Social
Vozes de Ébano: Apresentado por equipe majoritariamente negra, projeto musical instiga combate ao racismo
Publicadas
1 ano atrássobre
Por
Jaciara Barros
- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2024/07/WhatsApp-Image-2024-07-17-at-21.28.57-1000x600.jpeg&description=Vozes de Ébano: Apresentado por equipe majoritariamente negra, projeto musical instiga combate ao racismo', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
No cenário atual, onde o racismo e o preconceito ainda persistem, a representatividade torna-se uma arma poderosa na luta pela igualdade. É com esse espírito de resistência e empoderamento que o grupo Vozes de Ébano apresenta o show “Minha Voz é Resistência”. Apresentado pelas artistas Cinthia Abreu, Fran Santos e Malusa, acompanhadas de equipe formada por 80% de pessoas negras, o projeto inclui de mensagens educativas em redes sociais e materiais publicitários através da página do Instagram @vozesdebano até o show, que será apresentado nos dias 16 e 17 de Agosto, no Teatro Sesc Palmas, em Palmas (TO).
Com lançamento no mês chamado de Julho das Pretas, o projeto é encabeçado pelas três artistas negras e traz mensagens que instigam o combate ao racismo e ao preconceito. Neste contexto, a rede social @vozesdebano traz posts em referência a frases racistas, trends de frases clichês usualmente aplicadas a mulheres negras, dados de violência de pessoas pretas e muito mais. Já o show conta com as três artistas no vocal, acompanhado de banda formada por bateria, guitarra/violão, percussão, piano e metais.
O repertório do show “Minha Voz é Resistência apresenta uma mistura de gêneros e estilos, desde os primeiros tempos do jazz e do blues até os sucessos contemporâneos da música pop, R&B e hip-hop, compostos e/ou interpretados por artistas como Elza Soares, Alcione, Leci Brandão, Dona Ivone Lara, Sandra de Sá, Mart`nália, Iza, Margareth Menezes e Fat Family, dentre outras. Cada performance é carregada de emoção, resistência e esperança, mostrando a força inabalável de mulheres que, apesar dos desafios impostos pelo racismo e pelo sexismo, continuam a lutar por seus espaços e direitos.
A proponente do projeto, a cantora e produtora cultural Fran Santos, explica que a apresentação celebra a força da feminilidade negra. “O show será uma celebração da força e da resiliência das mulheres negras. Através da música, buscamos dar voz às nossas histórias, lutas e conquistas”, adianta a artista. A cantora Malusa destaca que, apesar delas já contarem com carreiras solos de destaque enquanto artistas, o projeto tem um foco totalmente diferenciado. “Trabalhamos a música vocal, a expressão corporal e toda uma personalidade em cada atuação e música específica para essa temática”, adianta.
As canções serão intercaladas com poesias e textos que destacam o empoderamento negro, como de Victoria Santa Cruz e Conceição Evaristo. A cantora, atriz e produtora cultural Cinthia Abreu afirma que trata-se de espetáculo musical, voltado com objetivo principal à mensagem. “Quando mulheres negras sobem ao palco para cantar suas histórias e experiências, o produto principal não visa apenas entreter, mas também de educar, inspirando e motivando outras mulheres a se reconhecerem e se valorizarem”, afirma.
Vozes de Ébano: Arte e Resistência
O diretor-geral do projeto, o músico Mello Júnior ressalta que “Minha Voz é Resistência” destaca a importância da representatividade, mostrando que a arte é uma ferramenta poderosa para a conscientização e a transformação social. “As canções apresentadas são verdadeiras manifestações de identidade, orgulho e luta, trazendo à tona a riqueza e a diversidade da cultura negra”, revela.
Mello Júnior complementa ainda que “Minha Voz é Resistência” não é apenas um show, mas um chamado à reflexão e à ação. “É um convite para que todos, independentemente de raça ou gênero, se juntem na luta contra o racismo e o preconceito. É um lembrete de que a resistência e a resiliência são parte fundamental da história e da identidade das mulheres negras”, conclui.
Projeto
O show “Minha Voz é Resistência” assim como o Instagram @vozesdebano integram o projeto “Vozes de Ébano”, proposto pela produtora cultural e cantora Fran Santos. A iniciativa foi contemplada por editais da Lei Paulo Gustavo (LPG), da Fundação Cultural de Palmas e Secretaria Estadual da Cultura.
Ficha Técnica
Patrocínio: Lei Paulo Gustavo (LPG), da Fundação Cultural de Palmas e Secretaria Estadual da Cultura.
Administração: Fran Santos
Direção-geral e preparação vocal: Mello Júnior
Direção instrumental: Maestro Bruno Barreto
Cantoras: Cinthia Abreu, Fran Santos e Malusa
Banda: Cleyton Silva – Teclado, Felipe Japa- Guitarra e violão, Alves Bass – Baixo, Rudson Ferreira- Bateria, Nal – Percussão, Bruno Barreto- Saxofone e Sidney Victor- Trompete
Produção Executiva: Cinthia Abreu, Fran Santos e Emivaldo Andrade
Assistente de Produção: Francilda Santos e Wanda Citó
Mestre de Cerimônias: Maria José Cotrim
Videomaker: Elton Abreu
Fotografia: Vinnie Parente
Coordenação Comunicação e Publicidade: Cinthia Abreu
Social Media: Hyvanna Corrêa
Designer gráfico: Ana Kárita
Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu e Shelsea Lima
Prestação de Contas: Fran Santos e Vilma Silva
Articulação/ Coletivos: Diego Panhussatti (Enegrescer), Lena Rodrigues (Movimento Negro Unificado) e Jéssica Rossane (Ajunta Preta)
Apoio: Gazeta do Cerrado, Luky Comunicação Visual, Loja Lays Beach Wear e Casa da Cadeira
Show “Minha Voz é Resistência”
Quando: Dias 16 e 17/08
Horário: 19h30
Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia)
Pontos de Venda: Site Sympla ou loja Lays Beach Wear
Informações: Instagram @vozesdebano
Você pode gostar
Social
Chef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche
Parceria em São Paulo une arte, cultura e um cardápio com ingredientes da sociobiodiversidade brasileira, sob a curadoria da chef referência em gastronomia afroindígena.
Publicadas
2 horas atrássobre
21/10/2025Por
Jaciara Barros
A chef Ruth Almeida, referência em gastronomia afroindígena e idealizadora do projeto Raízes Gastronômicas, inicia uma nova fase profissional ao integrar a equipe da Casa de Cultura Viva Arouche, no centro de São Paulo, em sociedade com a empresária, cantora lírica e dançarina de danças brasileiras Luciene Weiland, diretora do espaço.
Curadoria com sabores da Amazônia e do Brasil profundo
No novo projeto, Ruth assume a curadoria gastronômica da casa com um cardápio inspirado na culinária amazônica e em sabores do Brasil profundo, fruto de anos de pesquisa e vivência com comunidades tradicionais. As receitas, parte do acervo do Raízes Gastronômicas, valorizam ingredientes como cupuaçu, açaí, baru, jambu e castanha do Pará, traduzindo a riqueza da sociobiodiversidade brasileira em experiências à mesa.
Café de inauguração com afetos e memórias
Para marcar o lançamento da parceria, a chef recebeu convidados no sábado 18 para um café da manhã de inauguração. O cardápio trouxe bolo de cupuaçu, pão de açaí, pão de baru e paçoca de carne de sol, entre outras criações autorais que unem tradição, memória e afeto. “Este café é mais que uma refeição, é uma forma de contar histórias e aproximar as pessoas da floresta e das origens da nossa culinária”, destacou Ruth durante o evento.
Prévia com nomes da cultura e da gastronomia
Na semana anterior, Ruth promoveu um encontro para convidados que contou com a presença do jornalista Leão Lobo e outras personalidades do cenário cultural e gastronômico paulistano. O evento, realizado na própria Casa Viva Arouche, antecipou experiências que o público poderá vivenciar com a nova proposta, marcada pela fusão entre cultura, ancestralidade e inovação culinária.
Um polo multicultural no coração de São Paulo
A chegada da chef à Viva Arouche fortalece a proposta do espaço de unir arte, cultura e gastronomia, transformando o local em ponto de encontro multicultural no centro da cidade. Para Luciene Weiland, a parceria celebra a diversidade brasileira em suas expressões, da música e da dança aos sabores que nascem da terra e da ancestralidade.
Próximas experiências
O público poderá conhecer o novo cardápio nas próximas semanas em eventos especiais e experiências conduzidas por Ruth Almeida e sua equipe, com produção cultural de Tony Almeida.
Casa Arouche
O casarão multicultural foi construído em 1905 e renovado para o futuro. O espaço acolhe eventos corporativos e culturais com um polo de arte e criatividade no centro de São Paulo.
Quem é a chef
Nascida em Porto Franco, Maranhão, e criada no Bico do Papagaio, Tocantins, Ruth Almeida é filha de trabalhadores rurais e tem trajetória de superação. Atuou como quebradeira de coco, doméstica, cuidadora de crianças, merendeira e cozinheira. Em 2016, participou do reality “Cozinheiros em Ação”, no Canal GNT, alcançando o terceiro lugar com pratos que exaltam a culinária brasileira e da roça, definida por Olivier Anquier como uma cozinha de amor.
Desde então, acumulou prêmios e convites: Melhor Chef de Cozinha do Tocantins pelo Prêmio Dolmã 2018, representante da região Norte no Fórum Turistc Brasil, homenageada no projeto Cozinhas Brasileiras do Restaurante Arpoador e presença recorrente no festival Fartura Brasil.
Serviço
Viva Arouche
Casa de Cultura Viva Arouche
📍📍 Endereço: R. do Arouche, 126, República, São Paulo SP
- Curadoria: Chef Ruth Almeida
- Produção cultural: Tony Almeida
- Mais informações: @@raizesgastronomicasto e @vivaarouche
Social
BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor
BIJOIAS realiza sua 107ª edição nos dias 4 e 5 de novembro em São Paulo, reunindo os principais nomes do setor de acessórios e semijoias da América Latina.
Publicadas
1 dia atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara Barros
O universo da moda e dos acessórios de luxo se prepara para mais uma edição da BIJOIAS, a maior feira profissional da América Latina voltada ao segmento de semijoias e acessórios. O evento, que chega à sua 107ª edição, será realizado nos dias 4 e 5 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, e deve reunir mais de 5 mil compradores vindos de diversas regiões do Brasil.
Durante os dois dias, o público poderá conferir lançamentos exclusivos, tendências para as temporadas de Festas e Alto Verão 2025/2026, além de conhecer de perto as criações de renomados designers e fabricantes tradicionais do setor.
Fundada há mais de três décadas pela empresária e diretora comercial Vera Masi, a BIJOIAS consolidou-se como um importante ponto de encontro entre criatividade, negócios e inovação.
“A BIJOIAS nasceu com o propósito de democratizar o acesso a peças de qualidade e aproximar fabricantes de lojistas e empreendedores. Mais do que uma feira, somos uma plataforma de conexões, ideias e oportunidades”, destaca Vera Masi.
Com curadoria criteriosa e foco em sustentabilidade, design autoral e fortalecimento do mercado nacional, a feira se tornou referência em tendências e em geração de negócios. Cada edição é uma vitrine de estilo e empreendedorismo, oferecendo ao visitante a oportunidade de atualizar estoques, firmar parcerias estratégicas e ampliar sua rede de contatos.
“Nosso compromisso é gerar resultados reais. Os compradores encontram variedade, qualidade e preços competitivos, enquanto os expositores ampliam sua visibilidade e fortalecem suas marcas”, completa a diretora.
A expectativa da organização é superar os números das últimas edições, tanto em volume de negócios quanto em visitantes, reafirmando o protagonismo da BIJOIAS como o principal evento do setor na América Latina.
Mais informações e credenciamento: www.bijoias.com.br
Serviço
Evento: 107ª BIJOIAS
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo/SP
Datas: 4 de novembro (das 9h às 19h) e 5 de novembro (das 9h às 18h)
Social
Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025
O médico Cosme Paz e a nutricionista Vitória Mascarenhas esbanjaram simpatia e elegância em sua mesa no glamouroso Baile do Médico 2025.
Publicadas
1 dia atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara Barros
Em noite de puro glamour e celebração, o Baile do Médico 2025, promovido pelo Simed-TO, transformou o Crystal Hall em um cenário digno das grandes festas da medicina tocantinense. Entre as presenças que brilharam sob as luzes douradas, o destaque vai para o médico Cosme Paz Wanderley Neto e a nutricionista Vitória Costa Mascarenhas, que esbanjaram elegância, sintonia e carisma.
Sempre simpáticos em sua mesa, o casal recebeu amigos e compartilhou sorrisos durante a noite, que teve clima de confraternização e muito charme. Em meio à pista, brindaram à vida, à saúde e às boas amizades, embalados ao som contagiante da Banda Go On.
Um evento memorável, que uniu classe, música e emoção em uma só noite!
- Local: Crystal Hall – Palmas (TO)
- Data: 18 de outubro de 2025
- Evento: Baile do Médico – Simed-TO
💫 Quem acontece, aparece aqui!
📰 Últimos posts da editoria Social

IV CONFITO atrai participantes de nove estados e já supera recorde de inscrições

Chef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche

Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro e fortalece protagonismo feminino indígena

Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins

Governo do Tocantins alinha continuidade do projeto Pró-Catadores Recicla+

Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

IV CONFITO atrai participantes de nove estados e já supera recorde de inscrições

Chef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche

Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro e fortalece protagonismo feminino indígena

Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins

Governo do Tocantins alinha continuidade do projeto Pró-Catadores Recicla+

Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

IV CONFITO atrai participantes de nove estados e já supera recorde de inscrições

Chef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche

Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro e fortalece protagonismo feminino indígena

Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins

Governo do Tocantins alinha continuidade do projeto Pró-Catadores Recicla+

Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III
DESTAQUES
Social1 dia atrásCosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025
Faet e Senar4 dias atrásEstações do Senar são destaque no HortifruTO em Palmas
Palmas4 dias atrásDia D da Vacinação em Palmas acontece neste sábado, 18
Moda e Estilo1 dia atrásAmir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira
Corpo de Bombeiros Militar1 dia atrásResgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros


