Casa e Decoração
Yearbook Casa Vogue 2023 traz bate-papo com André Corrêa do Lago

Primeiro brasileiro a integrar o júri do Prêmio Pritzker, o diplomata está no centro das discussões sobre como tornar as construções e as cidades mais sustentáveis
Às vésperas de assumir a pasta da Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente (SECLIMA), o diplomata André Corrêa do Lago é destaque em reportagem do Yearbook Casa Vogue 2023, que este ano ganha capa dura e impressão premium, convertendo-se em um item de colecionador.
Além de especialista em sustentabilidade, o diplomata é um apaixonado por arquitetura, área em que atua como crítico, curador e escritor. Inclusive, foi o primeiro brasileiro a participar do júri do Prêmio Pritzker. Autor de “Oscar Niemeyer, uma Arquitetura da Sedução” (BEI Editora, 2007) e curador do Pavilhão Brasileiro na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2014, André fala sobre os tipos de construção que podem melhorar o dia a dia das pessoas. Abaixo, alguns trechos da entrevista:
Qual o papel da arquitetura residencial na formação do repertório brasileiro? Superimportante e nossos arquitetos são mestres no assunto desde os anos 1930. A casa modernista brasileira antecipou um jeito de viver mais informal, que se espalhou pelo mundo todo e perdura até hoje. É uma casa aberta, voltada para o jardim, com muita luz natural e materiais aconchegantes, como a madeira. Essas características resultam em projetos incríveis, desde a Casa das Canoas, do Oscar Niemeyer, até os mais recentes, criados por Isay Weinfeld, Marcio Kogan, Paulo Jacobsen, Thiago Bernardes e tantos outros.
Nas últimas décadas, assistimos à proliferação dos condomínios fechados no mercado imobiliário, tanto verticais como horizontais. Quais são as consequências dessas grandes áreas muradas para a vida nas cidades? A questão da segurança é uma tragédia nacional e dá origem ao terror de sair às ruas. Por isso, as classes mais altas optam por viver em condomínio, que faz as vezes de bairro, e passear em shopping, substituto da praça. Acontece que esses locais não são espaços públicos de verdade porque excluem parte da população. O antídoto seria devolver a cidade para as pessoas. Infelizmente, toda metrópole brasileira está diante desse desafio e a situação só será revertida com um grande investimento em segurança.
Como as cidades podem contribuir para o combate às mudanças climáticas? Buscando ideias sob medida para seus problemas. Em Roma, hoje circulam microônibus elétricos, quase sem ruído. As ruas de lá são mínimas. Se passasse um ônibus grande e barulhento, os moradores iriam odiar. Casos assim mostram a necessidade de ouvir a população. Mas as soluções não podem ser localizadas demais. A cidade precisa ser vista como uma entidade que inclui todos os seus espaços e habitantes. Juntar diferentes faixas de renda na mesma vizinhança atualmente é considerado algo essencial.
A entrevista na íntegra pode ser conferida no Yearbook Casa Vogue 2023, disponível em todas as bancas do país.
Casa e Decoração
Evviva Goiânia inaugura showroom com inovação

A marca Evviva Goiânia, referência nacional em móveis planejados de alto padrão, inaugura nesta quinta-feira, 03 de julho, um novo showroom no Setor Marista, Goiânia. A nova fase apresenta inovações, lançamentos e uma gestão voltada para excelência e sofisticação no segmento moveleiro.
Tecnologia e design de ponta
Destaques do novo espaço incluem a linha Leggera e a Ino D.O.C, marcada por leveza, transparência e aço inoxidável. A Evviva aposta em automação industrial para garantir máxima qualidade nos processos e projetos personalizados.
Visão de futuro e tradição
Presente internacionalmente, a Evviva pertence ao Grupo Bertolini e investe em design exclusivo e atendimento qualificado. Com mais de 20 anos de história, a marca se consolida pela inovação e relacionamento de confiança.
Sobre a Evviva Goiânia
Com showroom no Setor Marista, a loja fortalece sua presença no mercado goiano, conectando tecnologia, elegância e compromisso com o cliente.
Instagram: @evvivagoiania
Site: www.evviva.com.br
Serviço
- Showroom Evviva Goiânia
- Inauguração: 03 de julho
- Local: Setor Marista, Goiânia-GO
- Evento exclusivo para convidados
Casa e Decoração
Artista de Taquaruçu leva sua arte e suas cores para o maior festival de Arte Naif do Brasil

O Tocantins será muito bem representado no VI Festival Internacional de Arte Naif (FIAN), que acontece a partir desta quinta-feira,29, na cidade de Guarabira, na Paraíba, conhecida como a capital brasileira da Arte Naif.
E quem carrega essa missão cheia de cores e muito talento é a artista Carminha, mineira de nascimento, mas tocantinense de coração, que vive produz há 20 anos no distrito de Taquaruçu, em Palmas.
O Festival pretende reunir 95 artistas, sendo 72 brasileiros de 16 estados e do Distrito Federal, além de 23 estrangeiros. E não é só exposição, não! Tem premiaçãodois prêmios de R$ 7 mil, cinco de R$ 2 mil e cinco menções honrosas. Depois de Guarabira, as obras seguem viagem para Recife, Natal, Fortaleza e Brasília.
Artista apaixonada pelo Tocantins
Apaixonada pela estética Naif desde 2017, quando participou da Bienal Internacional de Arte Naif, em Socorro (SP), Carminha não parou mais. Suas telas, cheias de vida, detalhes e histórias, já passaram por importantes exposições, como a Bienal Naifs do Brasil, em Piracicaba (SP), onde ganhou destaque com a obra Casamento das Flores, e no IV FIAN, em 2022, quando recebeu Menção Honrosa com Legados de Tarsila. Mas engana-se quem acha que é só natureza, tradição e religiosidade que ela leva para suas obras. Este ano, Carminha chega ao festival com duas criações que fazem todo mundo pensar: Monofobia e Selfitis.
Ambas falam sobre um mundo bem diferente daquele das casinhas coloridas e da vida simples — é o universo das telas, do vício no celular, do medo de ficar offline e do desejo incontrolável de postar selfies para preencher vazios. Carminha é autodidata, dona de um olhar sensível e, claro, muito colorido.
Suas obras já estão em galerias e museus pelo país, como Guarabira (PB), Paraty (RJ) e várias cidades de São Paulo. E, claro, sempre levando um pedacinho de Taquaruçu, do Tocantins e das histórias que cruzam seu caminho.
O Festival
O festival, que conta com patrocínio do Ministério da Cultura, Caixa Residencial e Caixa Cultural, celebra a riqueza e a força da Arte Naif, reunindo obras de 15 países e 19 estados brasileiros. O resultado da seleção foi divulgado no último dia 10 de maio, após análise criteriosa de mais de 220 inscrições, das quais foram escolhidas 95 obras, 15 a mais do que o previsto inicialmente no edital.
Casa e Decoração
“Areias do Jalapão” conquista o público e se torna a luminária símbolo do Tocantins
Projeto criado pelo arquiteto Tom Reis vence o concurso Soul Brasil e se torna símbolo do design tocantinense

O Tocantins agora tem uma luminária que representa sua identidade. O projeto “Areias do Jalapão”, criado pelo arquiteto Tom Reis, foi o vencedor do concurso Soul Brasil – Edição Tocantins, promovido pela Metaldomado em parceria com a loja My Leds, de Palmas. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (27), durante uma live no Instagram da marca, que mobilizou o público na torcida pelo resultado.
Inspirada nas dunas douradas do Jalapão e nas comunidades quilombolas da região, a luminária carrega em sua essência a identidade, a força e a beleza do Tocantins. O design mistura formas orgânicas, mármore ondulado, cúpula translúcida e detalhes metálicos que remetem ao capim dourado – símbolo da economia criativa do estado.
“Ter meu projeto escolhido para representar o Tocantins é uma emoção que não cabe em mim. É mais que um prêmio, é a confirmação de que olhar para as nossas raízes, para nossa cultura, e transformar isso em design, faz sentido. É sobre pertencimento, valorização e representatividade. Que essa luminária leve um pedaço do nosso Tocantins para muitos lares”, celebrou o arquiteto Tom Reis, autor da peça vencedora.

“Areias do Jalapão” conquista o público e se torna a luminária símbolo do Tocantins
O concurso Soul Brasil é uma iniciativa que valoriza a diversidade cultural e arquitetônica do país, desafiando arquitetos e designers a criarem luminárias inspiradas em suas origens. A partir de agora, a luminária “Areias do Jalapão” será produzida e comercializada em todo o Brasil pela Metaldomado, tornando-se um símbolo do Tocantins para além das fronteiras do estado.
Para o empresário Danilo Brentini, CEO da loja My Leds, a escolha do público reforça o quanto o design com identidade tem força e significado. “O que aconteceu aqui vai além de um concurso. É um movimento de valorização da nossa cultura, da criatividade do nosso povo e da potência que o Norte tem para entregar ao Brasil. O projeto do Tom emociona, encanta e representa com maestria o Tocantins”, destacou.
-
Palmas2 dias atrás
Zanin concede prisão domiciliar a Eduardo Siqueira Campos por motivos de saúde
-
Tocantins5 dias atrás
Casamento Comunitário no TJTO garante dignidade, cidadania e segurança jurídica a famílias de Palmas
-
Internacional24 horas atrás
EUA oficializam tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto; carta de Trump a Lula provoca crise diplomática
-
Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes2 dias atrás
Você sabe a cor predileta de quem você ama?
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Temporada de Praia 2025 agita Araguacema com segurança e shows