Entretenimento
Segunda noite tem show com Cia do Calypso e apresentações de juninas

A segunda noite do Arraiá da Capital, tradicional festejo junino que já está em sua 32ª edição, contou com uma ampla e diversificada programação para todos os gostos e públicos. Shows musicais, com atrações artísticas nacionais e locais, apresentação de juninas e muito arrasta-pé no Coreto do Forró deram o tom do festejo para centenas de palmenses e visitantes que prestigiaram o evento, nesta quinta-feira, 20.
Uma das atrações mais aguardadas, a Cia do Calypso, subiu ao palco apresentando em seu repertório os grandes sucessos que a consagraram no cenário artístico nacional. Os gêneros musicais apresentados pela banda, como forró eletrônico, arrocha e tecnomelody, animaram o público, que cantou, dançou e interagiu com a banda durante todo o show.
Ainda no palco principal, o evento trouxe shows com a Banda da Loirinha, Moleca Sapeca e muita animação sob o comando do DJ Mateus Peres. Encantado com as atrações da noite, Jakson Araújo, que integrou a junina Arrastapé do Liberdade por 15 anos, falou da emoção em ouvir suas bandas favoritas ao vivo. “Eu sou simplesmente apaixonado pela Cia do Calypso e pela Banda da Loirinha. Amo os ritmos paraenses e pretendo dançar a noite inteira”, revelou.
Arena Central
Já na Arena Central foi realizado o Arraiá da Comunidade, com a participação de juninas de escolas públicas de Palmas e de cidades do interior do Estado. A programação teve início com a Trupe do Palhaço Batatinha, seguida das apresentações das rainhas mirins Nicolly Balduíno, da junina Arrastapé do Liberdade, e Helena Rufo, da junina Matutos da Noite.
O Balé Popular do Tocantins também marcou presença no evento, levando para a arena cinco coreografias, que arrancaram aplausos do público. Já as juninas Fulô de Mandacaru, de Porto Nacional, e a Tradição da Serra, de Paraíso do Tocantins, encantaram os presentes, com a riqueza dos enredos, coreografias e figurinos detalhadamente elaborados.
Moradora da região sul da Capital, a dona de casa Maria de Jesus Luz conta que prestigiou quase todas as edições do Arraiá da Capital e destaca que, a cada ano, se surpreende com a qualidade do evento. “A festa só melhora com o tempo. As juninas estão cada vez mais preparadas e a programação mais atrativa para toda a família. Para mim, o Arraiá é um evento imperdível, destacou.
Concurso de Juninas
O tradicional concurso das quadrilhas juninas, um dos pontos altos do Arraiá da Capital, começa nesta sexta-feira, 21, com a apresentação das Juninas do Grupo de Acesso: Encanto Luar, Pula Fogueira e Fulô de Mandacaru. No sábado, 22, e no domingo, 23, se apresentam as juninas do Grupo Especial. Dentre elas, a Cafundó do Brejo, Estrela do Sertão, Nação Junina, Matutos da Noite e Arrastapé do Liberdade.
Entretenimento
Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas
Exposição “Aquilo que habita em mim” estreia dia 08 na Galeria Sesc em Palmas

A Galeria de Artes do Sesc em Palmas inaugura no dia 08 de julho, às 19h, a exposição “Aquilo que habita em mim”, com um bate-papo especial com a multiartista e autora da mostra, Ana Mundim. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Após o lançamento, a exposição segue aberta para visitação até o dia 18 de agosto, no Centro de Atividades Norte do Sesc.
A mostra é resultado de uma pesquisa visual que une fotografia e dança para explorar o simbioceno — conceito filosófico e ambiental que propõe uma convivência harmônica e não hierárquica entre seres humanos e não-humanos.
Sobre Ana Mundim
Ana Mundim é uma artista múltipla: bailarina, fotógrafa, atriz, escritora e DJ. Possui doutorado em Artes pela UNICAMP e Universitat Autònoma de Barcelona, é mestre em Artes e licenciada em Dança pela UNICAMP. Desde 2017, é professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Há mais de uma década, Ana investiga as possibilidades da imagem em movimento, desenvolvendo o conceito de “fotocoreografia”, que já foi tema de artigo acadêmico. Em 2023, participou do Laboratório Oma de Artes Visuais (SP) e do Experimental Photo Festival em Barcelona.
Serviço
- Exposição: “Aquilo que habita em mim”
- Artista: Ana Mundim
- Abertura e bate-papo: 08/07, às 19h
- Visitação: 09/07 a 18/08
- Local: Galeria Sesc de Artes – Centro de Atividades Norte, Palmas (TO)
- Informações: artesplasticas@sescto.com.br | WhatsApp (63) 3212-9922
- Entrada: Gratuita | Classificação: Livre
Entretenimento
Festival da Literatura Independente do Tocantins movimenta Palmas com programação gratuita
De 25 a 27 de julho, Palmas recebe o Festival da Literatura Independente do Tocantins com programação gratuita, feira, shows e debates.

