Entretenimento
Concerto musical “TemMúsica na Mala” marca a retomada do Grupo VozToc aos palcos

O Grupo VozToc está de volta aos palcos. O concerto musical de retomada das atividades artísticas recebe o nome de “Tem Música na Mala” e acontecerá no próximo sábado, 03, às 19h30, no auditório do Memorial Coluna Prestes, em Palmas. No repertório, os artistas trazem diferentes ritmos musicais dos gêneros gospel e autoral a quatro vozes com interações e dinâmicas que unem a percussão vocal ainda a poesia e o teatro.
O grupo vocal é formado pelos cantores Anderson Camacho (baixo), Cinthia Abreu (contralto), Cléia Carvalho (Soprano), Hermiton Carvalho (barítono), Leide Theóphilo (Mezzo) e Oscar Coelho (tenor), que serão acompanhados pelo músico Anderson Camacho (diretor-geral) no violão e Oscar Coelho no cajon.
O repertório é composto pelas canções Feirante (João Alexandre), Quando Deus escolhe alguém (Diante do Trono), O Tocantins Tem Dono (Anderson Camacho), Quimeratins (D’César), Cantar é assim (Anderson Camacho), Galhos Secos/ Para a nossa alegria (Osvayr Agreste), Rema (Madrigal de Palmas), Pai nosso (João Alexandre) e Tem música na mala (Anderson Camacho).
Os arranjos musicais e a direção-geral são do maestro Anderson Camacho. Segundo ele, a proposta é levar o público a uma viagem musical, com diferentes ritmos e sons. “Somos todos viajantes, indo certamente para algum destino… O grupo VozToc tem em sua bagagem algo precioso para entregar ao público. Ao abrir a mala todos apreciarão a emoção das harmonias vocais, da beleza expressada através do som, da arte envolvente e cativante da música. Uma viagem de cores e sons! Uma viagem inesquecível! Imperdível!”, promete o artista.
Grupo VozToc
O Grupo VozToc nasceu no ano de 2008, quando amigos e membros de uma mesma igreja batista uniram-se para ensaiar repertório voltado para a música vocal. O que surgiu de encontros sem compromissos cresceu e dali se desenvolveram grandes projetos, como apresentações culturais em eventos institucionais do Tocantins, concertos musicais, festivais de música pelo País afora e muito mais.
Foi convidado especial do Festival Internacional de Coros (Nordeste Cantat), em Maceió (AL) por dois anos seguidos e viajou pelo Tocantins; participou com concerto musical em diversas edições do Salão do Livro, com abertura de renomados shows nacionais; realizou a Cantata “Jesus com Jazz” com a Orquestra Buriti Band e gravou o CD “Deus no Interior” com o pastor Eliseu Eduardo, com canções dos gêneros gospel e autoral.
As atividades foram paralisadas no ano de 2012 para compromissos pessoais de alguns dos artistas, como mudança para fora do País e do Estado. Contudo, retoma as atividades com a realização do concerto “Tem Música na Mala”.
O evento tem o apoio da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (Sectur).
Ficha Técnica
Cantores: Anderson Camacho (baixo), Cinthia Abreu (contralto), Cléia Carvalho (Soprano), Hermiton Carvalho (barítono), Leide Theóphilo (Mezzo) e Oscar Coelho (tenor).
Direção geral: Anderson Camacho
Produção executiva: Cinthia Abreu
Relações institucionais: Leide Theóphilo
Redes Sociais e Publicidade: Oscar Coelho
Coordenação Técnica: Hermiton Carvalho
Secretária: Cléia Carvalho
Maquiagem: Carol Alves
Crédito das fotos: Estúdio OX/ Divulgação
Entretenimento
Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas
Exposição “Aquilo que habita em mim” estreia dia 08 na Galeria Sesc em Palmas

A Galeria de Artes do Sesc em Palmas inaugura no dia 08 de julho, às 19h, a exposição “Aquilo que habita em mim”, com um bate-papo especial com a multiartista e autora da mostra, Ana Mundim. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Após o lançamento, a exposição segue aberta para visitação até o dia 18 de agosto, no Centro de Atividades Norte do Sesc.
A mostra é resultado de uma pesquisa visual que une fotografia e dança para explorar o simbioceno — conceito filosófico e ambiental que propõe uma convivência harmônica e não hierárquica entre seres humanos e não-humanos.
Sobre Ana Mundim
Ana Mundim é uma artista múltipla: bailarina, fotógrafa, atriz, escritora e DJ. Possui doutorado em Artes pela UNICAMP e Universitat Autònoma de Barcelona, é mestre em Artes e licenciada em Dança pela UNICAMP. Desde 2017, é professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Há mais de uma década, Ana investiga as possibilidades da imagem em movimento, desenvolvendo o conceito de “fotocoreografia”, que já foi tema de artigo acadêmico. Em 2023, participou do Laboratório Oma de Artes Visuais (SP) e do Experimental Photo Festival em Barcelona.
Serviço
- Exposição: “Aquilo que habita em mim”
- Artista: Ana Mundim
- Abertura e bate-papo: 08/07, às 19h
- Visitação: 09/07 a 18/08
- Local: Galeria Sesc de Artes – Centro de Atividades Norte, Palmas (TO)
- Informações: artesplasticas@sescto.com.br | WhatsApp (63) 3212-9922
- Entrada: Gratuita | Classificação: Livre
Entretenimento
Festival da Literatura Independente do Tocantins movimenta Palmas com programação gratuita
De 25 a 27 de julho, Palmas recebe o Festival da Literatura Independente do Tocantins com programação gratuita, feira, shows e debates.

O Festival da Literatura Independente do Tocantins (FLITO) será realizado entre os dias 25 e 27 de julho em Palmas, com uma programação cultural totalmente gratuita. A iniciativa promete aquecer a cena literária local e valorizar autores, editoras e artistas da produção tocantinense.
FLITO valoriza produção literária do Tocantins
Idealizado pelo empresário e escritor Matheus José, da Editora Vecchio, o Festival da Literatura Independente do Tocantins reunirá escritores, artistas visuais, músicos e leitores em um ambiente colaborativo e de celebração da cultura regional.
Programação do Festival da Literatura Independente do Tocantins
A programação do FLITO inclui lançamentos de livros, feira literária, mesas de debate, espaço infantil, shows musicais, sarau poético e intervenções artísticas visuais e performáticas. Serão três dias de encontros entre público e criadores de arte e literatura.
Locais do festival em Palmas
Nos dias 25 e 26 de julho, o festival acontece no Museu Casa Suçuapara, localizado no Parque Cesamar. No dia 27 de julho, o encerramento será na Praia da Graciosa, um dos cartões-postais da capital, unindo literatura e natureza em um mesmo espaço.
Realização e apoios
O Festival da Literatura Independente do Tocantins tem entrada franca e é uma realização da Editora Vecchio em parceria com o Plano Nacional Aldir Blanc. Conta com apoio cultural da Fundação Cultural de Palmas, apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins e realização do Ministério da Cultura.
Informações e redes sociais
A programação completa será divulgada em breve. Para acompanhar as novidades do evento, acesse o @flitocantins no Instagram.
Links úteis
Acompanhe o Portal Jaciara Barros para mais informações sobre o Festival da Literatura Independente do Tocantins e os destaques da cena cultural do estado.
Entretenimento
Jornalista e Escritor Tocantinense Lança Livro e Exposição Fotográfica Sobre Combate a Incêndios Florestais em Paraíso do Tocantins

O Tocantins enfrenta atualmente um dos maiores desafios ambientais do Brasil: o alto número de incêndios florestais, especialmente durante o período de estiagem. Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente de Paraíso do Tocantins, em parceria com a empresa Película Filmes, promoveu um evento educativo com o escritor e fotógrafo Willian Borges.
O evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 01, na Secretaria de Meio Ambiente e contou com a presença de brigadistas, bombeiros e profissionais que trabalham na proteção e preservação do meio ambiente.
No evento, foi lançado o livro “Anjos da Natureza”, que aborda o trabalho dos brigadistas florestais e a importância dessa atuação para a preservação ambiental. Junto ao livro, também foi lançada uma exposição fotográfica homônima, com imagens de brigadistas e incêndios florestais.
O livro e a exposição “Anjos da Natureza” são frutos de um projeto da empresa Película Filmes, realizado com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. O projeto conta com patrocínio do Banco da Amazônia (Basa), dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A iniciativa garante a permanência da exposição por dez dias nas cidades por onde passa, além da doação de exemplares do livro para bibliotecas e instituições que atuam com questões ambientais.
“Hoje tivemos um dos eventos mais gratificantes deste projeto, pois foi a apresentação de uma literatura ainda pouco difundida no Brasil, a realidade dos combates a incêndios florestais, para profissionais que trabalham na área. Isso foi gratificante, pois foi uma troca de saber e também uma contribuição para pessoas que podem fazer a diferença já neste período de estiagem”, disse Willian Borges, autor do livro.
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas
-
Turismo2 dias atrás
Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro
-
Palmas3 dias atrás
Priscila Alencar Veríssimo é nomeada Procuradora-Geral de Palmas
-
Entretenimento5 dias atrás
Festival Todas as Músicas Krahô – Encontro de Mestres Cantores e Cantoras
-
Entretenimento3 dias atrás
Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas