Economia
Economia criativa gera mais de 30 milhões de empregos no mundo e inspira programação do World Creativity Day em Palmas
Movimento global de criatividade chega à capital tocantinense com oficinas gratuitas e programação construída de forma colaborativa

A criatividade tem cada vez mais valor no mundo dos negócios e na vida em sociedade. É com esse olhar que Palmas integra, pela segunda vez, o World Creativity Day (WCD), maior movimento colaborativo de criatividade do mundo, que acontece entre os dias 21 e 23 de abril em 65 cidades brasileiras.
A participação da capital tocantinense no evento reforça o potencial da chamada economia criativa, que movimenta mais de 2,25 trilhões de dólares ao ano, segundo a Unesco, e gera mais de 30 milhões de empregos globalmente. Só no Brasil, são 7,4 milhões de trabalhadores criativos, com previsão de crescimento nos próximos anos.
“Entre os principais benefícios da economia criativa estão a geração de emprego e renda, o desenvolvimento regional, a melhoria da qualidade de vida e a construção de uma sociedade mais criativa e participativa. É para isso que existe o World Creativity Day”, afirma Raquel Moreira, Co-CEO da Amora e líder do movimento em Palmas.
O evento tem programação gratuita e aberta à comunidade, que será construída de forma colaborativa. Workshops, palestras, exposições e performances são alguns dos formatos que podem compor o festival, mas a proposta é que ele seja uma grande tela em branco, moldada pelos talentos locais e pelas necessidades da comunidade.
A edição 2025 terá o tema “Gerações Criativas” e contará com oficinas como: design thinking, educação financeira, produção de conteúdo mobile, ESG e inteligência artificial, aquarela, TDAH em mulheres, além de atividades como aula de Libras com música, lançamento de livro de autora tocantinense e intervenção artística em Taquaralto.
Para visualizar a programação completa, acesse worldcreativityday.com/brazil/
| |||||
|