas e promovam a preservação da biodiversidade e o fortalecimento da bioeconomia”, afirmou Divaldo Rezende.
Inovação e tecnologia ambiental
Durante a COP30, o secretário acompanhou também o lançamento da Plataforma CAL2050, ferramenta que reúne dados geoespaciais, painéis dinâmicos e informações legais dos nove estados amazônicos. A plataforma amplia a transparência e fortalece a governança de dados, permitindo o planejamento integrado até 2050.
O encerramento da programação contou com a exibição do Termômetro Amazônico, motion interativo que apresentou as contribuições da região às metas climáticas nacionais e os esforços de conservação em curso desde 1985.
Parcerias internacionais e tecnologia verde
O governador Laurez Moreira, acompanhado da primeira-dama e desembargadora Ângela Prudente, visitou o estande do Japão, onde foi recebido por representantes do Ministério do Meio Ambiente japonês. No local, conheceu tecnologias de gestão de resíduos sólidos, monitoramento por satélite e geração de hidrogênio verde a partir de energias renováveis.
Também foi discutida a possibilidade de parceria entre o Tocantins e o governo japonês para promover intercâmbios acadêmicos e projetos de inovação sustentável. “Queremos ampliar nossa cooperação internacional e levar o Tocantins ao protagonismo na agenda climática e tecnológica”, ressaltou o governador.
Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de uma parceria institucional entre o Tocantins e o governo japonês, com foco em intercâmbios acadêmicos, transferência de tecnologia e cooperação científica voltada à sustentabilidade.
“O Tocantins quer ser um exemplo de equilíbrio entre desenvolvimento e preservação. A COP30 mostra que o futuro será construído com base na inovação e na responsabilidade ambiental. Nosso Estado está pronto para ser protagonista dessa agenda”, finalizou o governador.
Mais notícias
Governo do Tocantins
Laurez Moreira participa da abertura da COP30 em Belé
Publicadas
22 horas atrássobre
10/11/2025Por
Jaciara BarrosGovernador Laurez Moreira participa da abertura da COP30 em Belém e reforça o papel do Tocantins na agenda climática da Amazônia Legal.
Hub Amazônia celebra cooperação entre estados
No primeiro dia da conferência, o Tocantins marcou presença na abertura do Hub Amazônia, instalado na Zona Azul (Blue Zone), espaço que celebra a cooperação entre os estados que compõem a Amazônia Legal. O encontro reuniu os nove governadores da região, que apresentaram compromissos conjuntos voltados ao desenvolvimento sustentável e à preservação dos biomas.
Durante o evento, o governador Laurez Moreira destacou a importância da troca de experiências e parcerias internacionais. “A nossa participação na COP30 tem como objetivo estabelecer contato com investidores interessados na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável. Queremos mostrar que é possível crescer e conservar, transformando o Tocantins em exemplo de equilíbrio entre produção e natureza”, ressaltou.
Modelo tocantinense de desenvolvimento sustentável
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende, reforçou o compromisso do governo em adotar práticas de baixa emissão de carbono. “No Tocantins, priorizamos um modelo de desenvolvimento de baixa emissão de gases de efeito estufa, com foco no Programa Agricultura de Baixo Carbono, que já nos colocou entre os estados que mais acessaram recursos federais para ações sustentáveis”, destacou.
Rezende ainda salientou que o combate aos incêndios florestais é um dos grandes desafios da gestão. “É um trabalho que exige investimento, capacitação, planejamento e educação ambiental. Estamos preparados para atuar com seriedade e resultados”, completou.
Agenda global e espaços da COP30
Realizada pela primeira vez na Amazônia, a COP30 reúne líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para debater ações concretas de enfrentamento à crise climática. A programação segue até o dia 21 de novembro, dividida em dois espaços: a Zona Azul e a Zona Verde.
Na Zona Azul, países, empresas e entidades credenciadas dialogam sobre políticas e estratégias de mitigação das mudanças climáticas. Já a Zona Verde é aberta ao público e reúne sociedade civil, instituições, movimentos sociais e empresas em um ambiente de exposições, oficinas, debates e apresentações culturais.
Hub Amazônia e as pautas prioritárias
Durante o evento, o Hub Amazônia se consolida como um dos principais pontos de encontro da COP30, com mais de 100 painéis e reuniões bilaterais. O espaço reúne lideranças políticas, instituições internacionais e pesquisadores, discutindo temas como governança florestal, inovação tecnológica, saúde pública, soluções climáticas e mercado de carbono.
O Tocantins integra o grupo de nove estados da Amazônia Legal — Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins — que compõem o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL), entidade voltada à cooperação e fortalecimento de políticas ambientais.
Comitiva tocantinense
A comitiva tocantinense é formada por gestores e técnicos das principais pastas ambientais e estratégicas do Estado, incluindo o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende; a secretária dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria; o presidente da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias, Aleandro Lacerda; o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Cledson da Rocha Lima; o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Paulo Ricardo Silva Machado; e o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Vitor Teles, além de técnicos da área ambiental e administrativa, totalizando 16 participantes.
