Entretenimento
Velha Guarda da Portela se apresenta no Camarote RioExxperience após desfilar na avenida

Foi resgatando as origens do samba e do carnaval que o Camarote RioExxperience chegou em 2023 homenageando o grande Paulinho da Viola. Após o desfile da Portela, escola que está completando 100 anos em 2023, a Velha Guarda da Portela colocou os convidados do Camarote Rio Exxperience para dançar, com um repertório de sambas inesquecíveis. Comemorando o 6º ano do camarote e as oito décadas de Paulinho, o RioExxperience celebra também o centenário da azul e branco Portela, Escola de Samba de coração do homenageado do ano.
Sob os pilares emoção, encantamento, conforto e exclusividade, o RioExxperience, ocupa um espaço com 1500 m2 de área útil para um público de até 600 pessoas por dia, proporcionando uma experiência única, com atendimento personalizado e exclusivo. O Camarote RioExxperience é um projeto proprietário da agência de Live Marketing BarizON Entretenimento.
Clique Para Download |
Bia Rabello e Velha Guarda da Portela – Foto Gabriel Silva
“Nossa principal atração é de fato o Carnaval! O espetáculo do desfile das Escolas de Samba, é o maior atrativo ao nosso público, contudo, através de uma curadoria artística singular, durante os intervalos dos Desfiles das Escolas de Samba, anualmente o Camarote recebe grandes nomes, sempre com o viés primoroso da verdadeira essência do samba. Este ano trazemos para a Avenida uma homenagem aos 80 anos do ícone do Samba, Paulinho da Viola, lindamente cantado e representado pelo Bloco do Amor. Projeto regido e fundado pela filha do próprio Paulinho, Bia Rabello, que ao decorrer das três noites receberá convidados para essa celebração. São pocket shows, com apresentações inéditas”, afirma Barizon, criador e sócio à frente do empreendimento.
Velha Guarda da Portela – Foto Gabriel Silva
|
Desfile da da Portela – Velha guarda e Paulinho da Viola – Foto Gabriel Silva
Localizado no setor 7, o espaço proporciona uma visão 180º dos desfiles. O camarote possui 30 metros de Janelas Panorâmicas, uma super Frisa Lounge de 200m2 no térreo, Translado Executivo (Leblon/ Barra da Tijuca/ Sambódromo), Open Bar Premium com marcas como Belvedere e Chandon, Chapelaria, Lounge Exclusivo Veuve Clicquot 250 anos e Espaço do Brilho (area beauty). O cardápio leva assinatura da Chef convidada Heaven Delhaye, famosa por mesclar o requinte da gastronomia europeia com os acentuados sabores da culinária brasileira e nome à frente das casas D’Heaven e Heaven Cucina. Trazendo uma decoração com arte em parceria com a galeria ALMACÉN, a cenografia fica a cargo da empresa A Minimalista, que assina todos os projetos da BarizON Entretenimento e com exclusividade o Camarote RioExxperience, ao longo dos seus seis carnavais.
POR UM CARNAVAL MAIS SUSTENTÁVEL
Sempre em busca de um carnaval cada vez mais consciente e com trabalho que visa a promoção da sustentabilidade, a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social, para 2023 a BarizON Entretenimento e o Camarote RioExxperience trazem à tona uma parceria que visa ações que vão para além das tradicionais noites do Carnaval. Todo o processo de concepção, produção, entrega e preparação para as experiências oferecidas recebem atenção especial do Instituto Aqualung, que desde o final de 2022, vem realizando um diagnóstico exclusivo junto à produtora. Atendendo aos padrões da Agenda 2030 da ONU, o evento é projetado e organizado para fazer um melhor uso de recursos naturais, criar um ambiente de inclusão e respeito e priorizar parcerias comprometidas com a sustentabilidade.
A fim de tornar a experiência do carnaval ainda melhor, foram desenvolvidas ações que fazem a diferença. Entre elas estão: Estratégias baseadas na não geração de resíduos e na reciclagem por meio de parcerias com cooperativas; Reciclagem de 80% dos materiais cenográficos; Adoção de tecnologias mais eficientes e sustentáveis para a iluminação dos eventos; Desenvolvimento de parcerias com empresas de eventos que busquem não utilizar embalagens descartáveis; e Adoção das diretrizes da Agenda 2030 da ONU e a Década do Oceano por meio de parceria com o Instituto Ecológico Aqualung, promovendo o combate ao lixo no mar e um oceano mais limpo, saudável e sustentável.
O Camarote RioExxperience conta com patrocínio do CasaShopping e do Shopping Leblon, e parceria com Belmond Copacabana Palace, Visit Rio e Instituto Aqualung.
SERVIÇO
Camarote RioExxperience
Local: Sambódromo
Endereço: Av. Marquês de Sapucaí, s/nº – Setor 7
Datas: 19, 20 e 25/02
Horário de abertura do camarote: 21h
Ingressos: A partir de R$3.600,00
Vendas pelo Sympla
Meeting point: Transfers com saídas do CasaShopping (Barra da Tijuca) e Shopping Leblon (Leblon)
Entretenimento
Cineasta tocantinense Eva Pereira é eleita para comissão que selecionará filme brasileiro ao Oscar 2026

Nascida e criada no interior do Tocantins, em uma família humilde, a cineasta Eva Pereira tem trilhado uma trajetória marcada por coragem, talento e conquistas que cruzaram fronteiras do País. Com produções premiadas, participações consecutivas no Festival de Cannes e uma filmografia aclamada por sua potência estética e política, Eva acaba de alcançar mais um momento decisivo em sua caminhada: foi escolhida para integrar a comissão que selecionará o filme brasileiro que representará o país no Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional — um dos espaços mais emblemáticos do cinema mundial.
A fundadora da produtora Cunha Porã Filmes foi anunciada como integrante da Comissão de Seleção do filme brasileiro, na sexta-feira, 11. A comissão é formada por 15 membros, sendo 12 eleitos entre as/os sócias/os da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e três convidados especiais pela diretoria: o ator e diretor Lázaro Ramos, a produtora e realizadora Sara Silveira e a jornalista e crítica de cinema Simone Zuccolotto.
A escolha de Eva Pereira representa um marco histórico não apenas para o Tocantins, mas para o cinema produzido fora dos grandes centros do País. Nascida e criada na zona rural do interior tocantinense, de origem negra, de origem pobre e nortista, Eva é hoje uma das vozes mais promissoras e potentes do audiovisual brasileiro contemporâneo. “Sou filha do mato, mulher preta, do Norte do Brasil. Cresci entre roças e rios, onde o cinema parecia algo muito distante. Ser escolhida para compor essa comissão é algo que jamais imaginei quando comecei. É uma honra enorme e, acima de tudo, um símbolo de que outras meninas como eu podem chegar também. Estou muito feliz por mim, mas ainda mais por quem me fez chegar onde cheguei, o trabalha árduo e incansável dos meus pais” afirma Eva, emocionada.
Fundadora da Cunha Porã Filmes, produtora dedicada à valorização de narrativas periféricas e de direitos humanos, Eva já teve suas obras exibidas e premiadas em festivais nacionais e internacionais. Sua filmografia se destaca pelo olhar poético e político sobre temas como ancestralidade, território e identidade. “O Oscar ainda é um dos palcos mais observados do cinema mundial. Fazer parte da comissão que vai escolher o filme que levará o Brasil a essa vitrine global é uma responsabilidade imensa,” destaca.
A presença de Eva Pereira nesta comissão reforça um movimento crescente de diversificação e descentralização no cinema nacional — um reconhecimento às vozes que por décadas estiveram à margem, mas que agora ocupam com legitimidade os espaços de decisão e prestígio. Com o olhar atento de uma mulher que carrega as paisagens do cerrado e as histórias de resistência de sua terra natal, Eva promete contribuir para uma escolha que represente, de forma digna e plural, a potência do cinema brasileiro no cenário internacional. “O audiovisual é para mim uma ferramenta muito poderosa de transformação social e até de se fazer Justiça. Eu estou muito feliz de poder mostrar para o mundo as histórias que eu defendo e mais ainda por estar nessa comissão ao lado de tanta gente que eu admiro, como Marcelo Serrado e Cibele Amaral.
Conheça Eva Pereira
Eva Pereira – Roteirista, Produtora e Diretora Cinematográfica Tocantinense. Com mais de 20 anos de experiência no audiovisual, percorreu por todos os departamentos da produção até se estabelecer como uma das diretoras de destaque da Região Norte do Brasil. Sócia fundadora da Cunhã Porã Filmes, tem como marca registrada do seu trabalho a capacidade de dialogar com diferentes camadas sociais, a valorização e preservação da rica identidade cultural amazônica, representando um dos “brasis” ainda pouco explorados no cinematografia nacional.
Em 2024, seu longa-metragem de ficção, “O Barulho da Noite”, circulou por oito países e três continentes, conquistando 10 prêmios internacionais. Além de criar e produzir conteúdos pela Cunhã Porã Filmes, também têm ampliado horizontes ao assinar direção de trabalhos para plataformas: Em 2022 – dirigiu o episódio “Anavitória”, para a série “Minha Música, Minha Terra” – Original Disney Plus, em 2023 dirigiu o episódio “Gloria Groove”, para a série “La musica esta servida” original Disney +, a série “O Mistério de Nhemyrõ” em que assina roteiro e direção está disponível na Prime Vídeo.
Atualmente se prepara para dirigir o longa Ficção, “Luzilia – O Sertão em meus Olhos” e paralelamente assina a produção das obras “MORANGO DO NORTE” (FIC) e “Ilha do Bananal – A Morte das Águas” (DOC).
Conheça a Cunhã Porã Filmes
A Cunhã Porã Filmes é considerada uma das empresas do setor audiovisual mais atuantes da Região Norte do Brasil. Fundada em 2016 pela premiada cineasta tocantinense Eva Pereira, a empresa tem como uma das principais marcas a capacidade de se comunicar com diferentes públicos, camadas sociais, mundos e esferas, preservando a identidade cultural da sua região. Com seus projetos, representa um dos muitos “brasis” ainda invisíveis ou pouco explorados em nossa cinematografia nacional. É destaque pelo seu pioneirismo artístico, alcance internacional das suas produções e iniciativas de caráter social e educativo, comprovando qualidade criativa e comprometimento social.
