conecte-se conosco

Moda e Estilo

7ª Edição do Brasil Eco Fashion Week tem como tema Ecoinovação e Desenvolvimento Sustentável

Publicadas

sobre

A plataforma de moda Brasil Eco Fashion vai realizar em São Paulo, de 7 a 9 de dezembro, a 7ª edição do Brasil Eco Fashion Week (BEFW), a maior atração de moda sustentável da América Latina.

Com participação gratuita do público, o evento reúne temas e ações educativas e inspiracionais com desfiles, salão de negócios, exposições e atividades de empreendedorismo. Pela primeira vez, o BEFW ocupará o imponente Centro de Convenções Frei Caneca, próximo da avenida Paulista. Os workshops continuarão a ser realizados na Unibes Cultural, na rua Oscar Freire.

Com o tema “Ecoinovação e Desenvolvimento Sustentável”, o BEFW aborda questões ambientais e sociais em toda a cadeia de produção, incluindo as relacionadas com tecnologias limpas como energia renovável, reciclagem, eficiência energética e novos materiais. Aplicada na ótica das organizações, a ecoinovação, além de aumentar o desempenho e a competitividade de uma empresa, traz benefícios sociais, ajudando a garantir salários mais justos e condições de trabalho seguras e saudáveis, sobretudo neste setor em que 60% da mão de obra é de mulheres, de acordo com os dados da Indústria Têxtil e de Confecção Brasileira (ABIT).

“É inegável que a moda é uma indústria importante na economia, especialmente quando se trata de empregar mulheres, mas ao mesmo tempo, as práticas tradicionais da indústria têm um impacto devastador no meio ambiente”, destaca Rafael Morais, diretor executivo da BEFW. A moda sustentável oferece um caminho para reconciliar a importância econômica da indústria da moda com a necessidade urgente de proteger nosso planeta. “O evento é um espaço para informar e influenciar as decisões na cadeia produtiva da indústria da moda para torná-la mais justa e responsável”.

Desfiles, lançamento de marcas, salão de negócios, prêmio de empreendedorismo, palestras e workshops abrangem a cadeia produtiva da moda Desde a primeira edição, a diversidade da moda brasileira é evidenciada na BEFW. Serão 24 designers na passarela, representando todas as regiões do país. O desfile deve lançar as marcas Altair Santo (SE), Elis Cardim (BA), Moda do João (MA), Projeto Algodão Paraíba (PB) e Ventana (SC), além das que já participam desde a primeira edição como Demodê (MA), Sioduhi (AM) e We’e’ena Tikuna (AM). A Nordestesse, um grupo de marcas já estabelecidas na região Nordeste, também participa do BEFW pela primeira vez.

AGENDA DE DESFILES
Local: Rua Frei Caneca, 569, 4º Andar, Bela Vista – São Paulo, SP
Para assistir, Inscrições no site brasil eco fashionLink
2º DIA – 08/12 – Sexta-feira
1º BLOCO

15h

Elis Cardim

René Orozco

Kunpi Arqueomoda Andina

Elis Cardim

Elis Cardim, designer brasileira, baiana, radicada em Salvador, fundadora e diretora criativa da marca que leva o seu nome. A sensibilidade no olhar, o amor pela arte e a admiração pelo feito à mão abrem caminhos que trilha, desde 2018, mixando o artesanato com o design em um enredo que envolve a valorização do produto 100% brasileiro, luxuoso e exclusivo. As artesãs traduzem em tramas uma moda com alma, eterna e que vai além do vestir roupas. A sua maior realização é ser a propulsora da conexão entre artesã, design, parceiros e clientes, formando uma rede de apoio mútuo que fortalece a responsabilidade social e ambiental da marca.

A marca se prepara para lançar uma novidade que seguirá a vertente sustentável: trata-se de um fio feito com um blend de seda, que mistura a seda pura – ainda dos casulos impróprios – com a viscose que seria descartada por outras fábricas. Esse novo fio tem ótimo acabamento e durabilidade, também é confortável para se trabalhar e permitirá que as peças tenham preço menor.

Campanha da marca Elis Cardim

 

René Orozco

René Orozco trabalha atualmente com uma coleção única anual baseada na sustentabilidade, onde as nossas peças cobrem todas as necessidades climáticas e de temperatura do nosso país.

Esta coleção pretende recriar uma pequena amostra das diferentes técnicas que podem ser utilizadas no tingimento índigo, entre os exemplos, o fio de lã previamente tingido para ser tecido em tear de pedal, ou o tingimento direto a quente gerando diferentes padrões geométricos ou orgânicos através batik ou tie-dye, técnicas utilizadas por muitas culturas ao redor do mundo (África, Ásia e América).

Campanha da marca René Orozco

 

Kunpi Arqueomoda Andina

A marca Kunpi Arqueomoda Andina surgiu pela necessidade de trazer de volta aquele glamour e estilo de vida das nobrezas milenares que são pouco conhecidas, através da ARQUEOMODA, sendo . Esta palavra foi criada pelo Adrián ILave Inca, para sustentar e trazer de volta todo conhecimento antigo e aplicá-lo nas novas propostas e criações, e que são necessárias para ressaltar a importância do papel que teve o estilo de vida originário na América do Sul.

Esta primeira coleção da arqueomoda andina, traz como reflexão a forma de vida sustentável que eles e elas praticavam, onde tudo o que era tomado da natureza era com prudência, respeito e reciprocidade; onde tudo relacionado a vida (plantas, animais, geografia e universo) tinham um ánimo proprio, dignos de respeito e cuidado. Com a chegada do mundo ocidental, os princípios mudaram para uma visão mais antropocêntrica, com a coisificação da natureza, e hoje vivemos as consequências desses novos principios.

Campanha da marca Kunpi Arqueomoda Andina

 

2º DIA – 08/12 – Sexta-feira
2º BLOCO

18h

We’e’ena Tikuna Arte Indígena

Demodê

Min

We’e’ena Tikuna Arte Indígena

A marca We’e’ena TIkuna- Arte Indígena nasceu do Preconceito do NÃO conhecimento amplo da verdadeira história do povo indígena brasileiro. É a primeira grife de moda indígena contemporânea projetada por uma indígena nativa.
A marca trabalha exclusivamente com tecido de algodão e algumas misturas de fibras de turiri, a pintura dos grafismos são manuais, as peça são feitas uma por uma por We’e’ena Tikuna, as pinturas nos tecidos são de tingimentos naturais (jenipapo, urucum). A estamparia com os grafismos nativos sobre o algodão orgânico e a criação das modelagem das peças. Esta participação culmina em momento histórico para população indígena brasileira.

Campanha da marca We’e’ena Tikuna Arte Indígena

 

Demodê

A Demodê nasceu desde quando uma mulher decidiu costurar calcinhas pra cuidar da sua saúde íntima, da suas filhas ou de qualquer outra mulher: da necessidade de cuidado mútuo.

A Demodê faz roupas íntimas biodegradáveis em 100% algodão orgânico, trazendo as rendas manuais do Maranhão em destaque. Feita por mulheres, as modelagens priorizam conforto e beleza, com criações inspiradas em padrões vintage e minimalistas. Valorizando os saberes manuais, cada coleção traz um novo saber, como o crochê em sua coleção “O Futuro é Ancestral” de 2023 e a novidade para 2024 que trás em pauta o cuidado com as águas, uma coleção com tingimento natural índigo, em série limitada.

Campanha da marca Demodê

 

Min

Min foi fundada em 2017 por Paulo Luz, 43 anos, carioca, formado em design gráfico. Nasceu de um sonho de expandir valores mais minimalistas e um mundo mais sustentável. Reflete sobre materiais, excessos, durabilidade, uso, processos de construção da roupa. Além do design minimalista, foca nas fibras naturais biodegradáveis e certificações ambientais, garantindo proveniência, qualidade e baixo impacto sócio-ambiental.Os tecidos são 100% naturais e tem diversos certificados ambientais como OEKOTEX, GOTS, BCI, FSC, ORGÂNICO.  Bordados manuais com a cooperativa Copa Roca, comunidade Rocinha e Batik manual feito por artesão. Na parte interna das roupas um QR code que leva ao site e informa quem produziu a peça.

