Entretenimento
Palmas recebe menção honrosa por combate à Covid-19

O município de Palmas, em nome da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), recebeu nesta quarta-feira, 9, do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), menção honrosa “serviço destaque” pelo trabalho desenvolvido frente à pandemia da Covid-19, durante a Reunião Nacional de Síndromes Gripais e Avaliação da Resposta da Vigilância para a Pandemia da Covid-19 no Brasil.
A menção homenageia “todos que contribuíram com dedicação, trabalho, conhecimento e experiências profissionais em prol da saúde da população brasileira”. O gesto foi oficiado documentalmente, sendo assinado por Greice Madeleine do Carmo, coordenadora-geral de Vigilância das Síndromes Gripais e Arnaldo Correia de Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde, ambos do MS.
O evento ocorreu em Brasília (DF) e trata-se da primeira reunião presencial dos órgãos onde especialistas de todo Brasil, atuantes em vigilâncias de estados e capitais, laboratórios centrais laboratórios de referência nacional realizam trocas sobre as síndromes gripais e avaliam a resposta da vigilância ao enfrentamento da pandemia.
A Semus foi representada pela coordenadora de Agravos Imunopreveníveis, Fernanda Maria Fernandes do Carmo Lemos, que celebra a honraria. Desde a notícia do primeiro caso no mundo, o município implantou uma série de medidas para conter a proliferação do vírus, bem como preparou a rede municipal de saúde, equipou as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), implantou unidades sentinelas, realizou rastreio com testagem rápida e facilitou a aplicação de vacinas anticovid em diversas atividades extramuro como o “Busão do Mais Saúde”, dentre outras ações.
“Na oportunidade, pudemos apresentar experiências exitosas em Palmas, muito elogiadas no evento. Recebi muito emocionada, pois além de estar na vigilância epidemiológica há 15 anos e compor a equipe desde o primeiro caso de Covid-19, levo no meu coração a dedicação de vários colegas que deram o seu melhor nesse enfrentamento. Foi muita dedicação”, completa a profissional.
A Superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Gilian Cristina Barbosa, afirma que a gestão fica extremamente agradecida pela menção honrosa que reconhece o bom trabalho realizado por Palmas frente à pandemia. “Somos uma das capitais que tiveram a menor taxa de letalidade do país. Este resultado consegue expressar todo o trabalho realizado desde a notificação dos casos, o monitoramento contínuo, que puderam subsidiar toda a análise do cenário epidemiológico para a tomada de decisão da gestão municipal”.
Para Maressa Castro, diretora de Vigilância em Saúde da Semus, o trabalho da rede municipal também reflete nos números da pandemia que mostram que a Capital teve, até o momento, 99,08% de taxa de recuperação de todos os pacientes infectados pelo coronavírus.
Entretenimento
Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas
Exposição “Aquilo que habita em mim” estreia dia 08 na Galeria Sesc em Palmas

A Galeria de Artes do Sesc em Palmas inaugura no dia 08 de julho, às 19h, a exposição “Aquilo que habita em mim”, com um bate-papo especial com a multiartista e autora da mostra, Ana Mundim. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Após o lançamento, a exposição segue aberta para visitação até o dia 18 de agosto, no Centro de Atividades Norte do Sesc.
A mostra é resultado de uma pesquisa visual que une fotografia e dança para explorar o simbioceno — conceito filosófico e ambiental que propõe uma convivência harmônica e não hierárquica entre seres humanos e não-humanos.
Sobre Ana Mundim
Ana Mundim é uma artista múltipla: bailarina, fotógrafa, atriz, escritora e DJ. Possui doutorado em Artes pela UNICAMP e Universitat Autònoma de Barcelona, é mestre em Artes e licenciada em Dança pela UNICAMP. Desde 2017, é professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Há mais de uma década, Ana investiga as possibilidades da imagem em movimento, desenvolvendo o conceito de “fotocoreografia”, que já foi tema de artigo acadêmico. Em 2023, participou do Laboratório Oma de Artes Visuais (SP) e do Experimental Photo Festival em Barcelona.
Serviço
- Exposição: “Aquilo que habita em mim”
- Artista: Ana Mundim
- Abertura e bate-papo: 08/07, às 19h
- Visitação: 09/07 a 18/08
- Local: Galeria Sesc de Artes – Centro de Atividades Norte, Palmas (TO)
- Informações: artesplasticas@sescto.com.br | WhatsApp (63) 3212-9922
- Entrada: Gratuita | Classificação: Livre
Entretenimento
Festival da Literatura Independente do Tocantins movimenta Palmas com programação gratuita
De 25 a 27 de julho, Palmas recebe o Festival da Literatura Independente do Tocantins com programação gratuita, feira, shows e debates.

O Festival da Literatura Independente do Tocantins (FLITO) será realizado entre os dias 25 e 27 de julho em Palmas, com uma programação cultural totalmente gratuita. A iniciativa promete aquecer a cena literária local e valorizar autores, editoras e artistas da produção tocantinense.
FLITO valoriza produção literária do Tocantins
Idealizado pelo empresário e escritor Matheus José, da Editora Vecchio, o Festival da Literatura Independente do Tocantins reunirá escritores, artistas visuais, músicos e leitores em um ambiente colaborativo e de celebração da cultura regional.
Programação do Festival da Literatura Independente do Tocantins
A programação do FLITO inclui lançamentos de livros, feira literária, mesas de debate, espaço infantil, shows musicais, sarau poético e intervenções artísticas visuais e performáticas. Serão três dias de encontros entre público e criadores de arte e literatura.
Locais do festival em Palmas
Nos dias 25 e 26 de julho, o festival acontece no Museu Casa Suçuapara, localizado no Parque Cesamar. No dia 27 de julho, o encerramento será na Praia da Graciosa, um dos cartões-postais da capital, unindo literatura e natureza em um mesmo espaço.
Realização e apoios
O Festival da Literatura Independente do Tocantins tem entrada franca e é uma realização da Editora Vecchio em parceria com o Plano Nacional Aldir Blanc. Conta com apoio cultural da Fundação Cultural de Palmas, apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins e realização do Ministério da Cultura.
Informações e redes sociais
A programação completa será divulgada em breve. Para acompanhar as novidades do evento, acesse o @flitocantins no Instagram.
Links úteis
Acompanhe o Portal Jaciara Barros para mais informações sobre o Festival da Literatura Independente do Tocantins e os destaques da cena cultural do estado.
Entretenimento
Jornalista e Escritor Tocantinense Lança Livro e Exposição Fotográfica Sobre Combate a Incêndios Florestais em Paraíso do Tocantins

O Tocantins enfrenta atualmente um dos maiores desafios ambientais do Brasil: o alto número de incêndios florestais, especialmente durante o período de estiagem. Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente de Paraíso do Tocantins, em parceria com a empresa Película Filmes, promoveu um evento educativo com o escritor e fotógrafo Willian Borges.
O evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 01, na Secretaria de Meio Ambiente e contou com a presença de brigadistas, bombeiros e profissionais que trabalham na proteção e preservação do meio ambiente.
No evento, foi lançado o livro “Anjos da Natureza”, que aborda o trabalho dos brigadistas florestais e a importância dessa atuação para a preservação ambiental. Junto ao livro, também foi lançada uma exposição fotográfica homônima, com imagens de brigadistas e incêndios florestais.
O livro e a exposição “Anjos da Natureza” são frutos de um projeto da empresa Película Filmes, realizado com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. O projeto conta com patrocínio do Banco da Amazônia (Basa), dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A iniciativa garante a permanência da exposição por dez dias nas cidades por onde passa, além da doação de exemplares do livro para bibliotecas e instituições que atuam com questões ambientais.
“Hoje tivemos um dos eventos mais gratificantes deste projeto, pois foi a apresentação de uma literatura ainda pouco difundida no Brasil, a realidade dos combates a incêndios florestais, para profissionais que trabalham na área. Isso foi gratificante, pois foi uma troca de saber e também uma contribuição para pessoas que podem fazer a diferença já neste período de estiagem”, disse Willian Borges, autor do livro.
-
ALETO5 dias atrás
Aleto aprova obrigatoriedade de intérprete de Libras em peças do Governo do Tocantins
-
ALETO5 dias atrás
Expo Araguaçu 2025 valoriza agro e movimenta economia
-
Tocantins3 dias atrás
Casamento Comunitário no TJTO garante dignidade, cidadania e segurança jurídica a famílias de Palmas
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Tocantins marca presença no Fórum Jurídico de Lisboa
-
ALETO5 dias atrás
Empreendedorismo do Jovem do Campo ganha incentivo oficial no Tocantins