Governo do Tocantins
Wanderlei Barbosa assina termo para criar centro de autistas
Governador Wanderlei Barbosa assina termo de compromisso para criação do primeiro Centro Especializado em Assistência aos Autistas no Tocantins.
Assinatura ocorreu durante o 2º Encontro de Pais de Autistas do Tocantins, no auditório da OAB, em Palmas, nesta quarta-feira, 2; previsão para início dos atendimentos é de 90 dias.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou nesta quarta-feira, 2, o Termo de Compromisso com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) para a transferência de recursos no valor inicial de R$ 13 milhões, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), para a implementação prevista para até 90 dias, do Centro Especializado no Transtorno do Espectro Autista (Cetea), em Palmas. O documento foi assinado durante o 2º Encontro de Pais de Autistas do Tocantins, realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB/TO), em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Na oportunidade, o governador Wanderlei Barbosa destacou que a instalação do Centro Especializado representa um marco para a promoção do atendimento multidisciplinar necessário para pessoas com o espectro. “Este espaço será composto por profissionais qualificados e com ferramentas adequadas para identificar e oferecer o tratamento adequado. O compromisso do nosso Governo é ser referência na assistência à saúde e à educação de pessoas com TEA, não somente em Palmas, mas em todo o estado. Queremos que vocês, familiares, assim como eu, que tenho pessoas com o espectro na minha família, acompanhem a criação e o funcionamento do Cetea. Não deixem de participar e aproveitem os serviços”, reforçou o chefe do Executivo.
O Termo de Compromisso formaliza a parceria entre o Governo do Tocantins e o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), uma organização social de saúde responsável pela administração de instituições públicas e privadas. Atualmente, o INDSH é o encarregado pela gestão do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), do Governo do Pará, e apresentou o projeto ao governador Wanderlei Barbosa durante reunião em dezembro de 2024 no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, quando foi autorizado o início da viabilização de implantação do Cetea para o Tocantins.
O presidente-executivo do INDSH, José Carlos Rizoli, ressaltou a importância da implementação do Cetea no Tocantins. “Existe uma estatística que aponta para 2 milhões de pessoas com autismo no Brasil, mas há contestação deste número, dizendo que já são 4 milhões, considerando as pessoas ainda não diagnosticadas. Portanto, há uma grande população que precisa ter acesso ao tratamento qualificado. O Cetea traz um enorme avanço no atendimento, na formação de equipes e no cuidado integral em relação ao diagnóstico do espectro autista. O INDSH assume uma grande responsabilidade em manter esse modelo, já bem-sucedido em outras regiões do país, aqui no Tocantins. Agradecemos ao governador Wanderlei Barbosa pela confiança e por nos permitir colaborar no avanço dos direitos fundamentais”, pontuou o presidente-executivo.
Serviço intermediado pela SES/TO
Após a instalação da unidade, serão efetuados o gerenciamento, a operacionalização e a execução de atividades e serviços de saúde e reabilitação da pessoa com TEA, por intermédio da SES/TO.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, afirmou que a criação do Centro Especializado proporcionará mais acessibilidade a serviços qualificados para a população com o espectro. “O projeto do Centro Especializado está em desenvolvimento há cerca de um ano e, agora, está consolidado para proporcionar avanços no tratamento e oferecer uma melhor assistência para a comunidade. A Secretaria de Estado da Saúde também criou a Superintendência da Pessoa com Deficiência, onde buscamos promover políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e assim fortalecer ainda mais a atenção, a conscientização, o acolhimento e o cuidado”, assegurou o secretário.
Na ocasião, o secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, enfatizou a relevância da ação. “A criação do Cetea é uma excelente notícia para que possamos avançar no tratamento adequado das pessoas com TEA. Este evento [2º Encontro de Pais de Autistas] é importantíssimo, especialmente para fomentar políticas públicas de inclusão. No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Secad [Secretaria de Estado da Administração] é parceria na realização desta e de outras iniciativas da causa”, enfatizou.
A superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da SES/TO e fundadora da Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas do Estado do Tocantins (Anjo Azul), Rosa Helena Ambrosio, pontuou que a implantação do Centro Especializado marca o início de uma jornada de avanços significativos para as pessoas com TEA no Tocantins. “Este projeto é o resultado de um trabalho árduo que começou há anos e, atualmente, estamos vendo os frutos desse esforço. A implementação do Cetea é um passo importante para proporcionar cuidados especializados às pessoas com TEA que, agora, terão acesso a serviços qualificados e um acompanhamento integral”, pontuou a superintendente.
2º Encontro de Pais de Autistas
O 2º Encontro de Pais de Autistas é promovido durante esta quarta-feira, 2, pelo Governo do Tocantins, por meio das secretarias de Estado da Saúde (SES/TO) e da Administração (Secad), com uma vasta programação direcionada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares, com serviços, troca de experiências, homenagens e apresentações artísticas e culturais. A programação inclui a oferta de serviços como cortes de cabelo infantil; design de sobrancelhas; maquiagem; massagem; ventosaterapia, além de atendimentos jurídicos e nutricionais. Além disso, exames oftalmológicos e outras ações de saúde foram realizadas, com música ao vivo e muita diversão.
Weslene Nunes Fernandes, mãe do pequeno Davi Nunes de Oliveira, de 2 anos e 9 meses, falou sobre a importância de eventos como este para a integração entre as famílias e comemorou a notícia da criação da unidade especializada. “Esse é o primeiro encontro que participo e estou cheia de expectativas para aprender mais sobre o autismo. Aqui, recebemos uma ótima notícia, porque o tratamento particular é muito caro e eu tenho muita esperança, porque meu filho ainda não fala e, com o tratamento, ele tem a possibilidade de falar e socializar. Quanto mais rápido o tratamento começar, melhor”, expressou.
INDSH
Atuando desde a década de 1950, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) é uma Organização Social de Saúde (OSS) focada na gestão de hospitais, clínicas, unidades de referência e de pronto-atendimento, prestando serviços nas áreas de assistência social e saúde, na promoção do bem-estar do paciente e de uma boa gestão médico-hospitalar.
Governo do Tocantins
Tocantins é homenageado por colaboração com a Rede Nacional de Dados em Saúde
O agradecimento foi feito pelo Ministério da Saúde, na assembleia do Conass, da quarta-feira, 27

O Tocantins foi homenageado durante a assembleia ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) realizada em Brasília, na quarta-feira, 27. O agradecimento feito pelo Ministério da Saúde (MS) foi pela contribuição da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), na construção coletiva da Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma oficial de interoperabilidade do Governo Federal.
Segundo o MS, “a participação da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, na Etapa Piloto da Federalização RNDS foi fundamental para aprimorar a metodologia e orientar a ampliação da Etapa Estadual da Federalização da RNDS para as demais Unidades Federativas brasileiras, consolidando um marco para a transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
“Temos trabalhado incansavelmente para modernizar e promover melhorias na saúde pública do Tocantins, como prioridade da gestão do governador Wanderlei Barbosa e ficamos felizes com essa homenagem. Ela nos motiva a continuarmos com o compromisso de aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde, com a transformação digital, em benefício à população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
O coordenador do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges/TO), Paulo Burgue participou do evento e afirmou que, “esse reconhecimento reafirma o compromisso da gestão da SES-TO com a inovação tecnológica em saúde e com o fortalecimento da governança digital, para a melhoria da qualidade assistencial no Tocantins”.
Rede Nacional de Dados em Saúde
A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) é a plataforma oficial de interoperabilidade do Ministério da Saúde (MS). Foi criada para conectar os diferentes sistemas de saúde em todo o Brasil, estabelecer infraestrutura nacional para o compartilhamento seguro e padronizado de dados de saúde, garantir mais eficiência na gestão da informação e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa rompe ligamentos do joelho e passará por cirurgia

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, sofreu uma lesão no joelho durante uma partida de futebol na noite desta terça-feira, 26. Exames médicos confirmaram a ruptura dos ligamentos cruzados e do menisco do joelho esquerdo, condição que exige procedimento cirúrgico para a restauração das estruturas afetadas.
O laudo médico também indica a necessidade de drenagem para retirada de líquido acumulado na região. A cirurgia será agendada nos próximos dias.
Por orientação médica e devido à mobilidade reduzida, a agenda do governador ficará restrita até a realização do procedimento e durante o período de recuperação.
Governo do Tocantins
Quarta reunião do Pnatrans reúne órgãos para definição de estratégias de redução de acidentes no Tocantins
Encontro discutiu criação de comissão intersetorial, apresentou resultados da Operação Verão Seguro e alinhou novas ações de prevenção no Estado

A quarta reunião do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi realizada nesta terça-feira, 25, na sala de reuniões do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. O encontro reuniu representantes de diversos órgãos estaduais, municipais e federais para alinhar novas estratégias voltadas à redução dos índices de sinistros no Tocantins.
Durante a reunião, foi criada uma comissão de levantamento e análise dos dados de registros de sinistros, que terá caráter intersetorial, com o objetivo de garantir efetividade e encaminhamentos práticos para subsidiar as ações do Pnatrans no Estado. A comissão será composta pela Polícia Militar, Secretaria de Estado da Saúde (SES), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Delegacia de Repressão a Crimes de Trânsito (DRCT), Corpo de Bombeiros Militar, Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO) – nas áreas da gerência de fiscalização e gerência de estatística – e a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Semob).
O tenente-coronel Cleyton Alen, do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária e de Divisas (BPMRed), destacou a importância da composição integrada da comissão. “A atuação conjunta é fundamental para que os dados sejam analisados com precisão, possibilitando a adoção de medidas práticas e eficazes para reduzir os índices de sinistros e salvar vidas”, afirmou.
Resultados da Operação Verão Seguro
Na ocasião, também foram apresentados os resultados da “Operação Verão Seguro”, realizada durante a temporada de praias no Tocantins. A ação abordou 11.138 veículos em todo o Estado, na realização de 1.743 testes de alcoolemia. Além disso, 94 condutores foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool.
O planejamento das próximas ações preventivas também foi discutido durante a reunião. O gerente de fiscalização, Enildo Leite, destacou que já está em andamento uma nova operação, voltada à prevenção de sinistros de trânsito durante o feriado prolongado da Independência do Brasil. “O Detran, em parceria com os demais órgãos de segurança e fiscalização do trânsito, irá atuar de forma integrada para conter os índices de sinistros durante o período, garantindo mais segurança aos condutores e pedestres”, explicou.
Ações do SEST/SENAT
O estado está no período de colheita da soja, em virtude disso, o SEST/SENAT promoverá ações de conscientização voltadas aos caminhoneiros que circulam nas unidades de transbordo de grãos do Tocantins, com foco na prevenção e conscientização dos riscos do uso de álcool e outras drogas por motoristas de caminhão.
O presidente do Detran/TO, William Gonzaga, reforçou a importância da união institucional. “O Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito no mundo, e precisamos enfrentar essa realidade com responsabilidade. A união de esforços entre as instituições é fundamental para salvar vidas e tornar o trânsito do Tocantins mais seguro”, destacou.
Presenças
A reunião contou com a presença de representantes da Ageto, PRF, Secretaria da Segurança Pública (SSP), Secretaria da Educação (Seduc), BPMRed, DNIT, Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito de Araguaína (ASTT), SES, Guarda Metropolitana de Porto Nacional, Polícia Militar, SEST/SENAT e Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).
-
Social5 dias atrás
Déborah Lopes fecha contrato nacional e prêmio de R$ 50 mil
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Wanderlei Barbosa destaca Tocantins no LIDE 2025
-
Social5 dias atrás
Crivelari Arquitetura inaugura escritório em Palmas
-
Tocantins5 dias atrás
PF Tocantins inaugura Central de Atendimento no Capim Dourado
-
Entretenimento2 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025