Economia
VLI e ALE realizam primeiro fluxo de retorno de biocombustíveis em conjunto, na Ferrovia Norte-Sul
No total, foram transportados 545 metros cúbicos de etanol anidro, utilizados para abastecer postos da rede ALE no Maranhão
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Jaciara Barros
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A VLI – companhia de soluções logísticas que opera portos, ferrovias e terminais – e a distribuidora de combustíveis ALE fizeram, em conjunto, pela primeira vez, um fluxo ferroviário de biocombustíveis de Porto Nacional (TO) a São Luís (MA), pela Ferrovia Norte-Sul. No total, foram transportados 545 metros cúbicos de etanol anidro, utilizados para abastecer postos da rede ALE no Maranhão.
A operação foi realizada no mês de julho e viabilizada após a construção conjunta da solução logística por ambas as empresas. O fluxo, que até então era feito por rodovia, demandava, em média, três caminhões para cada vagão carregado. Esses veículos percorriam uma distância de mais de 1.300 km para alcançar o destino da carga. A distribuidora é cliente histórica da VLI e realiza com regularidade o fluxo oposto por trajeto ferroviário, movimentando combustíveis de São Luís a Porto Nacional.
“Este é um exemplo de cocriação de solução com o nosso cliente, garantindo a construção conjunta de uma movimentação de carga de forma mais segura, eficiente e sustentável pela VLI e a ALE. Isso porque o fluxo de retorno representa um maior aproveitamento dos vagões utilizados no transporte de combustíveis, que fariam o trajeto de volta a São Luís vazios. Agora os vagões percorrem o trecho com a carga da ALE, gerando uma melhor equação de emissão de carbono por tonelada transportada no sistema integrado das duas empresas. Sem contar que o modal ferroviário garante mais eficiência do ponto de vista energético do que o rodoviário, utilizado até então para este transporte.”, afirma o gerente comercial de Combustíveis da VLI, João Carlos Apolônio de Souza.
O gerente de Estratégia Logística da ALE, Elmer Vinhote, explica que a iniciativa teve caráter experimental, com o objetivo de avaliar a viabilidade da operação. “Obtivemos êxito e a intenção agora é expandir essa modalidade em colaboração com a VLI, explorando mais a fundo essa estratégia, que ainda possui potencial pouco explorado pelo mercado”, afirma.
Ele comenta que há previsão de novos projetos em conjunto com a VLI. “Estamos sempre em busca de novas parcerias para viabilizar inovações logísticas e outros projetos que visam trazer valor para as empresas e para nosso consumidor final”, destaca Vinhote. “Essa abordagem colaborativa fortalece o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis, beneficiando toda a cadeia de fornecimento e proporcionando resultados positivos para o setor como um todo”, complementa.
Operado pela VLI, o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul é um canal de escoamento de alta eficiência, por onde a produção do agronegócio da região do Matopiba é direcionada à exportação pelo sistema portuário de São Luís, além de cargas como celulose e combustíveis – nesse último caso, para abastecimento do mercado interno. Em 2022, a VLI movimentou cerca de 15 milhões de toneladas na FNS, um aumento de 18% em relação ao ano anterior. O crescimento da movimentação acompanha a expansão da produção brasileira e o foco da companhia no planejamento e na estabilidade operacional, o que permite o transporte de cargas de maneira segura e eficiente.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por quatro anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Sobre a ALE
A ALE, fundada em 1996, é a quarta maior distribuidora de combustíveis do país, com uma rede de cerca de 1,5 mil postos e 8 mil clientes ativos em 21 Estados e no Distrito Federal. A empresa gera cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos.
Para os revendedores, a companhia disponibiliza diferenciais, como a linha Energy (combustíveis de transição energética, mais eficientes e sustentáveis), o Clube ALE e Livelo (relacionamento e recompensas), a parceria com a Moove para fornecimento de lubrificantes da marca Mobil, a Academia Corporativa ALE (treinamento e capacitação), o programa Ligados na Qualidade (certificação do combustível), as unidades de Serviço Automotivo ALE Express e as lojas de conveniência Entreposto (EP) e A Esquina.
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Na primeira delas, o instrutor e técnico de campo do Senar, Leidnaldo Santos explicou como fazer uma “enxada química”. A técnica apresentada aos participantes é uma alternativa prática e de baixo custo para o manejo de pragas nas plantações e pastagens. “A enxada química é uma alternativa barata, funcional e feita com materiais acessíveis. O produtor pode utilizá-la na horticultura, fruticultura e até nas pastagens”, pontuou.
Em outra estação, Genivaldo Souza, técnico de campo, tratou da “Enxertia em frutíferas”. Ele explicou o passo a passo da técnica, os cuidados necessários após a enxertia e os benefícios para a produtividade das plantas. “Essa técnica melhora significativamente a produtividade das culturas e é uma ferramenta valiosa para o produtor rural”, explicou.
Na terceira estação do Senar, Sanida Vieira, técnica de campo, fez uma oficina sobre o plantio de diversos tipos de sementes, abordando temas como adubação e técnicas de plantio para hortaliças e frutíferas. “Fizemos demonstrações tanto com hortaliças quanto com frutíferas, um momento de muito aprendizado e troca com os produtores”, destacou.
“Foi muito interessante, tirei uma dúvida que eu tinha na minha produção de abacate. Aqui entendi a importância da polinização consorciada, ter mais pés ao redor para garantir melhor produtividade, destacou o produtor Adilton Alves, um dos participantes.
Já a produtora Raimunda Lúcia ressaltou o impacto do conhecimento adquirido: “produzo abóboras e mandioca e quero implementar outras culturas depois do que aprendi aqui.”
Para o diretor da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Fabrício Vasconcelos, “foi uma oportunidade de aproximação e valorização do trabalho que o Senar realiza no campo”. Segundo ele, a instituição mostrou caminhos práticos para produzir mais e ter rentabilidade no campo.
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