Turismo
Redescobrindo o quintal: Tocantins explora o lazer de proximidade e fortalece economia local no verão amazônico
Novas rotas cada vez mais empolgantes, e tempo e dinheiro curtos têm impulsionado uma nova tendência entre os turistas, o ‘staycation’

Nesse contexto de um mercado turístico robusto, uma tendência global ganha força no Tocantins: o ‘staycation’. A opção por aproveitar o descanso e as experiências na própria cidade ou em destinos próximos torna-se ainda mais atraente com a chegada do verão amazônico. A pesquisa do Ministério do Turismo para o último verão já apontava que fatores como condições financeiras, falta de planejamento e tempo limitado motivaram muitos brasileiros a não viajar, cenário que impulsiona a valorização do lazer de proximidade.
Para os tocantinenses, e mesmo para aqueles que, como a policial civil Patrícia Vasconcelos, mantêm fortes laços com o estado, o ‘staycation’ no verão amazônico representa uma oportunidade prática de desfrutar das belezas naturais e do lazer local sem os custos e a logística de longas viagens. “Apesar de ter vivido em Palmas por muitos anos, nunca deixo de voltar a visitar o Estado”, compartilha Patrícia. “Saindo de Brasília é possível passar por Alto Paraíso, Aurora e visitar os Azuis e o Rancho Buscapé, passar na lagoa do japonês, e vir até Palmas, dando aquela parada obrigatória em Taquaruçu. Assim é possível ir viajando, parando e construindo uma viagem linda de Brasília até aqui.” Essa perspectiva ilustra como o conceito de lazer de proximidade se expande para além dos limites da cidade, abrangendo roteiros regionais acessíveis.
A analista do Sebrae Ana Flávia Borges corrobora essa observação, destacando a consolidação do turismo de proximidade no cenário pós-pandemia. “Essa tendência se tornou um fato, impulsionada pela facilidade de se locomover para locais próximos de casa, utilizando recursos já disponíveis”, explica. “No Tocantins, observamos que muitos aproveitam as opções mais próximas, como as praias de Miracema, a natureza exuberante de Taquaruçu ou os sítios de pinturas rupestres.”
Ainda segundo Ana Flávia, os empreendedores locais têm demonstrado sensibilidade a essa mudança no comportamento dos turistas. “Nossos empreendedores percebem a cada dia que esse turismo está voltando nos finais de semana e têm se preparado para isso. Eles reorganizam a dinâmica dos serviços de alimentação, oferecem mais facilidades como acesso à internet e posicionam-se nas redes sociais, buscando agregar valor à experiência dos visitantes.”
O setor turístico local, impulsionado por essa nova demanda, encontra no ‘staycation’ uma oportunidade de fortalecer a economia e valorizar os atrativos regionais. Nesse cenário, o Five Senses Resort, que está com vendas abertas na modalidade de multipropriedade, apresenta-se como uma opção para o lazer de proximidade. “Estamos entusiasmados em breve apresentar ao público do Tocantins e região o Five Senses Resort. Acreditamos que a multipropriedade oferece uma forma inteligente e acessível de desfrutar de férias de alta qualidade, permitindo que mais famílias vivenciem experiências memoráveis sem a necessidade de um investimento imobiliário integral”, destaca Jimmy Reile, CEO do Five Senses Resort.
A experiência de Patrícia Vasconcelos reforça o potencial do turismo regional e a atratividade do Tocantins para visitantes de estados vizinhos. “Assim é possível ir viajando, parando e construindo uma viagem linda de Brasília até aqui”, reitera a policial civil, evidenciando a facilidade de acesso e a variedade de atrações próximas. Reile também enfatiza a sinergia do empreendimento com essa tendência. “O conceito do Resort foi pensado para atender essa crescente demanda por lazer perto de casa. Queremos ser o destino preferencial para os tocantinenses e para aqueles que, mesmo vindo de perto, buscam um refúgio sofisticado e completo para aproveitar o verão amazônico e outros períodos do ano, impulsionando assim o turismo local e fortalecendo a nossa economia. Acreditamos que o staycation e a multipropriedade se complementam, oferecendo conveniência, qualidade e um excelente custo-benefício para as famílias.”
Para o futuro do turismo de proximidade, Ana Flávia Borges aponta que “o SEBRAE considera essenciais iniciativas e colaborações entre governo, comunidade local, empresas e turistas para estabelecer um ambiente de negócios robusto e sustentável.”
“Para garantir que essa modalidade traga benefícios duradouros”, conclui a analista do Sebrae, “é crucial um planejamento integrado que envolva a valorização da cultura local, a preservação ambiental e a qualificação dos serviços, com o apoio de políticas públicas e a conscientização dos turistas sobre a importância do consumo responsável.” A valorização das opções de lazer locais e regionais, impulsionada por fatores econômicos, pela busca por praticidade e pelo expressivo número de empresas atuantes no setor, redefine a maneira como os tocantinenses e seus vizinhos vivenciam suas férias e feriados, com impacto direto na economia regional.