Governo do Tocantins
Dignidade da pessoa humana é destacada em ações de regularização fundiária que beneficiam mais de 3 mil famílias tocantinenses

Entregas de títulos de propriedades ocorreram nos dias 9 a 16 de dezembro nas regiões de norte a sul do estado
Mais do que papéis, os títulos de propriedade representam esperança e justiça social para milhares de famílias tocantinenses. Entre os dias 9 e 16 de dezembro o Governo do Tocantins, por meio da Tocantins Parcerias, transformou a vida de 1.354 famílias que agora têm a segurança de chamar de “sua” a casa onde construíram suas histórias.
As ações regularização fundiária trouxeram sonhos concretizados e um futuro mais seguro para moradores de 13 cidades de norte a sul do estado: Sampaio, Sítio Novo, Itaguatins, São Bento do Tocantins, Darcinópolis, Araguaína, Tabocão, Piraquê, Bandeirantes, o povoado Trevo da Praia (Gurupi), São Valério, Ponte Alta do Tocantins finalizando com a entrega em Paraíso do Tocantins.
Para o aposentado Serafim Faustino da Costa, morador de Ponte Alta do Tocantins há impressionantes 64 anos, o momento foi de pura emoção. Ele foi um dos 143 beneficiados no município. “Esperei 64 anos para ter em mãos o documento da minha casa. Foram anos de muita luta para construí-la. Hoje, só sinto felicidade e gratidão por ver esse sonho realizado. Agora, posso dizer que tenho uma casa de verdade”, comemorou durante a cerimônia de entrega na última quinta-feira, 12.
De acordo com Zélia Bandeira Asmar, diretora imobiliária e Comercial da Tocantins Parcerias, a entrega dos títulos vai muito além de regularizar a posse de um imóvel. “Essas famílias não só conquistaram o direito à propriedade, mas também a possibilidade de investir no futuro de seus lares e garantir segurança jurídica. Esse trabalho reforça o compromisso do governador Wanderlei Barbosa em unir desenvolvimento econômico e justiça social”, enfatizou.
Em Itaguatins, a emoção foi grande para a aposentada Luzimar França Barros, uma das beneficiárias que comemorou o momento depois de 18 anos de espera pelo documento do seu imóvel. “Volto pra casa com meu sonho realizado: o documento da minha casa que tanto esperei. A felicidade é tanta que não cabe em mim”, contou a moradora.
União que transforma vidas
Desde 2019, mais de 15 mil famílias foram beneficiadas com a regularização fundiária urbana (Reurb), fruto de um esforço conjunto entre o Governo do Tocantins, por meio da Tocantins Parcerias, Poder Judiciário, por meio da Corregedoria Geral da Justiça (CGJUS) e do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref), municípios e cartórios de registro de imóveis.
A corregedora geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, destacou o impacto da iniciativa, lembrando que a entrega dos títulos simboliza respeito e cidadania. “Esse momento representa a soma de esforços de diversas entidades para garantir o direito à moradia digna. Para nós, é uma satisfação imensa ver o impacto positivo dessas ações na vida das famílias”, afirmou.
O coordenador do Nupref, juiz Wellington Magalhães, também ressaltou a relevância dessa união de forças. “A entrega do título de propriedade é um marco de cidadania e dignidade. Quando os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalham juntos, alcançamos o objetivo maior que é garantir segurança e respeito às famílias. Sem o título, viver em um imóvel é como habitar uma incerteza. Com ele, asseguramos moradia digna e segura, que é o propósito essencial do serviço público”, concluiu.
Ainda neste ano, foram realizadas entregas de títulos em mais de 40 municípios, além de 7 mil cadastros sociais de famílias em todo o estado do Tocantins, na qual a Tocantins Parcerias atua diretamente. A regularização fundiária continua a ser um pilar essencial para o desenvolvimento social do Tocantins, transformando vidas e comunidades, com o título de propriedade registrado
Governo do Tocantins
Família autoriza doação de órgão no Hospital Geral de Palmas
O doador de 21 anos ajudará quem precisa de transplante de fígado

Para a captação da quinta-feira, 19, a CETTO contou com a parceria da Hemorrede Tocantins, do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-TO), da Central Estadual de Regulação (CER) e do Hospital IOP, onde o paciente estava internado em leito do Sistema Único de Saúde (SUS). “A todos os profissionais envolvidos, nosso reconhecimento pela dedicação e sensibilidade no cuidado com cada etapa do processo”, destacou a coordenadora.
A doação de órgãos é um ato simples que pode salvar vidas. Para ser doador, não é necessário deixar nada por escrito, basta comunicar à família o desejo da doação. A doação de órgãos só acontece após autorização familiar.
Governo do Tocantins
TCE de Olho no Futuro foca na Primeira Infância
Governador Wanderlei Barbosa participa do lançamento do TCE de Olho no Futuro, projeto que fortalece ações para crianças de 0 a 6 anos no Tocantins.

