Governo do Tocantins
Escolas estaduais recebem livros da coleção Minha África Brasileira e Povos Indígenas

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), está distribuindo os livros da coleção Minha África Brasileira e Povos Indígenas. A ação faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) e do projeto Poder Afro, este tem o objetivo de fortalecer estratégias de combate ao racismo nas escolas fomentando o respeito às diferenças.
Para atender aos estudantes que estão matriculados nas turmas do 3º ano do ensino fundamental ao ensino médio, a Seduc adquiriu 293.496 exemplares, que compõe livro didático, livro paradidático de literatura e encarte especial.
A Diretoria de Educação dos Povos Originários e Tradicionais da Seduc elaborou um guia orientador para os professores utilizarem o material. “Esse documento de orientação recomenda que o material seja abordado pelo menos uma vez ao mês e que seja trabalhado dois capítulos por bimestre, indica ainda quais as habilidades da matriz de recomposição e do DCT devem ser desenvolvidas na utilização do material didático e paradidático”, explicou Karoline Rebouças, coordenadora do Núcleo de Educação Escolar Quilombola e Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEEQ-ERER) da Seduc.
Esses livros integram as políticas públicas para a aplicação da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, e da Lei 11.645, de 10 de março de 2008, que estabelecem as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena’. E também integram o material dos eixos da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).
A coleção busca desenvolver no estudante um conjunto de valores, atitudes e habilidades, por meio da abordagem de diferentes temáticas, práticas e atividades pedagógicas, para além dos conhecimentos específicos de cada componente curricular.
Experiência de escola de Colinas
Estudantes da Escola Presbiteriana de Colinas do Tocantins receberam, nesta semana, os livros da coleção Minha África Brasileira e Povos Indígenas.
A professora de História, Maria Aparecida de Luna Sousa, destacou a importância do programa para auxiliar os estudantes a desenvolverem uma nova consciência sobre a sociedade brasileira. “Este livro é um recurso valioso para as aulas de História, pois conta com uma linguagem simples, de fácil compreensão; Ilustrações bonitas e atrativas; atividades de fácil compreensão, que o aluno pode desenvolver sem dificuldade. A proposta do livro é contextualizada e está dentro dos assuntos vistos pelos alunos, tudo isso enriquece e facilita a aprendizagem do estudante”, esclareceu a professora.
Marcia José da Silva, que leciona Língua Portuguesa, destacou a importância do material para seguir as orientações do referencial curricular e da matriz de recomposição relacionadas à cultura africana e indígena. “Este livro auxiliará no desenvolvimento de competências e habilidades que irão favorecer as minhas ações em sala por meio da leitura e interpretação, explorando o vocabulário e os gêneros literários por intermédio do repertório relacionado à literatura brasileira sobre eventos e aspectos sociais e culturais dos povos africanos e indígenas, de forma mais clara e objetiva”, esclareceu a professora.
A estudante Ana Luisa Alves, 14 anos, do 9º ano do ensino fundamental, falou da importância dos livros. “Eu gostei muito, os conteúdos são interessantes e úteis para ampliar meu conhecimento relacionado a fatos importantes da história brasileira a qual os povos africanos e indígenas foram referência de força e resistência na construção do nosso país”, ressaltou.
Anna Júlia Leite dos Santos, 14 anos, também do 9º ano do ensino fundamental, comentou sobre a coleção. “Achei interessante a abordagem do conteúdo com detalhes da realidade enfrentada pelos povos africanos e indígenas. É importante reconhecer as dificuldades e os enfrentamentos que conduziram os rumos da nossa história. Ressaltamos que esses temas nos levam a não esquecer tudo que os negros passaram para conquistar a liberdade”, contou.
Governo do Tocantins
Tocantins é homenageado por colaboração com a Rede Nacional de Dados em Saúde
O agradecimento foi feito pelo Ministério da Saúde, na assembleia do Conass, da quarta-feira, 27

O Tocantins foi homenageado durante a assembleia ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) realizada em Brasília, na quarta-feira, 27. O agradecimento feito pelo Ministério da Saúde (MS) foi pela contribuição da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), na construção coletiva da Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma oficial de interoperabilidade do Governo Federal.
Segundo o MS, “a participação da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, na Etapa Piloto da Federalização RNDS foi fundamental para aprimorar a metodologia e orientar a ampliação da Etapa Estadual da Federalização da RNDS para as demais Unidades Federativas brasileiras, consolidando um marco para a transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
“Temos trabalhado incansavelmente para modernizar e promover melhorias na saúde pública do Tocantins, como prioridade da gestão do governador Wanderlei Barbosa e ficamos felizes com essa homenagem. Ela nos motiva a continuarmos com o compromisso de aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde, com a transformação digital, em benefício à população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
O coordenador do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges/TO), Paulo Burgue participou do evento e afirmou que, “esse reconhecimento reafirma o compromisso da gestão da SES-TO com a inovação tecnológica em saúde e com o fortalecimento da governança digital, para a melhoria da qualidade assistencial no Tocantins”.
Rede Nacional de Dados em Saúde
A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) é a plataforma oficial de interoperabilidade do Ministério da Saúde (MS). Foi criada para conectar os diferentes sistemas de saúde em todo o Brasil, estabelecer infraestrutura nacional para o compartilhamento seguro e padronizado de dados de saúde, garantir mais eficiência na gestão da informação e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa rompe ligamentos do joelho e passará por cirurgia

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, sofreu uma lesão no joelho durante uma partida de futebol na noite desta terça-feira, 26. Exames médicos confirmaram a ruptura dos ligamentos cruzados e do menisco do joelho esquerdo, condição que exige procedimento cirúrgico para a restauração das estruturas afetadas.
O laudo médico também indica a necessidade de drenagem para retirada de líquido acumulado na região. A cirurgia será agendada nos próximos dias.
Por orientação médica e devido à mobilidade reduzida, a agenda do governador ficará restrita até a realização do procedimento e durante o período de recuperação.
Governo do Tocantins
Quarta reunião do Pnatrans reúne órgãos para definição de estratégias de redução de acidentes no Tocantins
Encontro discutiu criação de comissão intersetorial, apresentou resultados da Operação Verão Seguro e alinhou novas ações de prevenção no Estado

A quarta reunião do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi realizada nesta terça-feira, 25, na sala de reuniões do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. O encontro reuniu representantes de diversos órgãos estaduais, municipais e federais para alinhar novas estratégias voltadas à redução dos índices de sinistros no Tocantins.
Durante a reunião, foi criada uma comissão de levantamento e análise dos dados de registros de sinistros, que terá caráter intersetorial, com o objetivo de garantir efetividade e encaminhamentos práticos para subsidiar as ações do Pnatrans no Estado. A comissão será composta pela Polícia Militar, Secretaria de Estado da Saúde (SES), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Delegacia de Repressão a Crimes de Trânsito (DRCT), Corpo de Bombeiros Militar, Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO) – nas áreas da gerência de fiscalização e gerência de estatística – e a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Semob).
O tenente-coronel Cleyton Alen, do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária e de Divisas (BPMRed), destacou a importância da composição integrada da comissão. “A atuação conjunta é fundamental para que os dados sejam analisados com precisão, possibilitando a adoção de medidas práticas e eficazes para reduzir os índices de sinistros e salvar vidas”, afirmou.
Resultados da Operação Verão Seguro
Na ocasião, também foram apresentados os resultados da “Operação Verão Seguro”, realizada durante a temporada de praias no Tocantins. A ação abordou 11.138 veículos em todo o Estado, na realização de 1.743 testes de alcoolemia. Além disso, 94 condutores foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool.
O planejamento das próximas ações preventivas também foi discutido durante a reunião. O gerente de fiscalização, Enildo Leite, destacou que já está em andamento uma nova operação, voltada à prevenção de sinistros de trânsito durante o feriado prolongado da Independência do Brasil. “O Detran, em parceria com os demais órgãos de segurança e fiscalização do trânsito, irá atuar de forma integrada para conter os índices de sinistros durante o período, garantindo mais segurança aos condutores e pedestres”, explicou.
Ações do SEST/SENAT
O estado está no período de colheita da soja, em virtude disso, o SEST/SENAT promoverá ações de conscientização voltadas aos caminhoneiros que circulam nas unidades de transbordo de grãos do Tocantins, com foco na prevenção e conscientização dos riscos do uso de álcool e outras drogas por motoristas de caminhão.
O presidente do Detran/TO, William Gonzaga, reforçou a importância da união institucional. “O Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito no mundo, e precisamos enfrentar essa realidade com responsabilidade. A união de esforços entre as instituições é fundamental para salvar vidas e tornar o trânsito do Tocantins mais seguro”, destacou.
Presenças
A reunião contou com a presença de representantes da Ageto, PRF, Secretaria da Segurança Pública (SSP), Secretaria da Educação (Seduc), BPMRed, DNIT, Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito de Araguaína (ASTT), SES, Guarda Metropolitana de Porto Nacional, Polícia Militar, SEST/SENAT e Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).
-
Social4 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Entretenimento3 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Tocantins3 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Economia2 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Social2 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi