Entretenimento
Choros de Luiz Gonzaga: Mais de 400 pessoas prestigiam concertos didáticos em espaços públicos da Capital

O projeto “Choros de Luiz Gonzaga” encantou estudantes e moradores das regiões periféricas de Palmas com um concerto emocionante, levando música e cultura para além dos limites convencionais. O evento foi realizado em três edições com concertos gratuitos que percorreram escolas públicas e áreas de periferia, proporcionando acesso à Música Popular Brasileira e a valorização da cultura. O público total do projeto foi de 470 pessoas, principalmente adolescentes e jovens.
O repertório do concerto foi uma homenagem ao mestre Luiz Gonzaga, ícone da música nordestina, apresentando uma versão ainda pouco conhecida do Rei do Baião. As apresentações aconteceram na Pracinha da Cultura no Morada do Sol, na Escola Almirante Tamandaré e no Colégio Padre Josimo, respectivamente, nos dias 17, 23 e 26 de Abril.
Para a moradora do bairro Morada do Sol, Iranides Chaves, os músicos cativaram o público com arranjos envolventes e interpretações emocionantes, resgatando a essência cultural e a riqueza sonora desses estilos musicais. “Foi uma experiência incrível poder assistir a esse concerto tão perto de casa. A música é uma forma de expressão que une as pessoas, e ver músicos tão talentosos se apresentando aqui na nossa comunidade foi emocionante. Nunca tinha visto nada parecido”, destacou.
A diretora da Escola de Tempo Integral Colégio Almirante Tamandaré, Idelma Pereia, considerou o projeto essencial para a formação cultural de novas gerações. “É uma iniciativa maravilhosa que, além de proporcionar acesso à cultura, valoriza a nossa música brasileira e enriquece a formação dos nossos jovens. Parabéns aos organizadores”, afirmou.
Para o idealizador do projeto, o músico Iogo Landinho, o sucesso do “Choros de Luiz Gonzaga” demonstra a importância de iniciativas culturais que promovem a democratização do acesso à arte e valorizam a identidade cultural brasileira. “Acredito que novas edições virão para que possamos beneficiar outras regiões da nossa cidade e público para que possamos reafirmar o nosso compromisso em continuar promovendo eventos que enriqueçam a vida cultural da comunidade”, concluiu o artista.
Equipe
Sob a direção do músico Iogo Landinho, que também atuou como guitarrista, o concerto foi apresentado pelos músicos Bruno Barreto (saxofone tenor), Wallas Alencar (flauta transversal) e Matheus Les (pandeiro). Para apresentar ao público das diferentes regiões de Palmas uma jornada através das melodias imortais de Gonzagão, o quarteto interpretou as canções 13 de Dezembro, Sabido, Catamilho na Festa, Xodó, Luar do Nordeste, Numa Serenata, Araponga e Sanfonando.
Todas as apresentações tiveram a entrada franca e contam ainda com medidas de acessibilidade, como audiodescrição na narração de cenário, apresentação e integrantes, na locução de abertura, intérprete de Libras e espaços das apresentações adequados para pessoas com deficiência física.
Projeto
Idealizado e proposto pelo músico e professor Iogo Landinho, o projeto “Choros de Luiz Gonzaga” foi contemplado pelo edital 019/2023 – Artes Tocantins pela Lei Paulo Gustavo (LPG), via Ministério da Cultura (MinC) e Secretaria Estadual de Cultura (Secult).
Ficha Técnica
Guitarra acústica, produtor musical e coordenação geral: Iogo Landinho
Assessoria de Comunicação: Cinthia Abreu
Arranjos e saxofone tenor: Bruno Barreto
Produtor executivo e flautista: Wallas Alencar
Pandeiro: Matheus Les
Técnico de Som: Daniel Mangaba
Fotografia e Vídeos: Marcelo Les
Intérprete de Libras: Thallyta Teixeira
Cerimonialista e Designer Gráfico: Geyslany Ribeiro
Entretenimento
Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas
Exposição “Aquilo que habita em mim” estreia dia 08 na Galeria Sesc em Palmas

A Galeria de Artes do Sesc em Palmas inaugura no dia 08 de julho, às 19h, a exposição “Aquilo que habita em mim”, com um bate-papo especial com a multiartista e autora da mostra, Ana Mundim. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Após o lançamento, a exposição segue aberta para visitação até o dia 18 de agosto, no Centro de Atividades Norte do Sesc.
A mostra é resultado de uma pesquisa visual que une fotografia e dança para explorar o simbioceno — conceito filosófico e ambiental que propõe uma convivência harmônica e não hierárquica entre seres humanos e não-humanos.
Sobre Ana Mundim
Ana Mundim é uma artista múltipla: bailarina, fotógrafa, atriz, escritora e DJ. Possui doutorado em Artes pela UNICAMP e Universitat Autònoma de Barcelona, é mestre em Artes e licenciada em Dança pela UNICAMP. Desde 2017, é professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Há mais de uma década, Ana investiga as possibilidades da imagem em movimento, desenvolvendo o conceito de “fotocoreografia”, que já foi tema de artigo acadêmico. Em 2023, participou do Laboratório Oma de Artes Visuais (SP) e do Experimental Photo Festival em Barcelona.
Serviço
- Exposição: “Aquilo que habita em mim”
- Artista: Ana Mundim
- Abertura e bate-papo: 08/07, às 19h
- Visitação: 09/07 a 18/08
- Local: Galeria Sesc de Artes – Centro de Atividades Norte, Palmas (TO)
- Informações: artesplasticas@sescto.com.br | WhatsApp (63) 3212-9922
- Entrada: Gratuita | Classificação: Livre
Entretenimento
Festival da Literatura Independente do Tocantins movimenta Palmas com programação gratuita
De 25 a 27 de julho, Palmas recebe o Festival da Literatura Independente do Tocantins com programação gratuita, feira, shows e debates.

O Festival da Literatura Independente do Tocantins (FLITO) será realizado entre os dias 25 e 27 de julho em Palmas, com uma programação cultural totalmente gratuita. A iniciativa promete aquecer a cena literária local e valorizar autores, editoras e artistas da produção tocantinense.
FLITO valoriza produção literária do Tocantins
Idealizado pelo empresário e escritor Matheus José, da Editora Vecchio, o Festival da Literatura Independente do Tocantins reunirá escritores, artistas visuais, músicos e leitores em um ambiente colaborativo e de celebração da cultura regional.
Programação do Festival da Literatura Independente do Tocantins
A programação do FLITO inclui lançamentos de livros, feira literária, mesas de debate, espaço infantil, shows musicais, sarau poético e intervenções artísticas visuais e performáticas. Serão três dias de encontros entre público e criadores de arte e literatura.
Locais do festival em Palmas
Nos dias 25 e 26 de julho, o festival acontece no Museu Casa Suçuapara, localizado no Parque Cesamar. No dia 27 de julho, o encerramento será na Praia da Graciosa, um dos cartões-postais da capital, unindo literatura e natureza em um mesmo espaço.
Realização e apoios
O Festival da Literatura Independente do Tocantins tem entrada franca e é uma realização da Editora Vecchio em parceria com o Plano Nacional Aldir Blanc. Conta com apoio cultural da Fundação Cultural de Palmas, apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins e realização do Ministério da Cultura.
Informações e redes sociais
A programação completa será divulgada em breve. Para acompanhar as novidades do evento, acesse o @flitocantins no Instagram.
Links úteis
Acompanhe o Portal Jaciara Barros para mais informações sobre o Festival da Literatura Independente do Tocantins e os destaques da cena cultural do estado.
Entretenimento
Jornalista e Escritor Tocantinense Lança Livro e Exposição Fotográfica Sobre Combate a Incêndios Florestais em Paraíso do Tocantins

O Tocantins enfrenta atualmente um dos maiores desafios ambientais do Brasil: o alto número de incêndios florestais, especialmente durante o período de estiagem. Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente de Paraíso do Tocantins, em parceria com a empresa Película Filmes, promoveu um evento educativo com o escritor e fotógrafo Willian Borges.
O evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 01, na Secretaria de Meio Ambiente e contou com a presença de brigadistas, bombeiros e profissionais que trabalham na proteção e preservação do meio ambiente.
No evento, foi lançado o livro “Anjos da Natureza”, que aborda o trabalho dos brigadistas florestais e a importância dessa atuação para a preservação ambiental. Junto ao livro, também foi lançada uma exposição fotográfica homônima, com imagens de brigadistas e incêndios florestais.
O livro e a exposição “Anjos da Natureza” são frutos de um projeto da empresa Película Filmes, realizado com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. O projeto conta com patrocínio do Banco da Amazônia (Basa), dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A iniciativa garante a permanência da exposição por dez dias nas cidades por onde passa, além da doação de exemplares do livro para bibliotecas e instituições que atuam com questões ambientais.
“Hoje tivemos um dos eventos mais gratificantes deste projeto, pois foi a apresentação de uma literatura ainda pouco difundida no Brasil, a realidade dos combates a incêndios florestais, para profissionais que trabalham na área. Isso foi gratificante, pois foi uma troca de saber e também uma contribuição para pessoas que podem fazer a diferença já neste período de estiagem”, disse Willian Borges, autor do livro.
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas
-
Turismo2 dias atrás
Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro
-
Palmas3 dias atrás
Priscila Alencar Veríssimo é nomeada Procuradora-Geral de Palmas
-
Entretenimento4 dias atrás
Festival Todas as Músicas Krahô – Encontro de Mestres Cantores e Cantoras
-
Entretenimento3 dias atrás
Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas