Casa e Decoração
Vencedores do Prêmio Tomie Ohtake AkzoNobel e Exposição de Projetos
9º Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel anuncia vencedores e a abertura de exposição com principais projetos.
Mostra gratuita será realizada até 2 de julho

O Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel divulgaram na noite de ontem, dia 09 de maio, os três projetos premiados na categoria Profissional da nona edição do Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel, localizados na Bahia, no Maranhão e no Espírito Santo. A premiação trouxe ainda como novidade a reintrodução da categoria Universitária, com projeto vencedor de Brasília e menção honrosa à proposta do Rio de Janeiro. Todos eles, ao lado dos demais finalistas, podem ser vistos em exposição gratuita no Instituto até 2 de julho.
No total foram inscritas 190 obras na categoria Profissional, provenientes de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal, enquanto na Universitária foram enviados 138 projetos de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os projetos foram selecionados pelo júri formado por Carol Tonetti, Catherine Otondo, Clevio Rabelo, Ester Carro e Thaís Troncon Rosa.
PROJETOS PREMIADOS – CATEGORIA PROFISSIONAL
- Projeto: CASARÃO 28/ Localidade: Salvador – BA / Ano de conclusão: 2022 / Tipo de projeto: residencial/comercial / Autoria: Naia Alban.
- Projeto: CENTRO DE REFERÊNCIA QUEBRADEIRAS DE BABAÇU / Localidade: Povoado de Sumauma, Vitória do Mearim – MA / Ano de conclusão: 2022 / Tipo de projeto: comercial, institucional / Autoria: Estúdio Flume.
- Projeto: ROTA DO SÃO BENEDITO / Localidade: Vitória – ES / Ano de conclusão: 2022 / Tipo de projeto: público, urbano; Autoria: Coletivo Cidade Quintal.
PROJETO PREMIADO – CATEGORIA UNIVERSITÁRIA
- Projeto: A VILA DOS CATADORES CICLISTAS / Localidade: Brasília – DF / Instituição de ensino: FAU-UNB / Tipo de projeto: institucional, urbano, temporário, assistencial / Autoria: Bruna Ruperto.
MENÇÃO HONROSA – CATEGORIA UNIVERSITÁRIA
- Projeto Menção Honrosa: ALDEIA MARAKANÃ: A construção de uma aldeia indígena urbana / Localidade: Rio de Janeiro – RJ / Instituição de ensino: UFRJ / Tipo de projeto: social, cultural / Autoria: Gustavo Lennon.
Projetos selecionados da categoria Profissional que também fazem parte da exposição:
- Projeto: CASA FLORESTA / Localidade: Belo Horizonte – MG / Ano de conclusão: 2021 / Tipo de projeto: residencial / Autoria: Estúdio Zargos.
- Projeto: CASAMIRADOR SAVASSI / Localidade: Belo Horizonte – MG / Ano de conclusão: 2021 / Tipo de projeto: residencial / Autoria: Gisele Borges Arquitetura.
- Projeto: CASA NA BOCAINA / Localidade: Bananal – SP / Ano de conclusão: 2021 / Tipo de projeto: residencial / Autoria: Ana Altberg e Cesar Jordão.
- Projeto: CASA SARACURA / Localidade: São Paulo – SP / Ano de conclusão: 2022 / Tipo de projeto: residencial / Autoria: [entre escalas].
- Projeto: CASAS POPULARES PAUDALHO / Localidade: Paudalho – PE / Ano de conclusão: 2021 / Tipo de projeto: residencial / Autoria: NEBR Arquitetura.
- Projeto: RESTAURO, MODERNIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO MUSEU DO IPIRANGA / Localidade: São Paulo – SP / Ano de conclusão: 2022 / Tipo de projeto: institucional, público, urbano / Autoria: H+F ARQUITETOS.
- Projeto: TERMINAL E PARQUE URBANO EM SÃO LUIZ / Localidade: São Luís – MA / Ano de conclusão: 2020 / Tipo de projeto: público, urbano; Autoria: Natureza Urbana.
Projetos selecionados da categoria Universitária que também fazem parte da exposição:
- Projeto: ARMADURA DA PAISAGEM: Infraestrutura verde nas encostas do Morro da Formiga / Localidade: Rio de Janeiro – RJ / Instituição de ensino: UFRJ / Tipo de projeto: público, urbano / Autoria: Larissa de Paula Scheuer.
- Projeto: DA INCESSANTE CONSTRUÇÃO À OBSOLESCÊNCIA CONSTRUÍDA: Uma proposta de apropriação para o edifício Garagem do Carmo / Localidade: Rio de Janeiro – RJ / Instituição de ensino: PUC-Rio / Tipo de projeto: público, urbano; Autoria: Maria Vitória Martins.
“A edição de 2023 é bastante emblemática, em termos de pluralidade e abrangência. É notável a diversidade geográfica, de tipos de construção e de uso. Na categoria profissional, nota-se nos projetos muito do que acreditamos como organização. Depois da pandemia, observamos uma ressignificação dos espaços internos de casas e lares, transformando o morar. Também chama a atenção a presença da madeira, um material vivo cada vez mais nobre e presente nas construções, e a cor, algo que faz parte do nosso DNA. Por fim, celebramos a volta da categoria de estudantes, inspirando a próxima geração de profissionais”, comenta Karen Watanabe, head Regional de Comunicação Corporativa para América Latina da AkzoNobel. Desde a sua primeira edição, em 2014, foram 1907 projetos inscritos no Prêmio Arquitetura.
Mudanças foram implementadas na presente edição da exposição para que as obras selecionadas pudessem potencializar diálogos entre si, evitando assim que fossem vistas apenas como objetos isolados. Neste sentido, a proposta curatorial se dedica a abrir os processos e apresentar desenhos, fotografias, maquetes, objetos, cadernos, relatos e vozes que mostram caminhos para realizar aproximações e interpretações sobre os espaços, programas, processos e resultados. A reintrodução da categoria Universitária — realizada anteriormente na edição de 2019 — amplia o interesse pelo caráter investigativo das práticas de projeto e contempla, em sua exposição, pesquisas e projetos acadêmicos de várias regiões do Brasil.
Esse movimento evidencia o empenho do Instituto Tomie Ohtake em refletir sobre a produção arquitetônica recente, com o intuito de expor criações contemporâneas e fomentar processos mais inclusivos, diversificados e abrangentes, segundo Carol Tonetti, diretora do Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake. “Queremos produzir questionamentos com e para a sociedade, procurando amplificar sentidos que estabeleçam diálogos e acolham um debate público que ganhe circulação e uma temporalidade expandida a partir desta exposição”, completa.
Já Sabrina Fontenele, coordenadora de Prêmios da instituição, espera que o caráter reflexivo e propositivo presente nesta nona edição do Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel “possa ganhar circulação e recepção por parte de um público interessado, mas também que consiga inserir o debate sobre nossas cidades e os modos como habitamos e vivenciamos o mundo nas diversas instâncias da sociedade”
Sobre o Prêmio
O Prêmio busca reconhecer as produções arquitetônicas de destaque na cena contemporânea brasileira, valorizando as formas inovadoras de pensar e construir o espaço social, contribuindo, assim, com o desenho do panorama atual da arquitetura nacional nos seus mais variados contextos. Os projetos selecionados participam da exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake e são apresentados em catálogo. As obras premiadas serão registradas com vídeo experimental e analítico da edificação realizado por cineasta em início de carreira. O Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel é resultado de uma parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel, multinacional holandesa que atua nos segmentos de tintas e revestimentos, e se insere nas perspectivas do Instituto, enquanto instituição cultural, ao promover iniciativas no campo da arquitetura, do urbanismo, das artes plásticas e do design. O Instituto Tomie Ohtake agradece ainda seus parceiros institucionais do Núcleo de Cultura e Participação: Kapitalo Investimentos; Meta; Syn Prop & Tech e Unigel.
Sobre a AkzoNobel
Fornecemos tintas e revestimentos sustentáveis e inovadores nos quais nossos clientes, comunidades – incluindo o meio ambiente – demandam cada vez mais. É por isso que tudo o que fazemos começa com Pessoas. Planeta. Pintura. Nosso portfólio de marcas de classe mundial – como Coral, International, Sikkens e Interpon – tem a confiança de clientes em todo o mundo. Atuamos em mais de 150 países e buscamos nos tornar líderes globais da indústria. É o que você esperaria de uma empresa de tintas pioneira que está comprometida com metas baseadas na ciência e tomando medidas genuínas para enfrentar os desafios globalmente relevantes e proteger as futuras gerações. Para obter mais informações, visite www.akzonobel.com. © 2022 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.
Sobre o Instituto Tomie Ohtake
O Instituto Tomie Ohtake, fundado em 2001, é o único local da cidade dedicado às artes plásticas, arquitetura e design, com projeto arquitetônico especialmente desenvolvido para abrigar essas três expressões das artes visuais. Assim como nas outras áreas, no campo da arquitetura produz exposições, publicações e debates. Já fizeram parte de sua programação nomes, como Álvaro Siza, Gaudí, Oscar Niemeyer, Ruy Ohtake, Soto de Moura, SANAA – Sejima + Nishizawa, Thom Mayne e Vilanova Artigas.
Serviço:
Exposição: 9º Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel
Abertura: 09 de maio, às 19h
Até 02 de julho de 2023 – de terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 201 – Complexo Aché Cultural
(Entrada pela Rua Coropés, 88) – Pinheiros SP –
Metrô mais próximo – Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela
Fone: 11 2245 1900
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Evviva Goiânia inaugura showroom com inovação

A marca Evviva Goiânia, referência nacional em móveis planejados de alto padrão, inaugura nesta quinta-feira, 03 de julho, um novo showroom no Setor Marista, Goiânia. A nova fase apresenta inovações, lançamentos e uma gestão voltada para excelência e sofisticação no segmento moveleiro.
Tecnologia e design de ponta
Destaques do novo espaço incluem a linha Leggera e a Ino D.O.C, marcada por leveza, transparência e aço inoxidável. A Evviva aposta em automação industrial para garantir máxima qualidade nos processos e projetos personalizados.
Visão de futuro e tradição
Presente internacionalmente, a Evviva pertence ao Grupo Bertolini e investe em design exclusivo e atendimento qualificado. Com mais de 20 anos de história, a marca se consolida pela inovação e relacionamento de confiança.
Sobre a Evviva Goiânia
Com showroom no Setor Marista, a loja fortalece sua presença no mercado goiano, conectando tecnologia, elegância e compromisso com o cliente.
Instagram: @evvivagoiania
Site: www.evviva.com.br
Serviço
- Showroom Evviva Goiânia
- Inauguração: 03 de julho
- Local: Setor Marista, Goiânia-GO
- Evento exclusivo para convidados
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Artista de Taquaruçu leva sua arte e suas cores para o maior festival de Arte Naif do Brasil

O Tocantins será muito bem representado no VI Festival Internacional de Arte Naif (FIAN), que acontece a partir desta quinta-feira,29, na cidade de Guarabira, na Paraíba, conhecida como a capital brasileira da Arte Naif.
E quem carrega essa missão cheia de cores e muito talento é a artista Carminha, mineira de nascimento, mas tocantinense de coração, que vive produz há 20 anos no distrito de Taquaruçu, em Palmas.
O Festival pretende reunir 95 artistas, sendo 72 brasileiros de 16 estados e do Distrito Federal, além de 23 estrangeiros. E não é só exposição, não! Tem premiaçãodois prêmios de R$ 7 mil, cinco de R$ 2 mil e cinco menções honrosas. Depois de Guarabira, as obras seguem viagem para Recife, Natal, Fortaleza e Brasília.
Artista apaixonada pelo Tocantins
Apaixonada pela estética Naif desde 2017, quando participou da Bienal Internacional de Arte Naif, em Socorro (SP), Carminha não parou mais. Suas telas, cheias de vida, detalhes e histórias, já passaram por importantes exposições, como a Bienal Naifs do Brasil, em Piracicaba (SP), onde ganhou destaque com a obra Casamento das Flores, e no IV FIAN, em 2022, quando recebeu Menção Honrosa com Legados de Tarsila. Mas engana-se quem acha que é só natureza, tradição e religiosidade que ela leva para suas obras. Este ano, Carminha chega ao festival com duas criações que fazem todo mundo pensar: Monofobia e Selfitis.
Ambas falam sobre um mundo bem diferente daquele das casinhas coloridas e da vida simples — é o universo das telas, do vício no celular, do medo de ficar offline e do desejo incontrolável de postar selfies para preencher vazios. Carminha é autodidata, dona de um olhar sensível e, claro, muito colorido.
Suas obras já estão em galerias e museus pelo país, como Guarabira (PB), Paraty (RJ) e várias cidades de São Paulo. E, claro, sempre levando um pedacinho de Taquaruçu, do Tocantins e das histórias que cruzam seu caminho.
O Festival
O festival, que conta com patrocínio do Ministério da Cultura, Caixa Residencial e Caixa Cultural, celebra a riqueza e a força da Arte Naif, reunindo obras de 15 países e 19 estados brasileiros. O resultado da seleção foi divulgado no último dia 10 de maio, após análise criteriosa de mais de 220 inscrições, das quais foram escolhidas 95 obras, 15 a mais do que o previsto inicialmente no edital.
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“Areias do Jalapão” conquista o público e se torna a luminária símbolo do Tocantins
Projeto criado pelo arquiteto Tom Reis vence o concurso Soul Brasil e se torna símbolo do design tocantinense

O Tocantins agora tem uma luminária que representa sua identidade. O projeto “Areias do Jalapão”, criado pelo arquiteto Tom Reis, foi o vencedor do concurso Soul Brasil – Edição Tocantins, promovido pela Metaldomado em parceria com a loja My Leds, de Palmas. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (27), durante uma live no Instagram da marca, que mobilizou o público na torcida pelo resultado.
Inspirada nas dunas douradas do Jalapão e nas comunidades quilombolas da região, a luminária carrega em sua essência a identidade, a força e a beleza do Tocantins. O design mistura formas orgânicas, mármore ondulado, cúpula translúcida e detalhes metálicos que remetem ao capim dourado – símbolo da economia criativa do estado.
“Ter meu projeto escolhido para representar o Tocantins é uma emoção que não cabe em mim. É mais que um prêmio, é a confirmação de que olhar para as nossas raízes, para nossa cultura, e transformar isso em design, faz sentido. É sobre pertencimento, valorização e representatividade. Que essa luminária leve um pedaço do nosso Tocantins para muitos lares”, celebrou o arquiteto Tom Reis, autor da peça vencedora.

“Areias do Jalapão” conquista o público e se torna a luminária símbolo do Tocantins
O concurso Soul Brasil é uma iniciativa que valoriza a diversidade cultural e arquitetônica do país, desafiando arquitetos e designers a criarem luminárias inspiradas em suas origens. A partir de agora, a luminária “Areias do Jalapão” será produzida e comercializada em todo o Brasil pela Metaldomado, tornando-se um símbolo do Tocantins para além das fronteiras do estado.
Para o empresário Danilo Brentini, CEO da loja My Leds, a escolha do público reforça o quanto o design com identidade tem força e significado. “O que aconteceu aqui vai além de um concurso. É um movimento de valorização da nossa cultura, da criatividade do nosso povo e da potência que o Norte tem para entregar ao Brasil. O projeto do Tom emociona, encanta e representa com maestria o Tocantins”, destacou.
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