Economia
VLI e ALE realizam primeiro fluxo de retorno de biocombustíveis em conjunto, na Ferrovia Norte-Sul
No total, foram transportados 545 metros cúbicos de etanol anidro, utilizados para abastecer postos da rede ALE no Maranhão

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera portos, ferrovias e terminais – e a distribuidora de combustíveis ALE fizeram, em conjunto, pela primeira vez, um fluxo ferroviário de biocombustíveis de Porto Nacional (TO) a São Luís (MA), pela Ferrovia Norte-Sul. No total, foram transportados 545 metros cúbicos de etanol anidro, utilizados para abastecer postos da rede ALE no Maranhão.
A operação foi realizada no mês de julho e viabilizada após a construção conjunta da solução logística por ambas as empresas. O fluxo, que até então era feito por rodovia, demandava, em média, três caminhões para cada vagão carregado. Esses veículos percorriam uma distância de mais de 1.300 km para alcançar o destino da carga. A distribuidora é cliente histórica da VLI e realiza com regularidade o fluxo oposto por trajeto ferroviário, movimentando combustíveis de São Luís a Porto Nacional.
“Este é um exemplo de cocriação de solução com o nosso cliente, garantindo a construção conjunta de uma movimentação de carga de forma mais segura, eficiente e sustentável pela VLI e a ALE. Isso porque o fluxo de retorno representa um maior aproveitamento dos vagões utilizados no transporte de combustíveis, que fariam o trajeto de volta a São Luís vazios. Agora os vagões percorrem o trecho com a carga da ALE, gerando uma melhor equação de emissão de carbono por tonelada transportada no sistema integrado das duas empresas. Sem contar que o modal ferroviário garante mais eficiência do ponto de vista energético do que o rodoviário, utilizado até então para este transporte.”, afirma o gerente comercial de Combustíveis da VLI, João Carlos Apolônio de Souza.
O gerente de Estratégia Logística da ALE, Elmer Vinhote, explica que a iniciativa teve caráter experimental, com o objetivo de avaliar a viabilidade da operação. “Obtivemos êxito e a intenção agora é expandir essa modalidade em colaboração com a VLI, explorando mais a fundo essa estratégia, que ainda possui potencial pouco explorado pelo mercado”, afirma.
Ele comenta que há previsão de novos projetos em conjunto com a VLI. “Estamos sempre em busca de novas parcerias para viabilizar inovações logísticas e outros projetos que visam trazer valor para as empresas e para nosso consumidor final”, destaca Vinhote. “Essa abordagem colaborativa fortalece o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis, beneficiando toda a cadeia de fornecimento e proporcionando resultados positivos para o setor como um todo”, complementa.
Operado pela VLI, o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul é um canal de escoamento de alta eficiência, por onde a produção do agronegócio da região do Matopiba é direcionada à exportação pelo sistema portuário de São Luís, além de cargas como celulose e combustíveis – nesse último caso, para abastecimento do mercado interno. Em 2022, a VLI movimentou cerca de 15 milhões de toneladas na FNS, um aumento de 18% em relação ao ano anterior. O crescimento da movimentação acompanha a expansão da produção brasileira e o foco da companhia no planejamento e na estabilidade operacional, o que permite o transporte de cargas de maneira segura e eficiente.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por quatro anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Sobre a ALE
A ALE, fundada em 1996, é a quarta maior distribuidora de combustíveis do país, com uma rede de cerca de 1,5 mil postos e 8 mil clientes ativos em 21 Estados e no Distrito Federal. A empresa gera cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos.
Para os revendedores, a companhia disponibiliza diferenciais, como a linha Energy (combustíveis de transição energética, mais eficientes e sustentáveis), o Clube ALE e Livelo (relacionamento e recompensas), a parceria com a Moove para fornecimento de lubrificantes da marca Mobil, a Academia Corporativa ALE (treinamento e capacitação), o programa Ligados na Qualidade (certificação do combustível), as unidades de Serviço Automotivo ALE Express e as lojas de conveniência Entreposto (EP) e A Esquina.
Sebrae
Sebrae Tocantins abre inscrições para missão no Eli Summit 2025 em Natal
Evento permite troca de experiências com especialistas nacionais e internacionais e aproxima o Tocantins das melhores práticas em inovação

Energisa
Primeiro emprego: Energisa abre vagas para jovens aprendizes e profissionais de nível técnico
Concessionária oferece oportunidades nos municípios de Goiatins, Araguaína, Paraíso do Tocantins e Gurupi

Os interessados em conquistar uma vaga no mercado de trabalho, sejam aqueles que já possuem formação ou desejam trilhar os primeiros passos da carreira profissional, podem aproveitar as 11 oportunidades oferecidas pela Energisa em quatro municípios do Tocantins: Araguaína, Gurupi. Paraíso e Goiatins.
Para os jovens que buscam oportunidade de primeiro emprego, a Energisa oferece nove vagas para Paraíso do Tocantins e Gurupi. Quatro vagas são para Paraíso e cinco vagas disponíveis para atuação em Gurupi, no Sul do estado. Entre as responsabilidades e atribuições dos candidatos selecionados estão o auxílio nas rotinas administrativas, envolvendo o atendimento de clientes interno e externo; acompanhamento de relatórios; elaboração de planilhas e controle de arquivos.
Para profissionais de nível técnico, a empresa oferece vaga para na cidade de Goiatins, no cargo de eletricista de distribuição. Para concorrer os candidatos devem ter Ensino médio completo; Carteira de Habilitação “B”; curso de Eletricista de Redes de Distribuição, com carga horária mínima de 240 horas; além de formações de NR 35 e NR 10.
Em Araguaína, também no Norte do Estado, a Energisa Tocantins oferece uma vaga de Auxiliar de serviços gerais, preferencialmente para pessoa com deficiência. Para participar da seleção é necessário ter ensino médio completo.
Para os Jovens Aprendizes, os benefícios para selecionados são vale transporte, seguro de vida e acesso gratuito à Assistência Social e atendimentos psicológico e nutricional. As vagas estarão disponíveis para inscrição até o dia 9 de setembro.
“Os programas de Aprendiz têm um papel muito importante dentro da distribuidora. Mesmo chegando com pouca experiência, eles trazem energia nova, disposição para aprender e uma visão diferente que soma bastante ao dia a dia. Essa convivência fortalece a cultura de desenvolvimento contínuo da Energisa e ajuda também os demais colaboradores a exercitarem habilidades como liderança, paciência e compartilhamento de conhecimento”, afirma o analista de recrutamento e seleção da Energisa Tocantins, Washington Moita.
Oportunidades para ingressar na melhor empresa para se trabalhar
A Energisa Tocantins foi eleita como a melhor empresa para se trabalhar no setor de energia no Brasil. A distribuidora ficou em 1º lugar entre as empresas de Geração, Distribuição e Transmissão de Energia de todo o Brasil no Ranking Great Place To Work – GPTW 2025 (em português, Melhores Empresas Para Trabalhar), e com o título, se tornou a única distribuidora de energia do país eleita cinco vezes consecutivas na categoria.
Serviço
Confira as vagas e os links com as especificações para cada uma:
ELETRICISTA DE DISTRIBUIÇÃO I
Goiatins – Inscrições abertas até o dia 01/09/2025
https://grupoenergisa.gupy.io/jobs/9735425
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS – PREFERENCIALMENTE PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Araguaína – Inscrições abertas até o dia 07/09/2025
https://grupoenergisa.gupy.io/jobs/9757538?jobBoardSource=gupy_public_page
APRENDIZ
Paraíso do Tocantins e Gurupi – Inscrições abertas até o dia 09/09/2025
Link da vaga (Paraíso)
https://grupoenergisa.gupy.io/jobs/9757976
Link da vaga (Gurupi)
https://grupoenergisa.gupy.io/jobs/9757481?jobBoardSource=gupy_public_page
Economia
Powerade lança novo sabor maça verde – Sour
Marca lança novo sabor e reforça importância do momento da pausa na prática esportiva

São Paulo, agosto de 2025 – Powerade lança neste mês de agosto o novo sabor maça verde, batizado de Sour, para todo o mercado brasileiro. O novo produto de edição limitada tem sabor diferenciado caracterizado por uma acidez marcante e foi criado para surpreender o consumidor e acompanhá-lo em seus momentos de pausa durante a prática esportiva.
O novo sabor incorpora os valores da campanha global “Pausa é Power”, refletindo o compromisso da marca com atletas de todos os níveis e alto rendimento. Com uma cor única e vibrante, Powerade Maça verde, Sour, traz um frescor intenso com a mesma hidratação avançada que Poweradeentrega para antes, durante e depois de treinos e competições.
A marca aposta na transformação do esporte em uma experiência cada vez mais social, em que conexões entre os praticantes contribuem para o bem-estar e o desempenho. A pausa, antes vista apenas como descanso, ganha cada vez mais poder e significado: ela fortalece laços e é essencial para a preparação do corpo e da mente de atletas. Eventos esportivos deixam de ser apenas sobre performance e se consolidam como espaços de encontro, trocas e inspiração.
“O esporte vai muito além da performance individual. Acreditamos que os momentos de pausa também têm um poder de impulsionar a troca, seja para recarregar as energias, para fortalecer relações e consolidar a saúde mental e física. O novo sabor chega para acompanhar esses instantes de forma marcante, reunindo hidratação, sabor surpreendente e propósito. Powerade está aqui para alavancar o impacto positivo dessas pausas na performance de atletas de todos os níveis.”, comenta Catarina Lopes, Diretora de Marketing da marca Coca-Cola no Brasil.
A campanha “Pausa é Power” reforça o legado da marca no universo esportivo que marcará presença nos principais eventos esportivos dos próximos anos, reforçando sua atuação global. A marca já está confirmada em grandes competições, como a Copa do Mundo FIFA 2026, a Copa do Mundo Feminina 2027 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicosde Los Angeles 2028.
Sobre a Coca-Cola BANDEIRANTES
A Coca-Cola BANDEIRANTES é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves, atuando nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 35 anos. Fundada em 1987, emprega mais de 3.000 colaboradores diretos e 5.000 indiretos.
Com um centro produtor em Trindade, Goiás, a empresa possui nove centros de distribuição em Palmas, Gurupi, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Dianópolis, Rialma, Porangatu e Morrinhos, além de três unidades de crossdocking em São Luís de Montes Belos, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Atendemos diretamente 228 cidades e mais de 30 mil pontos de venda.
Produzimos, distribuímos e vendemos, de forma exclusiva em nossa área de atuação, os refrigerantes da Coca-Cola Brasil, além do suco Del Valle Frut e Chás Leão Ice Tea. Também distribuímos as cervejas da Heineken Brasil, as cervejas do Grupo Cervejeiro Hijos de Rivera (marca Estrella Galícia), sucos, chás, energéticos, isotônicos, hidrotônicos e bebidas à base de soja (Ades) da Coca-Cola Brasil, e as águas minerais Crystal e Acqua Lia. Realizamos de forma exclusiva a distribuição das marcas da Monster Company, incluindo o energético Monster e a bebida de alta performance Reign.
Em 2023, iniciamos parcerias de distribuição com o Grupo Campari, que inclui aperitivos como Campari e Aperol, a cachaça Sagatiba, o conhaque Dreher, o whisky Old Eight e a vodka Skyy. Também firmamos parceria com a Perfetti Van Melle, líder mundial no segmento de balas e gomas de mascar, com as marcas Mentos e Fruit-tella, e com a FINI COMPANY, empresa líder em inovação do ramo de guloseimas gelatinosas, marshmallow e tubes.
A sustentabilidade é um compromisso central para nós. Investimos fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo Online, que capacita jovens das classes C, D e E para o mercado de trabalho, e o Programa Reciclar pelo Brasil/Logística Reversa, que apoia cooperativas de reciclagem e incentiva a reciclagem de embalagens PET.
-
Tocantins2 dias atrás
Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas
-
Social5 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi
-
Economia5 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Entretenimento5 dias atrás
Projeto de formação em audiovisual de Karolyne Rosa encerra ciclo com oficina de teatro em Palmas
-
Sebrae5 dias atrás
Sebrae Tocantins abre seleção para empresários participarem da maior feira de negócios do mundo na China