Mais notícias do Tocantins
Tocantins
TCE aprova contas da gestão de Cinthia Ribeiro de 2023
Publicadas
1 dia atrássobre
10/11/2025Por
Jaciara BarrosTribunal de Contas do Tocantins aprova por unanimidade as contas de 2023 da gestão de Cinthia Ribeiro, com superávit de R$ 98,8 milhões e equilíbrio fiscal.
Equilíbrio fiscal e responsabilidade na gestão
De acordo com o relatório do relator, conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar, as demonstrações contábeis apresentadas pela gestão representam adequadamente a posição financeira, orçamentária e patrimonial da administração municipal até 31 de dezembro de 2023. O parecer reconhece, ainda, o pleno atendimento às exigências constitucionais na aplicação de recursos em áreas essenciais, como saúde e educação — 18,91% e 25,98%, respectivamente, acima dos mínimos legais.
Investimentos e valorização profissional
O relatório também registrou que 79,70% dos recursos do Fundeb foram aplicados na valorização dos profissionais da educação, conforme determina a legislação federal. O gasto total com pessoal ficou dentro do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, representando 52,46% da Receita Corrente Líquida.
“Essa aprovação é o reconhecimento do zelo e da responsabilidade com que conduzimos o dinheiro público, sempre com foco em resultados concretos para a população de Palmas. Encerramos a gestão com equilíbrio fiscal, obras entregues, investimentos em todas as áreas e, acima de tudo, com as contas em ordem”, afirmou a ex-prefeita Cinthia Ribeiro, atual presidente nacional do PSDB Mulher.
Aprovação unânime e transparência
A aprovação foi unânime, com a presença dos conselheiros Severiano José Costandrade de Aguiar (relator e presidente da sessão), José Wagner Praxedes e André Luiz de Matos Gonçalves, e acompanhada pelo procurador de contas José Roberto Torres Gomes.
O resultado reforça a transparência e a boa gestão fiscal da administração municipal de 2023, que manteve os compromissos legais e garantiu a continuidade de investimentos em áreas estratégicas para o desenvolvimento de Palmas.
Mais notícias de Palmas
Laurez Moreira representa Tocantins na COP30 em Belém
Amélio Cayres destina R$ 300 mil para reforma de quadra
Assembleia Legislativa aprova requerimentos pela educação pública
Prefeitura inaugura 2ª Base da Guarda Metropolitana
Laurez Moreira participa da abertura da COP30 em Belé
Cuidados com decoração natalina evitam acidentes elétricos
Tocantins em Concerto encerra turnê nacional em Porto Velho
TCE aprova contas da gestão de Cinthia Ribeiro de 2023
Rayley Luzza representa o SENAR Tocantins na COP30
Fernanda França celebra a vida
Aleto e Anatel discutem ampliação da telefonia móvel no Tocantins
Aniversário de Evanuelly Nesello reúne amigos no Villa Festa
Iva de Oliveira: brilho nos palcos e na vida
Feliz aniversário Munyque Fernandes
Márcia Mascarenhas celebra a vida com alegria e estilo
Laurez Moreira representa o Tocantins na COP30
Declaração de Belém une 44 países na COP30
Leão XIV completa 6 meses: paz, unidade e missão
Laurez transfere gabinete para Saúde e acompanha ações
Eduardo entrega obras na Avenida Goiás Jardim Aureny II
Laurez Moreira representa Tocantins na COP30 em Belém
Amélio Cayres destina R$ 300 mil para reforma de quadra
Assembleia Legislativa aprova requerimentos pela educação pública
Prefeitura inaugura 2ª Base da Guarda Metropolitana
Laurez Moreira participa da abertura da COP30 em Belé
Cuidados com decoração natalina evitam acidentes elétricos
Tocantins em Concerto encerra turnê nacional em Porto Velho
TCE aprova contas da gestão de Cinthia Ribeiro de 2023
Rayley Luzza representa o SENAR Tocantins na COP30
Fernanda França celebra a vida
Aleto e Anatel discutem ampliação da telefonia móvel no Tocantins
Aniversário de Evanuelly Nesello reúne amigos no Villa Festa
Iva de Oliveira: brilho nos palcos e na vida
Feliz aniversário Munyque Fernandes
Márcia Mascarenhas celebra a vida com alegria e estilo
Laurez Moreira representa o Tocantins na COP30
Declaração de Belém une 44 países na COP30
Leão XIV completa 6 meses: paz, unidade e missão
Laurez transfere gabinete para Saúde e acompanha ações
Eduardo entrega obras na Avenida Goiás Jardim Aureny II
Laurez Moreira representa Tocantins na COP30 em Belém
Amélio Cayres destina R$ 300 mil para reforma de quadra
Assembleia Legislativa aprova requerimentos pela educação pública
Prefeitura inaugura 2ª Base da Guarda Metropolitana
Laurez Moreira participa da abertura da COP30 em Belé
Cuidados com decoração natalina evitam acidentes elétricos
Tocantins em Concerto encerra turnê nacional em Porto Velho
TCE aprova contas da gestão de Cinthia Ribeiro de 2023
Rayley Luzza representa o SENAR Tocantins na COP30
Fernanda França celebra a vida
Aleto e Anatel discutem ampliação da telefonia móvel no Tocantins
Aniversário de Evanuelly Nesello reúne amigos no Villa Festa
Iva de Oliveira: brilho nos palcos e na vida
Feliz aniversário Munyque Fernandes
Márcia Mascarenhas celebra a vida com alegria e estilo
Laurez Moreira representa o Tocantins na COP30
Declaração de Belém une 44 países na COP30
Leão XIV completa 6 meses: paz, unidade e missão
Laurez transfere gabinete para Saúde e acompanha ações
Eduardo entrega obras na Avenida Goiás Jardim Aureny II
DESTAQUES



Social1 dia atrásFernanda França celebra a vida



Social1 dia atrásMárcia Mascarenhas celebra a vida com alegria e estilo



Social1 dia atrásAniversário de Evanuelly Nesello reúne amigos no Villa Festa



Governo do Tocantins2 dias atrásLaurez transfere gabinete para Saúde e acompanha ações



Governo do Tocantins4 dias atrásNovembro Negro celebra ancestralidade e resistência em Natividade