Campanha da marca Min

 

2º DIA – 08/12 – Sexta-feira
3º BLOCO

20h30

Transmuta + Ruth Kuriyama

Maju Convida

Transmuta + Ruth Kuriyama

Transmuta

A TRANSMUTA foi a primeira marca de upcycling do Brasil a construir um sistema de comunicação inspirada no princípio do blockchain, registrando todas as informações relativas a produção de suas peças, do garimpo a lavagem, e disponibilizá-las num “dossiê digital”, acessível através de um QR code aplicado na roupa.

Através do poder criativo do upcycling e do design autoral, a Transmuta se afirma como uma ferramenta de regeneração do mercado da moda. Quase 100% dos tecidos usados como matéria prima na produção de nossas peças são roupas em desuso.

A marca prima por inovação e pesquisa, buscando soluções para o aproveitamento máximo das matérias-primas têxteis e suas manufaturas originais. A TRANSMUTA se alia a outras marcas e empresas desenvolvendo soluções personalizadas em projetos que cooperam com a mudança de visão do mercado, baseada na concorrência e competitividade.

Campanha da marca Transmuta

 

Ruth Kuriyama

A marca surge em 2021 com a criação de uma linha de quimonos desenvolvidos a partir de matérias primas oriundas de restos de confecção ou de roupas sem uso. Tem como pilares bem estabelecidos o upcycling de matérias-primas, Inspiração na ancestralidade nipônica, e arte têxtil.
Além do upcycling, a arte têxtil vem sendo incorporada nas produções, como um caminho criativo para o aproveitamento dos eventuais resíduos têxteis da produção dos quimonos.

Campanha da marca Ruth Kuriyama

 

Maju Convida

Maju Convida, convida personalidades conhecidas de diversas áreas e mídias para o desfile especial, juntos em prol de amplificar espaços de inclusão, integração e equidade de pessoas com deficiência, no mercado e na sociedade.

Maju de Araújo. crédito MarceloSoubhia_@agfotosite

Beleza Limpa
Em todas as edições, o Brasil Eco Fashion Week prioriza se relacionar com marcas e produtos orgânicos, naturais e sustentáveis. Com coordenação de beleza de Diego Américo, pioneiro pelas maquiagens e cabelos realizados com produtos limpos, os desfiles tem a beleza orgânica com ponto de conexão com o conceito das marcas e o propósito do evento. “A beleza sustentável já é uma realidade e deve andar de mãos dadas com a moda, redefinindo-a com a consciência dos seus impactos.” Diego Américo

Sobre BEFW

O evento anual é pioneiro na promoção da moda sustentável produzida no país. Com o objetivo de catalisar mudanças positivas na indústria, o evento é um ponto de encontro para profissionais, pesquisadores, empreendedores e entusiastas que compartilham um interesse comum na transformação do setor da moda em direção à sustentabilidade. Desde 2017, tem se dedicado a oferecer um espaço para a apresentação de soluções criativas e inovadoras no campo da moda, fomentando negócios e a conexão entre marcas e fornecedores comprometidos com a sustentabilidade.

Patrocínios e apoio

A 7ª edição do BEFW tem patrocínio master da Lojas Renner, além do patrocínio do Mercado Livre e do copatrocínio da Vert e apoio do Sebrae Nacional, Senac, Palma, British Council e Vasart.

7ª edição Brasil Eco Fashion Week – 7 a 9 de dezembro de 2023
Centro de Convenções Frei Caneca (4º andar)
R. Frei Caneca, 569 – Bela Vista, São Paulo – SP
Inscrições no site Link
site BEFW: Link

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda