Prefeitura de Porto Nacional
Desenterro da Buiúna ganha destaque internacional

Desenterro da Buiúna ganha destaque internacional
O tradicional Desenterro da Buiúna recebeu holofotes internacionais nesta terça-feira, 4 de março. A TV estatal francesa France 5, presente em diversas plataformas de televisão por assinatura, registrou o evento no centro histórico da cidade.
A gravação foi conduzida pelo jornalista e documentarista François Pecheux, com filmagem de Stephane Jobert e produção de Ingrid Piponiot. O material será exibido no programa “Au bout c’est la mer”, sucesso na França por explorar mitos e culturas ligadas a rios ao redor do mundo.
A Lenda e o Cortejo
O Desenterro da Buiúna celebra a lenda da Cobra Grande, figura ancestral do imaginário portuense. Também chamada de Mãe d’Água, a Buiúna representa mistério, proteção e temor, associada ao Rio Tocantins.
O cortejo foi liderado pelo pesquisador e cantor Everton dos Andes, reunindo músicos, dançarinos e atores. Com máscaras, fantasias e adereços inspirados na serpente mítica, o grupo percorreu as ruas da cidade, encantando o público com uma narrativa repleta de simbolismo e emoção.
Reconhecimento Internacional
A presença da TV francesa destacou a singularidade do evento, que mistura folclore e a energia carnavalesca. Os jornalistas acompanharam o cortejo, entrevistaram participantes e ressaltaram a importância da tradição na preservação cultural.
“É impressionante como essa tradição pulsa tão viva na comunidade. A Buiúna não é apenas uma lenda, mas parte da identidade local”, comentou um dos repórteres franceses.
Everton dos Andes e o resgate da tradição
Responsável por revitalizar a celebração da Buiúna em Porto Nacional, Everton dos Andes celebrou a projeção internacional do evento.
“Ver nossa cultura sendo reconhecida no mundo é uma grande conquista. A Buiúna nos conecta ao rio, à história e às nossas raízes”, afirmou.
Segundo a lenda, a Buiúna repousa adormecida sob a Catedral Nossa Senhora das Mercês, com sua cabeça enterrada sob a igreja e a cauda do outro lado do rio. A tradição popular alerta que, caso a serpente fosse desenterrada, a cidade seria inundada.
Turismo e Cultura
Além de fortalecer a identidade cultural de Porto Nacional, o evento impulsiona o turismo na região. A cobertura internacional tende a atrair visitantes interessados na riqueza das tradições locais e na beleza do Rio Tocantins.
Prefeitura de Porto Nacional
Porto Nacional vai ganhar novo Centro Administrativo com apoio do governo federal
Prefeito Ronivon Maciel e presidente Lula assinam cessão de área para novo Centro Administrativo de Porto Nacional. Localizado no Anel Viário, terreno de mais de 119 mil m² abrigará a nova sede do Executivo Municipal, secretarias e Câmara Municipal

Porto Nacional deu mais um importante passo rumo ao desenvolvimento administrativo e urbanístico. Nesta sexta-feira, 27, o prefeito Ronivon Maciel e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinaram, em Araguatins, o termo de cessão de uma área da União onde será construído o novo Centro Administrativo do município.
A ação integra o programa federal Imóvel da Gente, que destina imóveis públicos não utilizados para projetos de interesse social e governamental. Com mais de 119 mil metros quadrados, localizados no anel viário, o terreno será transformado na nova sede da prefeitura de Porto Nacional, abrigando ainda secretarias municipais e a Câmara Municipal, com foco em um modelo de gestão mais eficiente e sustentável.
Conquista construída em parceria
A cessão da área representa o resultado de um trabalho iniciado em abril de 2024, quando o prefeito Ronivon Maciel e o superintendente do Patrimônio da União (SPU), Edy Cesar, firmaram um protocolo de intenções com apoio da Câmara Municipal.
A obra será viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do senador Eduardo Gomes, no valor de R$ 3,4 milhões, repassados pelo Ministério da Defesa.
Desenvolvimento local com reconhecimento federal
O programa Imóvel da Gente garante que espaços antes ociosos sejam revertidos em benefícios diretos à população, seguindo os princípios da governança participativa e da sustentabilidade.
A construção do novo complexo administrativo representa um avanço na descentralização dos serviços públicos, promovendo mais comodidade aos cidadãos e um ambiente de trabalho mais integrado e funcional para os servidores municipais.
Prefeitura de Porto Nacional
Porto Nacional realiza 1ª Conferência Municipal das Cidades com foco em inclusão, sustentabilidade e justiça social Caixa de entrada
O evento marcou a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades e da 6ª Conferência Estadual das Cidades do Tocantins

A Prefeitura de Porto Nacional realizou, nesta terça-feira, 24, no auditório do IFTO, a 1ª Conferência Municipal das Cidades, com o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
O evento marcou a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades e da 6ª Conferência Estadual das Cidades do Tocantins, conforme os regimentos internos estabelecidos pelo Ministério das Cidades e pela Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional.
Com ampla participação de moradores, lideranças comunitárias, representantes de movimentos sociais, estudantes e técnicos da área, a conferência teve como objetivo principal ouvir a população e construir, de forma colaborativa, diretrizes para o desenvolvimento urbano sustentável do município.
Durante a solenidade de abertura, a Secretária Executiva de Habitação, Larisse Martins Vilela, destacou o caráter democrático e propositivo do evento. “Hoje estamos dando início à primeira conferência municipal de Porto Nacional, que é um espaço democrático, onde a sociedade, junto com entidades e o poder público municipal, pode enxergar como prioridade o que o nosso município realmente precisa. Aqui, vamos elaborar propostas e buscar soluções para os problemas que abrangem todo o nosso território, com foco na melhoria da qualidade de vida da nossa população. A programação teve início às 8h da manhã e vai até às 19h. À tarde, realizamos a eleição dos novos delegados e suplentes, que integrarão a comissão responsável por representar o município nas etapas estadual e nacional da conferência”, disse Larisse.
O prefeito Ronivon Maciel também ressaltou o papel da conferência como um marco no fortalecimento da participação popular. “Mais um ato de fortalecimento para nossas cidades. Essa Conferência das Cidades tem que fortalecer a cidade que queremos, sobretudo, uma cidade mais sustentável, com mais qualidade de vida, uma infraestrutura cada vez mais definida e mais qualificada. Quero agradecer à nossa equipe, em nome do nosso secretário Marcos Lemos, que tem motivado toda a cidade neste momento tão importante. Esta primeira conferência trata de algo comum a toda a população: a infraestrutura e a qualidade de vida. A conferência vem justamente para apontar o caminho mais assertivo que queremos para nossa cidade. A contribuição de cada cidadão é de suma importância para o futuro da nossa cidade e do nosso município”, afirmou o prefeito.
Já o secretário de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcos Lemos, destacou a relevância do evento como espaço de escuta e construção coletiva. “Essa é a primeira Conferência de Cidades em nosso município, e a sexta do Estado. É um momento de colocar Porto Nacional dentro dessa rota de melhorias, de interação com a comunidade. Isso aqui é a interação entre a sociedade e Executivo, juntamente com o Legislativo. É buscar trazer a população para dentro dos problemas que enfrentamos no dia a dia, e muitas vezes, problemas que talvez não visualizamos, mas que a população vive diariamente. A conferência é um passo importante para diminuirmos essas problemáticas e enfrentarmos as vulnerabilidades que ainda existem no município”, pontuou o secretário.
Além dos painéis temáticos e da eleição dos delegados, o evento proporcionou um ambiente de diálogo onde ideias e experiências puderam ser compartilhadas, visando à construção de uma cidade mais justa, sustentável e inclusiva.
CONFIRA A LISTA DOS DELEGADOS ELEITOS
Secretaria Executiva da Habitação
Segmento: Poder Público Municipal
Titular: Larisse Martins Vilela
Suplente: Aline Pereira Dias
Secretaria Executiva de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano
Segmento: Poder Público Municipal
Titular: Alisson Pereira Nascimento
Suplente: Wagner Pereira da Cruz
Agência de Regulação de Porto Nacional
Segmento: Poder Público Municipal
Titular: Lucas Lopes Coelho Viana
Suplente: Quinara Rezende Pereira da Silva Viana
Associação de Moradores da Escola Brasil
Segmento: Movimentos Populares
Titular: Ângelo Máximo Rodrigues Santiago
Suplente: Bruno Cabral Rodrigues
Associação de Moradores de Luzimangues
Segmento: Movimentos Populares
Titular: Crispim Alves de Oliveira Júnior
Suplente: George Pacheco
Associação de Moradores do Imperial
Segmento: Movimentos Populares
Titular: Maria Gonçalves da Silva
Suplente: Robson Alves Pinheiro
Associação de Moradores Jardim Municipal
Segmento: Movimentos Populares
Titular: Silvania Ferreira de Souza
Suplente: Edileuza Vieira dos Santos
COMSAÚDE
Segmento: Representantes de ONGs
Titular: Adasiel Teixeira Medrado
Suplente: Luciana Pereira de Souza
Esportes e Juventude
Segmento: Poder Público Municipal
Titular: Divina Nogueira
Suplente: Não informado
Guarda Municipal
Segmento: Poder Público Municipal
Titular: José Filho Chaves dos Santos
Suplente: Cleissan Sousa Santos Barbosa
IFTO (Instituto Federal do Tocantins)
Segmento: Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa
Titular: Autenir Carvalho de Rezende
Suplente: Leandro Maluf
Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB)
Segmento: Movimentos Populares
Titular: Vanessa Gonçalves da Silva
Suplente: Não informado
Secretaria Executiva de Regularização Fundiária
Segmento: Poder Público Municipal
Titular: Silas Soares do Carmo
Suplente: Marisa Florêncio Martins Sales
Secretaria Municipal de Agricultura
Segmento: Poder Público Municipal
Titular: Danielle Nascimento de Santana
Suplente: Marcos Geovani Martins da Silva
Sindicato dos Agricultores e Agricultoras de Porto Nacional
Segmento: Trabalhadores (Entidades Sindicais)
Titular: Delmício Dias dos Santos
Suplente: Gernilson Gonçalves
UFT (Universidade Federal do Tocantins)
Segmento: Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa
Titular: Etiene Fabbrin Pires Oliveira
Suplente: Liza Aparecida Brasilio
Prefeitura de Porto Nacional
Prefeito Ronivon Maciel prestigia abertura da Agrotins 2025
Acompanhado de diversos vereadores, gestor prestigia abertura da feira; prefeito visita estandes Aprosoja e de diversos empresários do setor

O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, com uma comitiva de autoridades municipais, prestigiou, ontem, 15, a abertura da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2025, em Palmas. A Agrotins, realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), chega à sua 25ª edição sendo consolidada como o maior evento do agronegócio da região Norte do Brasil, reunindo produtores, pesquisadores, empresas, instituições públicas e privadas, além de visitantes de todo o país.
Ronivon Maciel percorreu diversos estandes e visitou empresas com atuação direta no agronegócio portuense. As visitas rendeu boas conversas com empresários, ouvindo produtores e reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do setor.
Entre as visitas, o estande da Aprosoja Tocantins se destaca, pois representa um dos pilares da produção de grãos no estado. O prefeito também esteve com empresas ligadas à comercialização de sementes, tecnologia agrícola, insumos e serviços para o campo, mostrando na prática o que já é realidade: Porto Nacional tem sido protagonista no avanço do agro.
O prefeito Ronivon Maciel destacou a importância da Agrotins no cenário agropecuário. “Estamos felizes que Porto Nacional esteja participando de um evento dessa magnitude. Porto Nacional é uma das principais cidades do agro tocantinense, sendo tricampeã estadual em exportações e não poderíamos deixar de participar. A Agrotins é um espaço de troca de conhecimentos, de debate sobre as melhores práticas e das inovações que impulsionam o desenvolvimento do campo”, disse o prefeito.
Capital do Agro Tocantinense
Nos últimos quatro anos, Porto Nacional tornou-se a Capital do Agro do Tocantins, assumindo a ponta nas exportações. Nesse período, foram quase US$ 2 bilhões de vendas externas. Só no primeiro quadrimestre deste ano, os balões chegam a US$ 180 milhões, sendo quase tudo de soja e resíduos de soja.
“Sabemos que o fato de Porto Nacional ter se tornado a terceira maior economia do Estado tem tudo a ver com o agro. É uma união de esforços gigantes, que passa pelo grande produtor, o setor de serviços, os pequenos agricultores e o poder público”, explicou o prefeito durante entrevista à rádio Agrotins.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Jaime Café, destacou a grandiosidade do evento. “A gente está recebendo um público recorde, os dois primeiros dias, terça e quarta-feira, foram ótimos, com muita gente visitando os estandes, a estrutura da feira está muito bonita, os nossos expositores capricharam no layout, na estruturação, para bem receber o visitante. Estamos satisfeitos em ver o tanto que se tem o prestígio para aquela atividade que é a principal atividade do nosso estado, que é a produção agropecuária, para gerar volume lá no campo e fazer com que a indústria se desenvolva, gera emprego, gera desenvolvimento no nosso estado”, afirmou Café.
“A nossa expectativa está altíssima, nesse ano de Agrotins. Isso mostra a força do agronegócio, sendo realmente a mola mestra do Tocantins e também do Brasil. Quero aproveitar para parabenizar a prefeitura de Porto Nacional, que hoje se destaca como a terceira maior economia do agronegócio no estado. É um orgulho imenso poder vivenciar esse crescimento e ver de perto o quanto Porto Nacional tem se tornado uma referência nesse setor tão pujante. Parabenizo também os organizadores do evento e a todos os empresários presentes. Como tocantinense, fico realizado em ver o nosso estado crescendo e se consolidando no cenário nacional do agronegócio”, destacou o empresário Leandro Freire.
A Agrotins destaca-se por promover a difusão de tecnologias, inovação no campo, sustentabilidade e negócios, fomentando o desenvolvimento do setor agropecuário tocantinense e nacional. A programação, durante os cinco dias de evento, inclui palestras, oficinas, exposições de maquinário agrícola, rodadas de negócios, lançamentos de produtos, painéis técnicos e atividades voltadas à agricultura familiar, além de espaço para startups e soluções digitais voltadas ao campo. A 25ª edição acontece entre 13 a 17 de maio no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, no acesso pela BR-010, com uma vasta programação de exposições, palestras e oficinas.
-
ALETO5 dias atrás
Aleto aprova obrigatoriedade de intérprete de Libras em peças do Governo do Tocantins
-
ALETO5 dias atrás
Expo Araguaçu 2025 valoriza agro e movimenta economia
-
Tocantins3 dias atrás
Casamento Comunitário no TJTO garante dignidade, cidadania e segurança jurídica a famílias de Palmas
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Tocantins marca presença no Fórum Jurídico de Lisboa
-
ALETO5 dias atrás
Empreendedorismo do Jovem do Campo ganha incentivo oficial no Tocantins