A secretária da Educação de Palmas, Débora Guedes, recebeu na tarde desta quarta-feira, 7, uma comissão de candidatos aprovados no concurso da Educação que aguardam sua nomeação e posse. Com o objetivo de ouvir da secretária os próximos trâmites para a efetivação agora que não há impedimento jurídico, os participantes da reunião afirmam representar mais de seis mil candidatos no quadro de reserva e excedentes. A previsão para início do chamamento dos aprovados é dia 30 de junho.
A secretária Débora Guedes salientou a importância do concurso para suprir a carência de vagas na rede municipal de ensino, pois a posse destes candidatos aprovados em caráter efetivo irá liberar a gestão para contratar em funções como assistente de serviços gerais e cuidador. “O início do próximo ano letivo será muito mais fácil com estes novos profissionais”, disse.
Débora explicou que atualmente a Semed está com a documentação em trâmite, e uma vez definido o impacto financeiro terá início o chamamento para a posse. A secretária também explicou a estratégia para exonerar os quase 900 contratos atualmente em vigor na rede e simultânea publicação no Diário Oficial dos aprovados sem causar transtornos e prejudicar o semestre letivo, uma vez que o prazo previsto para os candidatos aprovados tomarem posse é o dia 30 de junho.
Débora Guedes afirmou que os 766 aprovados suprem as 650 vagas de módulo disponíveis, atualmente ocupadas por professores contratados. “Nenhum contrato está ocupando vaga de efetivo”. Para o próximo ano, estão previstas a inauguração do Centro Municipal de Ensino Médio (Cmei) Capadócia e da Escola de Tempo Integral (ETI) Taquari, além do Centro de Educação Inclusiva que deve abrir novas vagas, voltadas ao cadastro de reserva.
Uma das representantes presentes, Francisca Paz considerou a reunião produtiva. “Foram esclarecidas muitas dúvidas, sobretudo quanto à data prevista para chamar os aprovados. Estamos aguardando com esperança”, disse.
Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias eletivas em Palmas
Reunião foi marcada por sintonia entre objetivos da atuação parlamentar e de prioridades do Executivo Municipal por atender demanda de pacientes que aguardam cirurgias de catarata e vasectomia na Capital
Pastor Carlos Velozo, e o deputado Estadual Dr. Danilo Alencar se reuniram nesta sexta, 11, para falar sobre demandas de saúde pública – Foto: Edu Fortes
O prefeito em exercício de Palmas, Pastor Carlos Velozo, recebeu em seu gabinete, na manhã desta sexta-feira, 11, o deputado estadual Dr. Danilo Alencar. Durante a reunião, os dois trataram de uma pauta prioritária para a gestão municipal: a intenção de zerar as filas de cirurgias eletivas de catarata e vasectomia na Capital.
Segundo o prefeito em exercício, a iniciativa busca garantir o acesso efetivo à saúde e assegurar o cumprimento do direito constitucional da população ao atendimento digno e oportuno. Ele ressaltou a importância do apoio parlamentar para viabilizar recursos e ações conjuntas nesse esforço. “Zerar as filas de cirurgias é uma questão de justiça social. Estamos falando de devolver qualidade de vida a quem aguarda há muito tempo por um procedimento. Contar com o apoio do deputado Dr. Danilo é fundamental para tornar essa meta realidade em Palmas”, afirmou Carlos Velozo.
O deputado Dr. Danilo Alencar destacou a relevância da reunião e a sintonia entre os objetivos da sua atuação parlamentar e as prioridades da Prefeitura. Ele afirmou ver na nova gestão uma política voltada para o bem comum e se colocou à disposição para colaborar. “Vejo uma nova política ressurgindo em Palmas, uma política do bem, que se preocupa com as pessoas. O prefeito Carlos Velozo demonstra que a saúde é uma prioridade. Acredito que, assim como conseguimos acabar com as filas em Araguaína, também vamos alcançar esse resultado aqui”, resumiu.
A reunião marca o início de uma articulação estratégica para fortalecer o sistema de saúde da capital, com foco na resolutividade e na redução do tempo de espera por procedimentos cirúrgicos.
Semus adota estratégias variadas para combater transmissores de arborivoses – Foto: Arquivo Semus
Desde janeiro de 2025, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), reformulou as ações de combate às arboviroses urbanas, principalmente dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Essas ações contribuíram para a redução de casos confirmados da doença em 79,5% no primeiro semestre deste ano, comparado com o mesmo período de 2024. De 1º de janeiro a 30 de junho de 2025 foram registrados 82 casos e no ano anterior, 400.
Em relação à zika, dois casos foram confirmados em 2024 e nenhum em 2025. Sobre a chikungunya, ocorreu um aumento atípico de casos, que elevaram os dados gerais da Capital, em 2025, com 191 registrados confirmados e 40 em 2024.
O principal objetivo da Semus é reduzir os índices de infestação do Aedes aegypti. Uma das ações permanentes é a vistoria domiciliar em regiões com maior ocorrência do mosquito. Para isso, de janeiro a junho de 2025, foram inspecionados 209.794 imóveis em toda a cidade.
Além disso, a Semus intensificou a instalação de armadilhas chamadas ovitrampas, promoveu mutirões de limpeza, realiza o monitoramento semanal das arboviroses, executa o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) para mapear áreas críticas, além de manter campanhas educativas e de conscientização na imprensa e nas redes sociais.
Outras medidas incluem aplicação de fumacê, pulverização com bomba costal e uso de larvicidas. O Levantamento de Índice (LI) na rotina de visitas domiciliares também auxilia na identificação de áreas de risco e na definição de prioridades de intervenção.
Parceria
Palmas conta ainda com o Comitê Intersetorial de Controle da Dengue, Chikungunya e Zika, que reúne representantes de diferentes órgãos e instituições. O comitê atua no monitoramento do cenário epidemiológico e entomológico das arboviroses, permitindo planejar e executar ações estratégicas de combate ao vetor de forma mais precisa e eficaz.
Alguns dos novos conselheiros do CMPC posam junto à presidente da FCP, Luara Aquino, e a outras autoridades – Foto: Flávia Ruth
Composto por representantes do poder público e da sociedade civil organizada que, em conjunto, propõem medidas de incentivo a ações, à valorização e à proteção da cultura palmense, o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Palmas (CMPC) tem uma nova diretoria. A solenidade de posse dos membros que atuarão ao longo do biênio 2025/2027 ocorreu no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, localizado na Avenida Teotônio Segurado, nesta quarta-feira, 9.
Ao todo, foram empossados 26 conselheiros representando o Poder Executivo de Palmas; o Poder Legislativo Municipal; a Universidade Federal do Tocantins; e quatro câmaras setoriais da sociedade civil organizada.
A presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Luara Aquino, ressaltou que o CMPC tem um papel muito significativo na gestão cultural da cidade. “Por meio do Conselho todos os segmentos criativos da arte podem e devem ser ouvidos. Só assim saberemos o que a nossa população almeja de fato; e isto nos permite traçar um plano de ações culturais mais assertivo, mais adequado à realidade do nosso povo”, destacou.
União pela cultura
Representando o prefeito em exercício de Palmas, Pastor Carlos Eduardo Velozo, o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Sérgio Vieira Marques (Soró), desejou sucesso aos novos conselheiros. “A cultura nos permite viver muitos bons momentos. E como sei que ninguém faz nada sozinho, que tudo se constrói a várias mãos, eu vou sempre estender as minhas para todos vocês que querem construir uma Palmas cada vez melhor”, disse.
Participação popular
A presidente da nova diretoria, Thamise Bezerra Silva, enfatizou que a participação popular tem um papel fundamental na atuação do conselho. “Temos uma longa caminhada a ser percorrida nesta missão de promover a cultura e, por meio dela, o desenvolvimento social. E enquanto representantes do povo, é nosso dever inseri-lo na própria formulação das políticas públicas culturais voltadas a ele”, pontuou.
Nova diretoria por entidade
Fundação Cultural de Palmas
. Titular: Fábio Oliveira Santos
. Suplente: Oceilde Sousa Rocha
Secretaria Municipal de Educação
. Titular: Ana Paola Cavalcanti Marinho
. Suplente: Fabiana Aparecida Goulart Fonseca
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo
. Titular: André Rodrigues de Carvalho
. Suplente: Júlio Cesar Alexandre
Secretaria Municipal de Comunicação
. Titular: Cristiany Harumy Noda Reis
. Suplente: Maria Eugenia Cayres Lima
Secretaria Municipal de Ação Social
. Titular: Amilson Rodrigues Silva
. Suplente: Joelson Soares da Silva
Agência Municipal de Turismo
. Titular: Roberta Nery Arantes
. Suplente: Wivian Moraes Medonça
Fundação Municipal de Esportes e Lazer
. Titular: Admael Alves Rego
. Suplente: Gisele Gonçalves Porto Mangabeira
Fundação Municipal da Juventude de Palmas
. Titular: Euclides Mesquita de Sousa
. Suplente: Raquel Hertel de Vasconcelos
Fundação Municipal de Meio Ambiente
. Titular: Wender Fernandes Martins Reis
. Suplente: Isac Braz da Cunha
Representantes do Poder Legislativo Municipal
. Titular: Luan de Oliveira Feitosa
. Suplente: Robson Eduardo Ferreira Chaves
Representantes da Universidade Federal do Tocantins
. Titular: Fernanda Moreira Rodrigues
. Suplente: Ariadne Feitosa Rodrigues Muniz
Representantes da Sociedade civil organizada
. Titular pela Câmara Setorial de Artes Visuais: Larissa Peigo Duzzioni
. Titular pela Câmara Setorial de Audiovisual: André Nascimento Araújo
. Titular pela Câmara Setorial de Design e Moda: Thamise Bezerra Silva
. Titular pela Câmara Setorial de Teatro: Cícera Marcia do Nascimento Bandeira
Texto: Marcus Mesquita
Edição: Iara Cruz
As presidentes da Fundação Cultural, Luara Aquino (à direita), e do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Thamise Silva, defendem como essencial a integração da população no planejamento cultural de Palmas – Foto: Flávia Ruth
“Tudo se constrói a várias mãos”, afirmou o secretário Soró ao se dispor a ajudar o Conselho na promoção da cultura em toda a Capital – Foto: Flávia Ruth
Compuseram o dispositivo de honra da solenidade o secretário municipal Soró (à esq.); a presidente da FCP, Luara Aquino (de preto); a presidente do CMPC, Thamise Silva; e o secretário-executivo da Secretaria Municipal de Ação Social, Amilson Rodrigues Silva – Foto: Flávia Ruth
O público presente foi agraciado pela apresentação dos artistas Toninho Borges (voz e violão) e César Carvalho (piano) – Foto: Flávia Ruth
Gislene Camargos ficou encarregada de entregar um pouco de poesia para o público que prestigiou a solenidade de posse da nova diretoria do CMPC – Foto: Flávia Ruth