O projeto TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância foi lançado nesta terça-feira, 17 de junho de 2025, no Colégio Militar – Unidade II, em Palmas, com a presença do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa. A iniciativa busca fortalecer políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos nos 139 municípios do estado, unindo esforços interinstitucionais e fases de atuação até novembro.
Governador destaca parceria com o TCE
Durante a cerimônia, o governador Wanderlei Barbosa enfatizou o papel pedagógico do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), destacando que a orientação aos gestores é essencial para garantir políticas eficazes. “É obrigação dos municípios cuidar das pessoas e oferecer escola para as séries iniciais; e é obrigação do Estado garantir hospital materno, hospital infantil e cuidar das nossas crianças”, frisou.
Wanderlei também ressaltou o avanço na alfabetização: “Em 2021, apenas 14% das nossas crianças estavam alfabetizadas no tempo certo. Hoje, esse cenário mudou com o trabalho conjunto entre Estado e municípios.”
Compromisso coletivo com a infância
Para o presidente do TCE/TO, conselheiro Alberto Sevilha, o projeto representa um pacto social em defesa das crianças. “Esta é uma etapa decisiva na formação humana. É dever do Estado, da família e da sociedade assegurar, com absoluta prioridade, a garantia dos direitos básicos da criança”, declarou.
Lançamento do Selo Unicef 2025
Na mesma ocasião, foi lançada a edição 2025 do Selo Unicef, com a presença de Mariana Rocha, coordenadora da Região Norte do Unicef. O selo reconhece municípios que promovem melhorias concretas nos direitos das crianças e adolescentes.
Etapas do projeto e abrangência estadual
O TCE de Olho no Futuro será desenvolvido em cinco fases, iniciando em Palmas e seguindo para cidades-polo como Guaraí, Dianópolis, Gurupi, Miracema, Araguatins e Araguaína até outubro. No dia 22 de novembro, será realizado o Dia D da Primeira Infância simultaneamente nos outros 133 municípios.
Além de capacitações e eventos regionais, a ação prevê a entrega do Selo Município Amigo da Família às administrações municipais que se destacarem.
Parcerias estratégicas
A iniciativa conta com apoio do Governo do Tocantins, por meio das secretarias da Setas, Seciju, Seduc, SES/TO e da Polícia Militar; além do Tribunal de Justiça (TJTO), Ministério Público (MPTO), Defensoria Pública (DPE), Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e Fieto.
Acompanhe todas as etapas do TCE de Olho no Futuro aqui no Portal Jaciara Barros e veja como sua cidade pode transformar o futuro das crianças tocantinenses!
Governo do Tocantins
Ponto facultativo Corpus Christi é decretado no Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa decreta ponto facultativo nos dias 19 e 20 de junho em razão de Corpus Christi.
Ponto facultativo para essas datas será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça-feira, 17.

Governo estabelece folga nos dias 19 e 20 de junho; serviços essenciais serão mantidos
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, decretou ponto facultativo para os dias 19 (quinta-feira) e 20 (sexta-feira) de junho de 2025, em razão da celebração religiosa de Corpus Christi. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 17.
Com isso, os órgãos do Poder Executivo estadual terão expediente suspenso durante o feriado prolongado, retornando às atividades normais na segunda-feira, 23 de junho.
Entretanto, o decreto não se aplica aos serviços essenciais, como os relacionados à saúde, segurança pública, fiscalização tributária e demais atividades que não podem ser interrompidas. A responsabilidade de garantir a continuidade dessas operações cabe aos respectivos gestores de cada área.
Entenda a data
A celebração de Corpus Christi ocorre sempre 60 dias após a Páscoa e é uma tradição da Igreja Católica que homenageia o “Corpo de Cristo” com missas e procissões em várias cidades brasileiras. Embora não seja considerado feriado nacional por lei, a data pode ser adotada como ponto facultativo por estados e municípios, a depender de previsão legal local.
A adoção do ponto facultativo em nível estadual proporciona aos servidores a oportunidade de um feriado prolongado, movimentando setores como o turismo, comércio e serviços.
- Turismo2 dias atrás
Ilha do Combu: quando tradição e bioeconomia encantam visitantes
- Opinião e Editorial1 dia atrás
Campanha por Ana Caroline: doações de sangue são essenciais para nova cirurgia oncológica
- Social1 dia atrás
Yoga Day reúne bem-estar, presença e conexão no Five Senses Resort
- Tocantins4 dias atrás
Movimento Pela Vida celebra 25 anos com 80 atividades gratuitas
- Turismo2 dias atrás
Mosqueiro: praias de água doce e charme histórico