Entretenimento
Amélio Cayres garante R$ 100 mil para estrutura da praia de São Salvador do TO e prestigia abertura da temporada

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), marcou presença na abertura oficial da temporada de praia de São Salvador do Tocantins, na noite desta quinta-feira, 10, na Praia da Moreninha.
Recepcionado pelo prefeito do município, André Borba, e pelo também deputado estadual Valdemar Junior, Amélio Cayres celebrou o início da temporada, reforçando seu compromisso com o fomento ao turismo nas cidades do interior.
Para a estrutura da temporada de praia em São Salvador, o parlamentar destinou R$ 100 mil por meio de emenda parlamentar, já enviado aos cofres da Prefeitura. O recurso foi aplicado na infraestrutura do evento, contribuindo para a organização, segurança e conforto dos visitantes.
“A temporada de praia é um dos eventos mais importantes para o lazer, a geração de renda e a valorização das nossas belezas naturais. Apoiar iniciativas como essa é investir diretamente na economia e na qualidade de vida do nosso povo e eu fico muito feliz em contribuir, principalmente em uma cidade que está sendo tão bem cuidada pelo prefeito e com tantos potenciais, como é o caso de São Salvador”, destacou Cayres, em seu discurso no palco de abertura.
O prefeito da cidade destacou a importância da emenda destinada. “Fui ao gabinete do Amélio e pedi uma ajuda para nossa temporada porque estávamos precisando, ele se comprometeu a mandar R$ 100 mil e o recurso que já está na conta e sendo usado para garantir a nossa estrutura. Obrigado por ter atendido ao nosso pedido, sabemos que a cada dia queremos melhorar mais e também que o senhor também quer o melhor pro povo”, frisou Borba.
Entretenimento
Oficina de instrumentos andinos oferece imersão gratuita na cultura musical da américa do sul

Os sons que ecoam pelas cordilheiras e vales da América do Sul serão o foco de uma experiência cultural única. Na próxima segunda-feira, 14 de julho, a partir das 19h30, o Patio de Chile sediará a Oficina de Instrumentos Andinos. O evento, conduzido por um trio de músicos com mais de 20 anos de carreira – Nacha Moretto, Jorge Menares e Chico Pedro –, é um convite aberto a todos os interessados em explorar a rica linguagem musical do continente.
A oficina foi criada a partir de décadas de pesquisa e prática musical, com o objetivo de apresentar ao público a diversidade de instrumentos de sopro e cordas que formam a identidade sonora de países andinos. Os participantes terão a oportunidade não apenas de aprender sobre a teoria, mas também de interagir fisicamente com os instrumentos.
A oficina faz parte da contrapartida do edital da PNAB 2025 do projeto que vem sendo realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins.
O Módulo I da oficina é prático e interativo, incluindo:
-
Apresentação teórica e funcional de instrumentos como quenas, zampoñas, antaras e rondadores.
-
Manuseio dos instrumentos para uma maior conexão e aprendizado.
-
Uma atividade prática guiada para experimentar os sons dos instrumentos de sopro.
-
Uma demonstração fascinante sobre a confecção artesanal de uma quena e uma zampoña, incluindo técnicas de afinação e uso.
“A música andina carrega a história e a alma do nosso povo. Queremos compartilhar não apenas as melodias, mas o conhecimento por trás de cada som, cada sopro”, explica Nacha Moretto, uma das idealizadoras do projeto. “É uma oportunidade para as pessoas se conectarem com essa cultura de uma forma muito mais profunda, sentindo a música em suas próprias mãos.”
A oficina é destinada a músicos, estudantes, pesquisadores e a todos os amantes da cultura latino-americana, sem necessidade de conhecimento musical prévio.
SERVIÇO:
-
O quê: Oficina de Instrumentos Andinos 2025
-
Quando: 14 de julho (Segunda-feira)
-
Horário: A partir das 19h30
-
Onde: Patio de Chile – 1203 Sul
-
Quanto: Entrada Franca
-
Link para inscrição: https://forms.gle/
zkQLQ7Lzbor6C2f37
Sobre os oficineiros:
Nacha Moretto, Jorge Menares e Chico Pedro são músicos e pesquisadores dedicados à divulgação da cultura latino-americana. Com mais de duas décadas de experiência individual e em conjunto, eles unem seus conhecimentos para criar projetos que valorizam e difundem as tradições musicais do continente, promovendo a troca de saberes e a prática instrumental.
-
Turismo4 dias atrás
Som das Águas movimenta finais de tarde no Lago de Palmas
-
Faet e Senar23 horas atrás
Eleição FAET 2026 terá chapa única liderada por Paulo Carneiro
-
Turismo4 dias atrás
Descobertas ao redor: o valor de viver o que está ao alcance dos olhos
-
Moda e Estilo4 dias atrás
Letslo apresenta conceito “Íntimo” e reposiciona o vestir como ato de autocuidado
-
Turismo4 dias atrás
Muito além da estadia