O Festival da Literatura Independente do Tocantins (FLITO) será realizado entre os dias 25 e 27 de julho em Palmas, com uma programação cultural totalmente gratuita. A iniciativa promete aquecer a cena literária local e valorizar autores, editoras e artistas da produção tocantinense.
FLITO valoriza produção literária do Tocantins
Idealizado pelo empresário e escritor Matheus José, da Editora Vecchio, o Festival da Literatura Independente do Tocantins reunirá escritores, artistas visuais, músicos e leitores em um ambiente colaborativo e de celebração da cultura regional.
Programação do Festival da Literatura Independente do Tocantins
A programação do FLITO inclui lançamentos de livros, feira literária, mesas de debate, espaço infantil, shows musicais, sarau poético e intervenções artísticas visuais e performáticas. Serão três dias de encontros entre público e criadores de arte e literatura.
Locais do festival em Palmas
Nos dias 25 e 26 de julho, o festival acontece no Museu Casa Suçuapara, localizado no Parque Cesamar. No dia 27 de julho, o encerramento será na Praia da Graciosa, um dos cartões-postais da capital, unindo literatura e natureza em um mesmo espaço.
Realização e apoios
O Festival da Literatura Independente do Tocantins tem entrada franca e é uma realização da Editora Vecchio em parceria com o Plano Nacional Aldir Blanc. Conta com apoio cultural da Fundação Cultural de Palmas, apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins e realização do Ministério da Cultura.
Informações e redes sociais
A programação completa será divulgada em breve. Para acompanhar as novidades do evento, acesse o @flitocantins no Instagram.
Links úteis
Acompanhe o Portal Jaciara Barros para mais informações sobre o Festival da Literatura Independente do Tocantins e os destaques da cena cultural do estado.
Entretenimento
Jornalista e Escritor Tocantinense Lança Livro e Exposição Fotográfica Sobre Combate a Incêndios Florestais em Paraíso do Tocantins

O Tocantins enfrenta atualmente um dos maiores desafios ambientais do Brasil: o alto número de incêndios florestais, especialmente durante o período de estiagem. Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente de Paraíso do Tocantins, em parceria com a empresa Película Filmes, promoveu um evento educativo com o escritor e fotógrafo Willian Borges.
O evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 01, na Secretaria de Meio Ambiente e contou com a presença de brigadistas, bombeiros e profissionais que trabalham na proteção e preservação do meio ambiente.
No evento, foi lançado o livro “Anjos da Natureza”, que aborda o trabalho dos brigadistas florestais e a importância dessa atuação para a preservação ambiental. Junto ao livro, também foi lançada uma exposição fotográfica homônima, com imagens de brigadistas e incêndios florestais.
O livro e a exposição “Anjos da Natureza” são frutos de um projeto da empresa Película Filmes, realizado com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. O projeto conta com patrocínio do Banco da Amazônia (Basa), dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A iniciativa garante a permanência da exposição por dez dias nas cidades por onde passa, além da doação de exemplares do livro para bibliotecas e instituições que atuam com questões ambientais.
“Hoje tivemos um dos eventos mais gratificantes deste projeto, pois foi a apresentação de uma literatura ainda pouco difundida no Brasil, a realidade dos combates a incêndios florestais, para profissionais que trabalham na área. Isso foi gratificante, pois foi uma troca de saber e também uma contribuição para pessoas que podem fazer a diferença já neste período de estiagem”, disse Willian Borges, autor do livro.
-
Turismo5 dias atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas
-
Turismo5 dias atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Palmas5 dias atrás
Carlos Velozo garante estabilidade como prefeito em exercício
-
Turismo2 dias atrás
Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro