conecte-se conosco

Corpo de Bombeiros Militar

16º Corrida do Fogo movimenta a Capital e garante recorde de público

Publicadas

sobre

Evento contou com a participação de mais de 2,5 mil pessoas entre corredores inscritos, a famosa “pipoca” e participantes convidados

Com um pôr do sol de causar suspiro e um ponto de partida privilegiado para a vista da Capital no novo Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros (CBMTO),  os participantes da 16º Corrida do Fogo vibraram com  o evento realizado pela corporação, no início da noite deste sábado, 1º de julho. Com recorde de público, a edição que, em vinte dias já havia atingido o marco de 1.200 inscritos, finalizando com 1.400 inscritos no total, contou com mais de 2,5 mil participantes na arena e inovou com largada privilegiada para atletas de elite e estrutura confortável e segura.

O coração do público já começou a bater mais forte com a execução do Hino Nacional, em continência à Bandeira do Brasil hasteada a cerca de 30 metros de altura, na Escada Magirus do Corpo de Bombeiros. Com largada rigorosamente às 19h, ponto já marcante do evento, a contagem regressiva foi empolgante e a largada foi abrilhantada com fogos de artifícios e com o brado das sirenes das viaturas. Era o que faltava para os atletas partirem para o percurso de 10km e 5km.

A partir do QCG, pela Avenida NS-03, seguia subindo e descendo pela Avenida LO-03 até à rotatória da NS-01, retornando pela NS-03 até a Avenida JK, e subindo a até à rotatória da Praça dos Girassóis com a Avenida NS-01, contornaram e seguindo até ao canteiro central da Praça com a Avenida LO-02 e retornando para o QCG.

Na avaliação do coordenador geral da Corrida do Fogo e Subchefe do Estado-Maior do CBMTO, coronel Cléber José Borges Sobrinho, a 16º edição da Corrida do Fogo foi inovadora e muito positiva.  “Corrida altamente positiva. Tivemos grandes inovações e fomos muito elogiados pelos líderes das assessorias, que aprovaram o sistema de largada, pela segurança, conseguindo priorizar os atletas de elite, situação que não acontecia  em edições anteriores”, disse.

“Tivemos uma estrutura de suporte exemplar e pela primeira vez uma corrida trouxe banheiros químicos refrigerados, reforçamos a segurança com uma equipe para atender além das nossas expectativas, e ainda contamos com a presença fundamental dos nossos parceiros da segurança pública como a Polícia Militar, Guarda Metropolitana, DETRAN, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, entre vários parceiros que contribuíram para o sucesso do nosso evento. Já estamos recebendo o retorno do público por meio das redes sociais em pontos que um dia já foram motivos de crítica e hoje estamos sendo elogiados”, completou o coronel.

O Subchem elogiou e, ao mesmo tempo, agradeceu aos colegas de Comissão Organizadora, que tanto se empenharam na ação. ”O objetivo é sempre realizar uma Corrida do Fogo melhor a cada edição. Agradeço ao comando da instituição pela confiança na missão, todo o staff que fez isso tudo acontecer, em especial o tenente-coronel José Domingos Filho, responsável por toda mídia do evento, e o tenente-coronel Nilton Rodrigues, que conseguiu fazer o intercâmbio juntos aos parceiros, que são fundamentais para a realização do nosso evento”, avaliou o coordenador.

Tenente Coronel Filho,assessor de Comunicação e MKT do CBMTO, e responsável por toda comunicação visual do evento, descreveu um pouco sobre os  bastidores da corrida.

“Organizar uma corrida de rua não é tarefa simples e nem fácil. Começa um ano antes com a escolha do time que vai fazer a “coisa” tomar forma, composto por um coordenador geral, um adjunto e um auxiliar. Esses três começam a desenvolver as estratégias de captação de recursos, alocação de equipamentos e busca de parceria. O projeto já tem que estar pronto, para então cair em campo. Até o dia da corrida, são dias exaustivos e a busca incessante em não deixar o nível cair, em relação à edição anterior. Desde a escolha dos fornecedores que vão prestar os serviços de produção dos kits dos atletas, medalhas e troféus. E por trás desse time um outro trabalha paralelamente para produção, exatamente, das peças que precisam ser feitas: equipe de comunicação visual e marketing. É de lá que surgem as ideias do que vai compor a corrida, desde a estrutura até identidade visual”, contou.

Filho conta ainda como são os dias que antecedem o evento. “ E dois dias antes da corrida entra em cena uma outra equipe: de inscrições e distribuição dos kits. Trabalham incessantemente 3 dias antes da corrida, como loucos, para dar conta das demandas de inscrições de atletas e parceiros.E no dia da corrida é um “Deu nos acuda”. Várias equipes são montadas e cada uma desempenha o seu papel. Equipes de cronometragem, segurança, hidratação, premiação, palco, estrutura e outras. São mais de 85 pessoas compondo essas equipes, sem citar os mais de 15 patrocinadores e parceiros que também montam suas tendas, lounges, e pontos de degustação, para tornar o cenário mais atraente e interativo.O resultado de tudo isso é uma festa que agrada todo mundo, alegra a alma e incentiva a boa prática de atividades esportivas e competitivas” finalizou.

Para o comandante-geral do CBMTO, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, a Corrida do Fogo se consolida ainda mais a cada ano, como um evento importante dentro do calendário do Estado, com identidade forte, estruturada e que marca um momento de interação entre a sociedade e a instituição.  “A Corrida do Fogo é um momento muito especial para a instituição, pois  trazemos a comunidade para dentro do Quartel e conseguimos ter essa troca. É um evento que realizamos para comemorar o Dia do Bombeiro Militar junto a comunidade, incentivando a prática esportiva, tanto para atletas de elite, como para atletas amadores, para a família tocantinense confraternizar num ambiente de extrema segurança e muito saudável. E neste ano, que estamos de casa nova, foi ainda mais especial, pois conseguimos trazer o público para conhecer o nosso novo QCG, um grande sonho que foi concretizado este ano”, enfatizou o comandante.

Campeã na categoria geral feminino percurso de 5km, Meire Botelho avaliou a corrida. “ A Corrida do Fogo é diferenciada pela sua pontualidade, segurança e organização. É muito gratificante participar”, relatou a campeã.

“Simplesmente, essa edição foi maravihosa”, classificou a campeã dos 10k feminino, Elivani, que ano passado foi a campeã dos 5k.

O maranhense Evandro levou o bicampeonato da Categoria Geral dos 5km. “A Corrida do Fogo é especial e muito organizada”, pontuou.

“O incentivo à prática do esporte num ambiente seguro e familiar, com um público participativo, estrutura segura e muito confortável está dentro do que a BRK busca apoiar em nossa política social.  Esse é nosso segundo ano apoiando a Corrida do Fogo e é muito gratificante”, disse Pedro Gobbo, gerente de Operações da BRK, patrocinadora master da Corrida do Fogo.

E teve corredor que enfrentou mais dificuldade que o próprio percurso, foi o caso dos bombeiros militares que realizaram a corrida usando roupa especial para combate a incêndio. “Faz parte do desafio do bombeiro militar enfrentar dificuldade, e fazer o melhor para a comunidade, sempre seguindo nosso lema “vidas alheias, riquezas Salvar”, disse o campeão da prova, o cabo Jefferson Nascimento, que representou a 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros, de Araguatins.

Representando o Hospital de Olhos de Palmas, outro grande patrocinador da corrida, a gerente administrativa Márcia Guimarães disse que se emocionou no evento. “Desde a execução do Hino Nacional até a largada dos corredores foi um evento emocionante, é uma satisfação fazer parte desse momento tão importante para nosso estado”, relatou.

A lista completa dos dos campeões da 16º edição da Corrida do Fogo está no site da https://chipbrasil.com.br/eventos

Pódios – 5KM

VENCEDORES MASCULINO GERAL (VENC. MAS)

1. 5272 EVANDRO PEREIRA DE BRITO (CBMTO) 15’37

2. 5911 JOÃO FERNANDES DOS SANTOS SILVA 16’01

3. 5171 LEONEY OLIVEIRA GOMES (ACOP/PORANGATU) 16’33

4. 5939 JUDSON CESAR CAMARGO (ELITE ASSESSORIA

ESPORTIVA) 16’45

5. 5827 VANIO VIEIRA 17’10

VENCEDORES FEMININO GERAL (VENC. FEM)

1. 5442 MEIRE DAS CHAGAS BOTELHO (GERAL) 19’59

2. 5693 JÉSSICA PRISCILLA CONCEIÇÃO DOS SANTOS (UMA) 20’14

3. 5381 ANA DO BONFIM FERREIRA DE MENEZES (EVA ASSESSORIA)

21’13

4. 5330 ÉRICA CRISTINA DA SILVA GLÓRIA (ELIESIO MIRANDA) 21’18

5. 5268 ELIZANGELA MONTEIRO DINA (CBMTO) 21’27

Pódios 10 KM

VENCEDORES MASCULINO GERAL (VENC. MAS)

1. 1142 ATHILLA CAVALCANTE TELLES (GERAL) 31’21

2. 1152 NOEL DOS REIS ALVES (GERAL) 31’31

3. 1249 ANTONIO FRANCISCO SILVA COSTA 33’16

4. 1103 VAGNO SILVA DO CARMO (POLÍCIA MILITAR DO

TOCANTINS)

34’37

5. 1304 ROMARIO DOS SANTOS CARVALHO (GERAL) 35’06

VENCEDORES FEMININO GERAL (VENC. FEM)

1. 1160 ELIVANIR BARBOSA BORGES DE PAULA (HL) 41’17

2. 1161 CRISTINA ARAÚJO (HL) 45’32

3. 1376 ELIZA NUNES NETA 45’49

4. 1128 RAFISA JOICY DE OLIVEIRA TEIXEIRA (FOGUETES) 45’51

5. 1363 MONALISA REIS 45’53

Pódios – 5KM – BOMBEIRO EQUIPADO

VENCEDORES MASC. BOMBEIRO EQUIPADO (VENC.MAS.BE)

1. 5074 JEFFERSON BATISTA DO NASCIMENTO 29’46

2. 5067 RONALDO PEREIRA DA SILVA (KEILA) 30’00

3. 5077 RANGEL NEPOMUCENO LIMA 30’54

Pódios 5KM –  BOMBEIRO MILITAR

VENCEDORES MASC. BOMBEIRO MILITAR

1. 5046 NILTON RODRIGUES DOS SANTOS 18’03

2. 5001 VANDER DE MELO PRAXEDES (2CIA3BBM) 18’35

3. 5052 LEONILTON FERREIRA DA SILVA 19’14

VENCEDORES FEM. BOMBEIRO MILITAR

1. 5002 ANA CAROLINE GOMES UCHOA (2CIA3BBM) 24’29

2. 5019 ANDRÉIA GUALBERTO (GUSTAVO BORGES) 27’37

3. 5007 FERNANDA CERQUEIRA MARTINS (BRK) 28’53

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda
Governo do Tocantins8 horas atrás

Instituto Histórico e Geográfico do Tocantins é fundado em Palmas com a missão de preservar e promover o patrimônio cultural do estado

Governo do Tocantins8 horas atrás

Com apoio do Governo do Estado, Tocantins é representado em festival internacional de cinema no Chile

Palmas8 horas atrás

Chefe do Executivo estadual concedeu entrevista à emissora de notícias na manhã deste sábado, 23 Governo do Tocantins Em entrevista à CNN Brasil, na manhã deste sábado, 23, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, falou sobre os R$ 2,5 bilhões que o Tocantins deve receber pela venda de créditos de carbono gerados pelo estado entre 2020 e 2030. A projeção potencial é de mais de 50 milhões de créditos, caso o estado tenha sucesso na redução do desmatamento e degradação de suas florestas. A entrevista ocorreu uma semana após o Governo do Tocantins submeter o documento de registro do Programa Jurisdicional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) ao padrão ART TREES, durante a 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 29), no Azerbaijão. “O Tocantins saiu à frente já em 2023. Assinamos o primeiro contrato do país com uma empresa multinacional suíça (Mercuria Energy Trading), que tem feito investimento no nosso território de maneira que ocorra a preservação ambiental das nossas terras e associado com o desenvolvimento econômico do Estado. Esse projeto já está vigente. Temos cuidado das comunidades tradicionais, com projetos definidos neste aspecto, e das comunidades ribeirinhas também. Temos ainda políticas direcionadas ao combate aos focos de incêndio’, ressaltou o Governador já no início da entrevista. R$ 1 bilhão para 2025 Ao ser questionado sobre o plano do estado na venda de crédito de carbono para o ano de 2025, Wanderlei Barbosa explicou que o Tocantins foi o primeiro estado brasileiro a negociar créditos de carbono no mercado internacional e espera receber cerca de R$ 1 bilhão no próximo ano. Ele explicou também que esses recursos serão divididos entre vários setores. “Temos 20 milhões de toneladas para serem vendidas, já podemos receber em torno de R$ 1 bilhão das vendas de carbono em 2025. Esses recursos serão repartidos aos beneficiários de maneira percentual”, frisou. Para as comunidades tradicionais e ribeirinhas, ele comentou que estão sendo acordados investimentos em projetos da ordem de 25% desses recursos. Para o agronegócio, algo em torno de 25% para que o setor tenha a responsabilidade de continuar preservando parte do seu território. “Ou seja, produzir em menor espaço já aberto”, pontuou. Já para obras de infraestrutura, educação, rodovias, hospitais, Wanderlei Barbosa garantiu que serão destinados 50% desse capital do crédito de carbono. Crescimento econômico sustentável Ainda durante a entrevista à CNN, o governador destacou a importância do crescimento econômico, alinhado a políticas de preservação do meio ambiente. “Estamos em amplo crescimento econômico. Mas esse crescimento econômico precisa, também, ver a questão ambiental. Temos que preservar as matas, as nossas nascentes. Os nossos empresários do setor têm feito migração da pecuária para a produção de grãos. Nós já somos o maior produtor de grãos do Norte do nosso país”, destacou. O Chefe do Executivo tocantinense também foi questionado sobre a ida do Estado a COP 29. Ele comentou que o Tocantins foi apresentado em Baku, no Azerbaijão, como um Estado atrativo.”O que fazemos no Tocantins é uma política de segurança jurídica. Nós queremos que o investidor, que tenha a vocação para esse negócio, tenha responsabilidade ambiental consigo. Não permitimos que crimes ambientais sejam promovidos no nosso território. Então, dessa forma, tanto no agronegócio, que é a nossa vertente mais importante, como também no setor industrial, que o Tocantins vem se destacando, e ainda no comércio e nas áreas urbanas, temos que ter o cuidado ambiental especial”, enfatizou. COP 29 Durante a 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 29), realizada em Baku, no Azerbaijão, entre os dias 11 e 21 de novembro deste ano, o Governo do Tocantins destacou seu trabalho com o Programa Jurisdicional REDD+ (Redução de Emissões dos gases de efeito estufa provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal), apresentando o estado como um território seguro para investidores do mercado de carbono. Na ocasião, em um marco histórico para o Brasil e para o mercado de créditos de carbono, o Governo do Tocantins anunciou, no dia 14, a submissão oficial do documento de registro do Programa Jurisdicional de Redução de Emissões dos Gases de Efeito Estufa por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) ao padrão ART TREES. Em parceria com a Mercuria Energy Group, o projeto prevê a transação dos créditos de carbono a serem gerados pelo estado até 2030, com uma projeção potencial de mais de 50 milhões de créditos, o que representa uma receita estimada superior a R$ 2,5 bilhões, caso o estado tenha sucesso na redução do desmatamento e degradação florestal. Estes recursos serão aplicados em ações de combate ao desmatamento, especialmente voltados para a sociedade, e no fortalecimento das políticas ambientais do estado.

Governo do Tocantins8 horas atrás

Governador Wanderlei Barbosa fala na CNN sobre os R$ 2,5 bilhões que o Tocantins deve receber por créditos de carbono

Governo do Tocantins1 dia atrás

Governador Wanderlei Barbosa comemora suspensão de reajuste da BRK após ação do Governo do Tocantins

Sebrae1 dia atrás

Programa Acredita do Sebrae terá uma carteira exclusiva de crédito para mulheres empreendedoras

Tocantins1 dia atrás

Após vitória nas urnas, Gedeon Pitaluga se licencia da presidência da OABTO até 31 de dezembro de 2024

Hospedagem e hotelaria1 dia atrás

Setor de hotelaria segue com tendência de crescimento no Tocantins

Faet e Senar1 dia atrás

Sistema FAET reúne presidentes de sindicatos para Seminário de Excelência Sindical

Brasil1 dia atrás

Governo Federal destina R$ 703 milhões para coleta e tratamento de resíduos sólidos no Novo PAC Seleções