Entretenimento
Alanzim Coreano, dono do hit Pega o Guanabara, grava clipe em Palmas

O Bar do Bode, estabelecimento tradicional da cidade, foi o local escolhido para o cenário da canção que leva o nome do Tocantins
Com o hit “Pega o Guanabara”, Alan Bezerra da Penha, o Alanzim Coreano, aos 20 anos de idade, entrou para a seleta lista dos 50 hits mais Virais do Brasil no Spotify. O artista, que teve sua música projetada para os quatro cantos do país, desembarca no próximo dia 09 ao Tocantins para gravar o clipe de seu mais novo sucesso, que leva o mesmo nome do Estado.
O Bar do Bode, um tradicional estabelecimento da capital palmense, foi o destino escolhido para a gravação das cenas da canção Tocantins. A música fala sobre os acasos de uma paixão que surge após um homem boêmio se apaixonar por uma mulher, durante um forró no Tocantins, e a vontade de ir embora para o cerrado em busca da amada. “Como estávamos tocando muito na região norte do Brasil, principalmente no Tocantins, então decidimos fazer uma música em homenagem ao Estado”, informou Alanzim.
Somando mais de 2 milhões e meio de ouvintes no Spotify, atualmente o cantor e compositor se dedica totalmente à música, fazendo shows por todo o país, além de sempre atualizar seu repertório.
Pega o Guanabara alcançou o top 3 das músicas mais ouvidas nas plataformas de streaming. Ultrapassou mais de 100 milhões de views e o clipe original somado a participação com Wesley Safadão superaram a marca de 200 milhões de visualizações.
Alanzim Coreano soma grandes sucessos a uma história de perseverança e importantes escolhas. Ainda pequeno no município de Cascavel, região metropolitana do Ceará, ele fugia de casa para cantar e tocar violão na praça e quase sempre era resgatado pela mãe que reprendia a peraltice musical, até perceber que na verdade estava diante de um grande talento.
Trajetória
Aos 18 anos de idade, começou a compor músicas que se tornaram grandes sucessos como: Adeus, Tchau Já Era na voz de Samyra Show, “Meu Coração me Odeia”, sucesso na voz Taty Girl com feat de Wesley Safadão, “Adeus Bye Bye”, com Márcia Fellipe e “É injusto”. Gravada por Raí Saia Rodada, “Oh Rapariga”’, gravada por Toca do Vale, a música já alcançou mais de meio milhão de visualizações no YouTube. Conhecido por suas composições, o artista chamou a atenção do produtor Rod Bala e iniciou o projeto Alanzim Coreano com o primeiro hit “’Nasceu pra brilhar”, alcançando o primeiro convite de parceria com Luan Estilizado. E o segundo sucesso “Pensando em nós dois”. O single “Pega o Guanabara”, se tornou um hit nacional e a convite de Wesley Safadão, a música foi gravada juntamente com o artista e conta com mais dois clipes disponíveis que já alcançaram mais 100 milhões de visualizações no YouTube. O último lançamento de Alanzim Coreano foi a música “Aposta-dor (Rosa). A canção foi gravada em parceria com o cantor Zé Vaqueiro e conta também com dois clipes disponíveis no YouTube.
No ano passado, Alanzim Coreano gravou seu primeiro DVD “’Forró e Futebol” na cidade de Cascavel. O trabalho contou com grandes participações como: Mari Fernandez, Henry Freitas, Zé Vaqueiro, Eric Land, Raí Saia Rodada e Junior Viana
Entretenimento
Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas
Exposição “Aquilo que habita em mim” estreia dia 08 na Galeria Sesc em Palmas

A Galeria de Artes do Sesc em Palmas inaugura no dia 08 de julho, às 19h, a exposição “Aquilo que habita em mim”, com um bate-papo especial com a multiartista e autora da mostra, Ana Mundim. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Após o lançamento, a exposição segue aberta para visitação até o dia 18 de agosto, no Centro de Atividades Norte do Sesc.
A mostra é resultado de uma pesquisa visual que une fotografia e dança para explorar o simbioceno — conceito filosófico e ambiental que propõe uma convivência harmônica e não hierárquica entre seres humanos e não-humanos.
Sobre Ana Mundim
Ana Mundim é uma artista múltipla: bailarina, fotógrafa, atriz, escritora e DJ. Possui doutorado em Artes pela UNICAMP e Universitat Autònoma de Barcelona, é mestre em Artes e licenciada em Dança pela UNICAMP. Desde 2017, é professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Há mais de uma década, Ana investiga as possibilidades da imagem em movimento, desenvolvendo o conceito de “fotocoreografia”, que já foi tema de artigo acadêmico. Em 2023, participou do Laboratório Oma de Artes Visuais (SP) e do Experimental Photo Festival em Barcelona.
Serviço
- Exposição: “Aquilo que habita em mim”
- Artista: Ana Mundim
- Abertura e bate-papo: 08/07, às 19h
- Visitação: 09/07 a 18/08
- Local: Galeria Sesc de Artes – Centro de Atividades Norte, Palmas (TO)
- Informações: artesplasticas@sescto.com.br | WhatsApp (63) 3212-9922
- Entrada: Gratuita | Classificação: Livre
Entretenimento
Festival da Literatura Independente do Tocantins movimenta Palmas com programação gratuita
De 25 a 27 de julho, Palmas recebe o Festival da Literatura Independente do Tocantins com programação gratuita, feira, shows e debates.

O Festival da Literatura Independente do Tocantins (FLITO) será realizado entre os dias 25 e 27 de julho em Palmas, com uma programação cultural totalmente gratuita. A iniciativa promete aquecer a cena literária local e valorizar autores, editoras e artistas da produção tocantinense.
FLITO valoriza produção literária do Tocantins
Idealizado pelo empresário e escritor Matheus José, da Editora Vecchio, o Festival da Literatura Independente do Tocantins reunirá escritores, artistas visuais, músicos e leitores em um ambiente colaborativo e de celebração da cultura regional.
Programação do Festival da Literatura Independente do Tocantins
A programação do FLITO inclui lançamentos de livros, feira literária, mesas de debate, espaço infantil, shows musicais, sarau poético e intervenções artísticas visuais e performáticas. Serão três dias de encontros entre público e criadores de arte e literatura.
Locais do festival em Palmas
Nos dias 25 e 26 de julho, o festival acontece no Museu Casa Suçuapara, localizado no Parque Cesamar. No dia 27 de julho, o encerramento será na Praia da Graciosa, um dos cartões-postais da capital, unindo literatura e natureza em um mesmo espaço.
Realização e apoios
O Festival da Literatura Independente do Tocantins tem entrada franca e é uma realização da Editora Vecchio em parceria com o Plano Nacional Aldir Blanc. Conta com apoio cultural da Fundação Cultural de Palmas, apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins e realização do Ministério da Cultura.
Informações e redes sociais
A programação completa será divulgada em breve. Para acompanhar as novidades do evento, acesse o @flitocantins no Instagram.
Links úteis
Acompanhe o Portal Jaciara Barros para mais informações sobre o Festival da Literatura Independente do Tocantins e os destaques da cena cultural do estado.
Entretenimento
Jornalista e Escritor Tocantinense Lança Livro e Exposição Fotográfica Sobre Combate a Incêndios Florestais em Paraíso do Tocantins

O Tocantins enfrenta atualmente um dos maiores desafios ambientais do Brasil: o alto número de incêndios florestais, especialmente durante o período de estiagem. Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente de Paraíso do Tocantins, em parceria com a empresa Película Filmes, promoveu um evento educativo com o escritor e fotógrafo Willian Borges.
O evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 01, na Secretaria de Meio Ambiente e contou com a presença de brigadistas, bombeiros e profissionais que trabalham na proteção e preservação do meio ambiente.
No evento, foi lançado o livro “Anjos da Natureza”, que aborda o trabalho dos brigadistas florestais e a importância dessa atuação para a preservação ambiental. Junto ao livro, também foi lançada uma exposição fotográfica homônima, com imagens de brigadistas e incêndios florestais.
O livro e a exposição “Anjos da Natureza” são frutos de um projeto da empresa Película Filmes, realizado com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. O projeto conta com patrocínio do Banco da Amazônia (Basa), dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A iniciativa garante a permanência da exposição por dez dias nas cidades por onde passa, além da doação de exemplares do livro para bibliotecas e instituições que atuam com questões ambientais.
“Hoje tivemos um dos eventos mais gratificantes deste projeto, pois foi a apresentação de uma literatura ainda pouco difundida no Brasil, a realidade dos combates a incêndios florestais, para profissionais que trabalham na área. Isso foi gratificante, pois foi uma troca de saber e também uma contribuição para pessoas que podem fazer a diferença já neste período de estiagem”, disse Willian Borges, autor do livro.
-
Turismo3 dias atrás
Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro
-
Palmas4 dias atrás
Priscila Alencar Veríssimo é nomeada Procuradora-Geral de Palmas
-
Entretenimento4 dias atrás
Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas
-
Energisa4 dias atrás
Vagas no setor elétrico no Tocantins: Energisa contrata mais de 90 pessoas em seis meses
-
ALETO4 dias atrás
Região Metropolitana de Palmas terá 10 novos municípios