Educação
Projetos do Tocantins vencem Prêmio EDP nas Escolas 2024

Em parceria com a Sincroniza Educação, iniciativa da EDP estimula a mudança da prática pedagógica por meio do uso da tecnologia em sala de aula
São Paulo, 22 de novembro de 2024 – A EDP, empresa que atua em todas as áreas do setor elétrico brasileiro, e controladora da Investco e Enerpeixe no Tocantins, anuncia os vencedores de mais uma edição do Prêmio EDP nas Escolas, competição que visa engajar o ambiente estudantil em temas relevantes para a sociedade e o meio ambiente. Neste ano, as instituições participantes foram desafiadas a criarem conteúdos criativos com foco no tema Consumo Consciente e Seguro de Energia.
Ao todo, 44 escolas públicas, que fazem parte do programa EDP nas Escolas, participaram da iniciativa nos estados do Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Foram três categorias de premiação: escolas, estudantes e professores. O prêmio é realizado em parceria com a Sincroniza Educação.
A categoria Estudantes contou com a participação de mais de 2 mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do AEE (Atendimento Educacional Especializado). Com a orientação dos professores, os jovens usaram a criatividade para se expressar sobre o tema do concurso em vídeos de até dois minutos em diversos formatos. Os 81 trabalhos foram avaliados por profissionais de diferentes áreas. Os 228 estudantes vencedores vão receber carregadores solares portáteis de celular e os 11 professores dessas turmas ganham uma assistente virtual Alexa.
Já a categoria Professores teve como objetivo reconhecer a participação dos profissionais no processo de inserção de mais tecnologia na prática pedagógica. Durante o programa, eles participaram de atividades formativas presenciais e virtuais, estimularam os estudantes a utilizarem a tecnologia durante as aulas, como por meio da realização de pesquisas usando o tablet, por exemplo, e promoveram ações inovadoras no dia a dia, como a organização de intervenções comunitárias, feira da energia ou produção de maquetes. Os três vencedores vão receber um kindle com títulos de obras literárias.
Na categoria Escolas, o Prêmio EDP nas Escolas avaliou a proporcionalidade da quantidade de professores em cada instituição em relação ao seu engajamento com a tecnologia usada em aula. Após a realização de uma pesquisa e avaliação, três escolas foram vencedoras e cada uma receberá como prêmio benfeitorias em eficiência energética nas dependências da escola. Confira abaixo a lista completa com os vencedores e suas localidades.
CATEGORIA ESTUDANTES
AEE (Atendimento Educacional Especializado)
Escola Adão Ferreira de Souza – Amapá (AP)
Profª Lindaiane Raposo Alves
2 alunos
EJA (Educação de Jovens e Adultos)
Escola Nurimar Martins Hiar – Ferraz de Vasconcelos (SP)
Profª Márcia de Jesus Sá
22 alunos
1º ANO – Escola Criança Cidadã – Siderópolis (SC)
Profª Adriana Giongo Fernandes
19 alunos
2º ANO – Escola Juscelino Kubitschek de Oliveira – Peixe (TO)
Profª Fabiana Maria Alves
24 alunos
3º ANO – Escola Paulo Freire – Ilha Solteira (SP)
Prof Bruno Artur Borges
28 alunos
4º ANO – Escola Francisco Martins Noleto – Miracema (TO)
Profª Maelen Vieira de Souza
30 alunos
5º ANO – Escola Monica de Castro Carneiro – Goiânia (GO)
Prof Yves de Souza Silva
31 alunos
6º ANO – Escola Raimundo Cavalcante – Pedro Avelino (RN)
Prof Tiago Ezequiel da Silva
14 alunos
7º ANO – Escola Castro Alves – Pocinhos (PB)
Profª Manuelly Meira de Almeida
16 alunos
8º ANO – Escola João Izidro dos Santos – Areial (PB)
Profª Maria Silva Santos de Lima
25 alunos
9º ANO – Escola Castro Alves – Pocinhos (PB)
Prof José Edson da Costa Barbosa
17 alunos
CATEGORIA PROFESSORES
Profª Fabiana Maria Alves – Escola Juscelino Kubitschek de Oliveira – Peixe (TO)
Profª Mariana de Souza Gomes – Escola Castro Alves – Pocinhos (PB)
Profª Olganeia Sonally Oliveira – Escola Castro Alves – Pocinhos (PB)
CATEGORIA ESCOLAS
Escola Municipal João Izidro dos Santos – Areial (PB)
Escola Municipal Paulo Freire – Ilha Solteira (SP)
Escola Municipal São José – Peixe (TO)
Educação
APM Cursos inaugura unidade em Palmas e amplia acesso à especialização médica no Tocantins

No próximo dia 04 de julho, Palmas receberá a inauguração da unidade da Academia de Cursos Médicos (APM), que oferece cursos de pós-graduação e capacitação técnica voltados a profissionais da saúde. A chegada da instituição ao Tocantins representa um marco para a educação médica no Estado, que passa a contar com uma opção local para formação especializada, antes concentrada em outras regiões do País.
A programação de abertura começa às 7 horas, no auditório do Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed), com uma aula magna sobre osteoporose, ministrada pelo médico e professor Dr. Frederico Barra, ortopedista especialista em dor e doenças osteometabólicas.
Das 10h às 13h, será realizado um workshop na Clínica Ortopédica do Tocantins (COT), com atividades práticas. Ainda pela manhã, os participantes poderão acompanhar uma oficina sobre Desintometria Óssea, exame utilizado no diagnóstico de doenças como a osteoporose. Em seguida, serão apresentadas tecnologias aplicadas ao tratamento da dor, como a Terapia por Ondas de Choque (TOC) e o Laser de Alta Intensidade, ambos indicados para lesões e dores musculoesqueléticas.
À noite, a partir das 18h20, a programação retorna ao Simed com as palestras: “IA: o estado da arte e a prática médica”, conduzida pelo professor Dr. Leonardo Ludovico Póvoa e, o tema “Cannabis na dor musculoesquelética: O que você precisa saber”, ministrada pelo professor Dr. Frederico Barra. Em seguida, ocorre o coquetel de inauguração, na área social do sindicato.
Educação médica mais próxima da realidade local
Para o coordenador acadêmico da APM em Palmas, Dr. Elton Stecca Santana, a instalação da unidade no Tocantins representa uma importante descentralização do ensino médico especializado. “A proposta é facilitar o acesso de médicos e profissionais da saúde a formações presenciais de qualidade, que antes exigiam deslocamento para regiões como Sudeste e Sul. A expectativa é que a unidade funcione como um polo regional de educação continuada, atendendo demandas e contribuindo para a qualificação da prática médica no Estado”, afirma.
Segundo ele, a iniciativa também ajuda a reduzir desigualdades no acesso à atualização profissional, especialmente para médicos que atuam em cidades do interior. “É uma oportunidade para que esses profissionais se qualifiquem sem precisar sair do Tocantins”, destaca.
Educação
Projeto Bela Escola reúne grafiteiras e estudantes para transformar escolas com arte
Projeto Bela Escola leva murais criados por mulheres às regiões norte e sul de Palmas, com protagonismo de alunas do ensino médio

Financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto pode ser acompanhado pelo Instagram: @belaescola_.
A diretora da Escola Estadual Vale do Sol, Kátia Macedo, conta que os murais trouxeram um novo clima à escola. “Vai ser um impacto quando os alunos chegarem e verem a escola assim. Quando a gente falou do projeto, muitos não tinham noção da magnitude. São imagens maravilhosas, indígenas, figuras da cultura tocantinense, e tudo com muito respeito ao espaço escolar”, afirmou. Ela também celebrou o envolvimento das meninas no projeto: “As alunas que participaram do concurso agora têm uma chance real de expandir seus talentos. Elas viram que têm habilidade, e isso puxa outras. Vão se tornar multiplicadoras.”
Para Angélica Ribeiro, de 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio e uma das autoras dos desenhos escolhidos, a experiência foi marcante. “Eu saltei quando soube que meu desenho tinha sido escolhido! Foi a primeira vez que participei de uma pintura assim, e ainda com grafite, que era algo muito distante da minha realidade. Eu quero cursar Artes Visuais, e isso foi uma oportunidade enorme”, conta. “Me senti muito confortável com a equipe, principalmente por ser toda formada por mulheres. A temática do Cerrado me inspirou, e acho que combinou muito com a escola.”
No Colégio Estadual Criança Esperança, a professora Michele Marques dos Santos, que também é coordenadora da área de Linguagens, destacou a importância de projetos como esse em uma escola bilíngue e inclusiva. “Já tivemos experiências com grafite antes, mas essa é ainda mais especial porque as alunas participam de tudo, desde o desenho até a pintura. Isso estimula a criatividade, o senso de pertencimento e ainda deixa a escola mais bonita e acolhedora.”
O projeto também garante acessibilidade para estudantes com deficiência: há intérprete de Libras nas apresentações, acompanhamento para alunas com deficiência durante as oficinas e recursos como audiodescrição e resumo em braile dos murais, acessíveis via QR Code nas escolas.
“É muito bom ver arte com essa qualidade e esse respeito dentro do espaço escolar. Toda escola merecia ter algo assim”, reforça a diretora Kátia.
Meio Ambiente
Semarh e Sindjor promovem oficina de jornalismo climático e cobertura ambiental no Tocantins

Com o tema “Jornalista bem informado, informa melhor!”, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) em parceria com o Sindicato dos Jornalistas (Sindjor) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PPGCIAMB) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), promovem no dia 05 de junho, às 18h30, no Auditório da Semarh, na Praça dos Girassóis, a Oficina de Jornalismo Climático e Cobertura Ambiental. A iniciativa tem como objetivo capacitar jornalistas, acadêmicos e comunicadores para uma cobertura mais precisa e inspiradora sobre temas ambientais complexos, como mudanças climáticas, o Programa Jurisdicional REDD+, educação ambiental e unidades de conservação, incentivando a promoção de ações positivas para o clima.
A atividade inclui fundamentos teóricos e debates oferecendo aos participantes ferramentas para relatar de maneira ética e eficaz as transformações ambientais e seus impactos sociais e econômicos. Também na oficina serão exemplificados os mecanismos de cadastro e cobertura da Conferência das Partes (COP30) que acontece em Belém – PA em novembro próximo. Ao final, haverá certificação emitida pelo Sinjor em parceria com o Ciamb/UFT, reconhecendo a importância de uma comunicação qualificada e comprometida com a sustentabilidade.
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