conecte-se conosco

Governo do Tocantins

Tocantins participa da assembleia do CONASS

Publicadas

sobre

A participação do gestor da SES-TO mostra a importância da unificação do SUS

O gestor da Secretaria de Estado de Saúde (SES-TO), Carlos Felinto participou na quarta-feira, 24, da assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). O evento foi realizado em Brasília e recebeu a visita do presidente da Conferência Luso-Francófona de Saúde (Colufras), do ex-ministro de Saúde do Québec, Rémy Trudel e do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, que apresentou as principais linhas de ação que a secretaria tem desenvolvido na perspectiva de se avançar no fortalecimento da área.

“A representação do Estado do Tocantins em um evento como este é de suma importância para a unificação dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde, que cada dia mais tem buscado ofertar aos usuários, um serviço de qualidade e de assistência completa. No Tocantins, o Governo tem investido recursos para oferecer ao cidadão tocantinense a melhor referência e atendimento na saúde”, relatou Carlos Felinto.

Para o presidente do CONASS, Fábio Baccheretti, “é interessante ver como o Brasil é referência para países desenvolvidos. O SUS é exemplo, principalmente, no que diz respeito à sua governança e ver que outros países bebem da nossa fonte, é algo que nos alegra”, ressaltou.

O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Adriano Massuda observou que a atenção especializada é uma área desafiadora, mas lembrou que o SUS tem avançado muito desde a sua implementação. Ele citou algumas ações inovadoras que a Secretaria de Atenção Especializada (Saes) tem desenvolvido, como a recuperação do teto MAC e a habilitação de serviços. “Tudo isso precisa estar ancorado a um olhar para o impacto que essas iniciativas produzem do ponto de vista da ampliação dos serviços de saúde, mas também do ponto de vista da melhoria dos indicadores”.

Outras pautas
Outros temas foram abordados na reunião, entre eles o Tema 1234, em discussão no Supremo Tribunal Federal, e a avaliação do Teto MAC, ocasião em que foram apresentadas as metodologias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, utilizadas para este cálculo.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda