conecte-se conosco

AGROTINS

Na Agrotins 2024, governador Wanderlei Barbosa e ministro Carlos Fávaro firmam parcerias para inovar o agronegócio tocantinense

Publicadas

sobre

Participação do Ministério da Agricultura e Pecuária na feira resultou em iniciativas que fortalecem a agricultura familiar, a piscicultura e a regularização fundiária no Estado 

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, esteve no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas, nesta sexta-feira, 17, juntamente com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, cumprindo uma série de atividades no 4° dia da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), que traz como tema a Bioeconomia. Entre as ações realizadas pelo Governo do Tocantins, destacaram-se as iniciativas que fomentam a piscicultura, os convênios para agricultura familiar e a entrega de títulos de regularização.

O governador Wanderlei Barbosa reforçou o compromisso com a agricultura e a pecuária, destacando o quão satisfeito está com o andamento da 24ª edição da Agrotins e agradeceu a presença do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no evento. “Agradeço ao ministro e toda a sua equipe por essa visita ao nosso Estado, em um evento importante como a Agrotins, que é a maior feira agrotecnológica da Região Norte do país”, ressaltou o Governador, ao salientar a importância da união entre os governos federal e estadual.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, agradeceu o convite do Governo do Tocantins, parabenizou a gestão pela realização da feira e destacou o potencial do Estado na manutenção e no fortalecimento do setor agropecuário. “Tive a oportunidade de ver pessoalmente e acompanhar o desenvolvimento e os números do crescimento do Tocantins. Quero parabenizar o Estado, na pessoa do governador Wanderlei Barbosa, por todo esse trabalho desenvolvido neste lindo evento que é a Agrotins”, declarou.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, enfatizou a magnitude da participação do Governo Federal no evento, agradecendo a presença do ministro Carlos Fávaro e evidenciando os benefícios que a feira proporcionará para o setor. “O Ministério da Agricultura e Pecuária tem sido parceiro em diversas ações do Governo do Tocantins e o nosso Estado tem algumas peculiaridades e potencial produtivo. Então, estamos muito gratos, satisfeitos e, com toda certeza, sairão deste encontro muitas agendas importantes para o Tocantins”, pontuou o secretário.

Fortalecimento da pecuária e agricultura familiar

Durante a visita, uma das ações realizadas foi a entrega de kits de genética, visando disponibilizar material para os produtores rurais do Estado. Com o objetivo de aumentar a produtividade e a qualidade do rebanho tocantinense, foram disponibilizadas 105 mil doses de sêmen, incluindo 100 mil doses de touros Nelore e 5 mil doses de touros Girolando, para levar mais genética para pequenos e médios produtores rurais e fomentar a pecuária.

Ainda durante a solenidade, foi anunciado o empenho no valor de aproximadamente R$ 5 milhões, com recursos do Governo Federal, para o Convênio de Mecanização para a Agricultura Familiar. Com o programa, que será gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), serão adquiridos 115 kits de equipamentos leves, de fácil manuseio, que beneficiarão 15 mil produtores da pequena agricultura familiar, em 90 municípios do Estado.

Regularização fundiária

O governador Wanderlei Barbosa também entregou títulos definitivos de regularização fundiária, beneficiando 49 famílias dos municípios de Palmas, Porto Nacional, São Valério, Santa Rosa, Combinado, Taguatinga, Itacajá, Aurora do Tocantins e Wanderlândia, com a entrega de mais de 3 mil hectares de áreas regularizadas.

A iniciativa foi uma parceria entre o Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). Um dos beneficiados foi o senhor José Mota Nogueira, que após mais de dez anos de espera, finalmente ganhou a documentação da sua terra. “É um momento de muita emoção, fico muito feliz em receber esse título e, para os outros companheiros que estavam como eu, temos muito a agradecer ao nosso governador Wanderlei Barbosa, que tem trabalhado pelo nosso Estado e nos possibilitado direitos como este”, celebrou.

Iniciativas na pesca

Durante o evento, foi assinado o Projeto de Lei nº 8, de 17 de maio de 2024, que institui o Programa Trilha da Pesca e Aquicultura. Segundo o texto, o projeto tem como objetivos desenvolver e fortalecer a pesca e a aquicultura no Estado. A proposta é que a lei venha promover o aumento da produção de pescado, incentivando a geração de renda e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e a preservação cultural, além do fortalecimento do combate à fome, da promoção da profissionalização, entre outros objetivos.

O chefe do Executivo estadual assinou, ainda, o Decreto n° 6.790, que dispõe sobre a Câmara Setorial de Piscicultura do Estado do Tocantins (CSP-TO), vinculada à Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), tendo entre seus objetivos a equidade no tratamento entre os diferentes elos das cadeias, a qualidade nos serviços de piscicultura, a garantia da segurança alimentar, a harmonização entre os setores, entre outros.

Visita

A comitiva acompanhou algumas atividades que estavam sendo realizadas no 4° dia da Agrotins. O governador Wanderlei Barbosa, acompanhado do ministro Carlos Fávaro, visitou os estandes das instituições financeiras que participam da feira e, por fim, esteve presente no Pavilhão do Ruraltins, onde recebeu homenagens de representantes dos pequenos agricultores e reforçou com os expositores o compromisso do Estado com o desenvolvimento desses.

Agrotins 2024

A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins ocorre até este sábado, 18, das 9 às 19 horas, no Parque Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional.

Realização

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AGROTINS

Wanderlei Barbosa destaca importância da Agrotins para a economia

Durante shows de abertura da Agrotins 25 anos, governador Wanderlei Barbosa reforça importância da feira para a economia tocantinense.
Programação foi realizada na noite desta quinta-feira, 15, na Praça dos Girassóis, e contou com as apresentações do cantor Bruno, da dupla sertaneja Bruno e Marrone; e da banda Limão com Mel.

Publicadas

sobre

Wanderlei Barbosa destaca importância da Agrotins para a economia
Em clima de festa e solidariedade, público lotou a Praça dos Girassóis para prestigiar os shows de abertura da Agrotins 25 anos - Foto: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, participou, na noite desta quinta-feira, 15, dos shows de abertura da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos). A programação especial foi realizada na Praça dos Girassóis, em Palmas, e contou com as apresentações do cantor Bruno, da dupla sertaneja Bruno e Marrone, e da banda de forró Limão com Mel.

Na ocasião, o governador destacou a importância da Agrotins para o fortalecimento da economia do estado. “Hoje, vemos na Agrotins a alegria do setor produtivo. Fizemos, por exemplo, o lançamento do rastreamento do nosso rebanho bovino. Todos os animais do Tocantins serão rastreados, o que fortalece a exportação de carne. Da mesma forma, estamos investindo em estrutura para o escoamento de grãos. Esse trabalho está diretamente ligado ao crescimento da Agrotins e da economia tocantinense”, ressaltou o chefe do Executivo estadual, durante coletiva à imprensa.

Com o tema AgroEvolução, a Agrotins 25 anos ocorre no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas, até o sábado, 17. A feira reúne inovação, tecnologia, sustentabilidade e oportunidades de negócios para produtores, pesquisadores e investidores.

Presente no evento, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, enfatizou que o número de visitantes nesta edição da Agrotins já supera em cerca de 20% o público de 2024, o que deve refletir em um volume maior de negócios concretizados. “Este ano, com toda a infraestrutura que o governador nos deu condições de montar, o ambiente da feira está muito mais agradável. Os expositores investiram no layout e os produtores estão animados, fazendo negócios. Há grande movimentação de compras e muitos eventos acontecendo nos 12 auditórios, com atividades simultâneas. É um ano de muito aprendizado, oportunidades e tecnologia”, pontuou o secretário.

Programação

Promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a programação de shows da Agrotins 25 anos também contou com as apresentações dos artistas regionais Rafa do Piseiro e Rony Sertão, que animaram o público.

O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, reforçou a importância da integração entre negócios e entretenimento no evento. “Desde o primeiro momento, o governador faz essa junção do negócio, do empresarial com o entretenimento. Então, há a importância de entreter as pessoas, mas também de possibilitar um ganho econômico para elas”, enfatizou o secretário.

Com uma barraca de alimentação no local, a comerciante Marilene da Silva também avaliou positivamente a movimentação. “A expectativa é de boas vendas. O público está animado e isso ajuda muito”, declarou.

A tecnóloga Neta Paulino, que participou do evento com a família, elogiou a organização. “Viemos para curtir a festa. Mesmo sendo uma quinta-feira, tiramos um tempinho”, salientou.

Agrotins alimenta quem precisa

A ação Agrotins Alimenta Quem Precisa foi idealizada pela primeira-dama Karynne Sotero em 2024. Na primeira edição, foram arrecadadas mais de 130 toneladas de alimentos não perecíveis, encaminhados a instituições e casas de apoio tocantinenses que atuam com populações vulneráveis.

Neste ano, a arrecadação ocorre tanto durante os shows quanto nos dias de realização da feira. “E aqui no show, inclusive, nós tivemos o Camarote Solidário, onde conseguimos arrecadar mais de R$ 100 mil. Hoje [quinta-feira, 15], na Agrotins, arrecadamos mais de 3 mil cestas básicas, então começamos com o pé direito. A Agrotins é esse fenômeno e também é uma feira que está trabalhando o social”, enfatizou a primeira-dama Karynne Sotero.

Reforço na segurança

Para o show de abertura, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) montou um esquema especial de segurança. Foram implementadas diversas modalidades de policiamento, cobrindo toda a área do evento, incluindo acessos, áreas de estacionamento e corredores laterais.

Agrotins 25 anos

Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos, instituições de pesquisa e instituições educacionais.

Em coletiva à imprensa, o governador Wanderlei Barbosa reforçou a importância da Agrotins para o fortalecimento da economia estadual – Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

Programação especial foi realizada na Praça dos Girassóis, em Palmas, e contou com a apresentação do cantor Bruno, da dupla Bruno e Marrone – Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

Com uma barraca de alimentação no local, a comerciante Marilene da Silva avaliou positivamente a movimentação – Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

A tecnóloga Neta Paulino participou do evento com a família e elogiou a organização – Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

Polícia Militar garantiu a segurança do público com efetivo reforçado – Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

Neste ano, a arrecadação de alimentos para o projeto “Agrotins alimenta quem precisa” ocorreu tanto durante os shows quanto nos dias de realização da feira – Loise Maria/Governo do Tocantins

Banda de forró Limão com Mel também animou a plateia durante a programação de abertura da Agrotins 25 anos – Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins
Continue lendo

AGROTINS

Wanderlei lança Cidade do Automóvel e Parque Tecnológico na Agrotins

Na Agrotins 25 anos, governador Wanderlei Barbosa lança projetos da Cidade do Automóvel e do Parque Tecnológico, com potencial de gerar mais de 5 mil empregos.
Projetos foram assinados por meio de decretos, objetivando impulsionar a economia e fortalecer a área de ciência e tecnologia em Palmas

Publicadas

sobre

Na Agrotins 25 anos, governador Wanderlei Barbosa lança projetos da Cidade do Automóvel e do Parque Tecnológico, com potencial de gerar mais de 5 mil empregos
Na Agrotins, governador Wanderlei Barbosa lança projetos da Cidade do Automóvel e Parque Tecnológico - Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocanti

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, lançou nesta quinta-feira, 15, os projetos Cidade do Automóvel, espaço localizado na região Norte de Palmas, destinado à instalação de empreendimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços do setor automotivo; e o Parque Tecnológico, voltado ao fortalecimento da pesquisa e da inovação científica. O lançamento dos projetos, que serão executados pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), ocorreu durante a abertura oficial da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos), realizada no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas, que neste ano tem como tema AgroEvolução.

“Estamos aqui no lançamento da Agrotins 25 anos, onde aproveitamos para autorizar obras e benefícios importantes para Palmas e para o Tocantins, como a Cidade do Automóvel e o Parque Tecnológico, duas grandes iniciativas que fortalecerão o desenvolvimento em Palmas. Acreditamos que, dentro de 60 dias, encaminharemos essas duas importantes obras para licitação e daremos a ordem de serviço para o início da implementação”, destacou o governador Wanderlei Barbosa durante o lançamento dos projetos.

Cidade do Automóvel

O decreto assinado nesta quinta-feira, 15, referente ao projeto Cidade do Automóvel, trata das providências necessárias para a implantação de toda a infraestrutura do espaço, localizado no Distrito Industrial Tocantins II, na quadra ASR-NE 65, em Palmas, destinado à instalação de empreendimentos industriais, comerciais e prestadores de serviços do setor automotivo. O projeto está localizado em uma quadra com 321 lotes, sendo 137 terrenos com tamanhos que variam de 360 m² a 1.826,60 m², a serem destinados a todos os tipos de empresas e negócios do ramo automobilístico, como concessionárias, lojas de novos e seminovos e oficinas mecânicas. O Governo do Tocantins instituiu a Cidade do Automóvel por meio da Portaria n° 132, publicada em 2020, e esta possui uma área de 105.041,09 m².

“É um dia muito especial, em que o nosso governador Wanderlei Barbosa e o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, lançaram o Distrito 65, situado na saída para Lajeado, onde será implantada a tão sonhada Cidade do Automóvel, uma antiga demanda do setor produtivo da nossa capital. Trata-se de um grande empreendimento, que contará com 321 áreas industriais e previsão de atrair mais de meio bilhão de reais em investimentos privados para Palmas, com potencial de gerar mais de 5 mil empregos diretos. Após recebermos os projetos da prefeitura, vamos tomar as providências necessárias para realizar a licitação e iniciar a implantação dessa grande obra”, assegurou o titular da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima.

Para o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, “hoje [quinta-feira, 15] é um dia que ficará na história por diversas razões. São muitos avanços. Assinamos projetos que darão início à Cidade do Automóvel e ao Parque Tecnológico, além de outros protocolos importantes. Estamos trabalhando em parceria. A prefeitura de Palmas está fazendo a renúncia fiscal dos impostos necessários para a implantação do projeto Cidade do Automóvel, como o ITBI [Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis], o que resultará em mais de R$ 38 milhões de isenção de impostos para o Governo do Tocantins”.

Parque Tecnológico

Outro projeto anunciado pelo Governo do Tocantins é o decreto que aprova o projeto de loteamento ALC-NO 13, localizado também na região norte de Palmas. A área, de propriedade do estado, será dividida em partes menores por meio do processo de microparcelamento, com o objetivo de viabilizar a implantação do Parque Tecnológico de Palmas. O espaço será dedicado ao desenvolvimento da tecnologia, pesquisa científica e empreendedorismo, em articulação com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt).

O reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, destacou a importância da retomada do projeto do Parque Tecnológico como um marco para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação. “Para as universidades, esse novo passo na estruturação do Parque Tecnológico representa um avanço enorme. É um projeto criado há quase 15 anos, mas que estava adormecido e, agora, o governador Wanderlei Barbosa retoma, juntamente com a Fapt [Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins], no sentido de garantir um investimento de R$ 30 milhões para o Centro de Inovação, para a infraestrutura básica e também para o microparcelamento, onde as empresas poderão se instalar. Esse projeto se consolida como um ambiente de inovação, voltado para os pesquisadores, para o desenvolvimento de projetos e para a análise de cenários econômicos. Com muita alegria, parabenizamos o governador Wanderlei Barbosa por essa iniciativa, que cria um espaço essencial para a ciência, a tecnologia e a inovação”, reforçou o reitor Augusto Rezende.

Outros projetos

Durante a abertura da Agrotins 25 anos, o governador Wanderlei Barbosa também assinou outros projetos importantes para o desenvolvimento socioeconômico de Palmas, como o Programa Frutifica Tocantins; o Programa Mesa Farta e o Programa Mais Genética.

Durante a abertura da Agrotins, o governador Wanderlei Barbosa também assinou outros projetos importantes para o desenvolvimento socioeconômico de Palmas – Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

Prefeito Eduardo Siqueira Campos destaca parceria com o Governo do Estado para viabilizar a Cidade do Automóvel – Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Reitor da Unitins, Augusto Rezende, celebra retomada do Parque Tecnológico como avanço para ciência e inovação no Tocantins – Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Titular da Sics, Carlos Humberto Lima, apresenta detalhes sobre o Distrito 65 e a expectativa de geração de empregos em Palmas – Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

Autoridades estaduais e municipais acompanham o lançamento dos projetos Cidade do Automóvel e Parque Tecnológico – Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa ressalta, durante o lançamento dos projetos na Agrotins 25 anos, que as obras terão processo de licitação a partir de 60 dias – Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa assina os decretos que instituem a Cidade do Automóvel e o Parque Tecnológico durante cerimônia na Agrotins 25 anos – Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
Continue lendo

AGROTINS

Governo do Tocantins promove o Dia do Mel na Agrotins 25 anos

Expositores trazem degustação de uma variedade de méis nobres e apresentam instalações de colméias de abelhas sem ferrão no Bosque da Semarh

Publicadas

sobre

Dia do Mel na Agrotins 25 anos
Foto Washington Luiz/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins promove o Dia do Mel na Agrotins 25 anos

Expositores trazem degustação de uma variedade de méis nobres e apresentam instalações de colméias de abelhas sem ferrão no Bosque da Semarh

O governo do Tocantins promoveu nesta quinta-feira, 15, o ‘Dia do Mel na Agrotins 25 anos’ – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins. No Bosque da Semarh – Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, expositores realizaram manhã de degustação de uma variedade de méis nobres e apresentaram instalações de colmeias de abelhas sem ferrão aos visitantes. A programação teve início com duas exposições no Bosque e a realização de cinco palestras no Auditório Semarh; no período da tarde foi promovido um concurso do mel, com a avaliação dos visitantes; e as atividades se estendem até amanhã (16) quando também no período da tarde serão realizadas duas oficinas.

O secretário Marcello Lelis destacou que “o Dia do Mel trouxe um tema rico para o Bosque da Semarh promovendo uma oportunidade valiosa aos visitantes de conhecer as abelhas sem ferrão, degustar uma variedade de mel e adquirir uma amostra do produto. Na ocasião, as palestras e oficinas mostram a importância das abelhas e uma infinidade de informações que aproximam a população dessa riqueza natural, que movimenta a bioeconomia e proporcionam uma série de benefícios ao meio ambiente e à população”.

O assessor de gabinete da Semarh, Felipe Pimpão, organizador do Dia do Mel no Bosque da Semarh, enfatizou que as abelhas nativas sem ferrão são trabalhadas pelas associações e federação no Tocantins, “essas abelhas não oferecem qualquer risco à iniciativa de exposição na Agrotins 25 anos. As abelhas têm um importante papel no meio ambiente, como a polinização das plantas, além do mel produzido que é um alimento rico para os seres humanos e uma variedade de subprodutos, utilizados na produção de remédios, entre outros. Tudo isso motivou a promoção dessa oportunidade para o nosso público visitante conhecer de perto essas abelhas com a presença de profissionais do ramo, especialistas e parceiros da Associação Meliponativa e da Fetoapi, que é Federação Tocantinense de Apicultores”.

Expositores

O expositor secretário da Associação Meliponativa, Anderson Zaidam, contou que “trabalha com meliponicultora, que é a criação racional de abelhas nativas sem ferrão. Temos algumas abelhas expostas aqui, dentre elas a tiúba, a uruçu amarela, a jataí, que são abelhas bem conhecidas do público tocantinense, que são abelhas nativas aqui do cerrado tocantinense. Nós trouxemos para o Bosque uma variedade de meles de abelhas nativas. Meles como este de chuba, ursula amarela, boca de renda, jataí, marmelada, tube bravo, borá, uma infinidade de meles, porque o Brasil é o país que tem a maior biodiversidade de abelhas do mundo”.

Anderson Zaidam acrescentou que esses são meles nobres, são meles finos de alta complexidade, tanto gastronômica quanto terapêutica, além da palestra sobre a nossa estrela de hoje, que é o pólen das abelhas nativas, conhecido popularmente como samburá. E o samburá é o alimento mais completo que existe na natureza depois do leite materno. Então é um alimento completo, um complexo de proteínas, vitaminas, sais minerais, hormônios e colesterol bom, considerado um superalimento por conta dessa gama de diversidade e de concentração elevada desses nutrientes. “O Brasil tem cerca de 350 espécies de abelhas catalogadas, a maioria delas são abelhas sem ferrão. E a gente vem aqui para impactar as pessoas com essas abelhas, elas estão transitando aqui no Bosque da Semarh, as pessoas alérgicas, não precisa ter medo, elas não têm ferrão, são abelhas que não fazem mal, fazem mel”, concluiu.

O expositor vice-presidente da Federação Fetoapi e presidente da meliponicultora junto a Confederação Brasileira de Apicultura e da Associação de Apicultores e Meliponicultores, José Neuto Souto expressou a satisfação de trazer a exposição temática e dos produtos para o Bosque da Semarh. “A gente consegue ter um vislumbre dos resultados que isso nos trará na geração de mais visibilidade à causa das abelhas. Visto que essa causa é uma causa nobre, você cria a abelha, você preserva o meio ambiente, você contribui para ter uma saúde e bem-estar que é chamada melipoterapia”.

José Neuto enfatizou que, “pessoas de todas as idades podem e devem criar abelhas sem ferrão, que tem um mel com superior valor terapêutico. Nós estamos muito entusiasmados com esse olhar para a causa das abelhas nativas sem ferrão. Nós trouxemos uma variedade de mel, além de óleos e outros itens, como própolis. A abelha que hoje é muito conhecida em todo o território nacional, entre as abelhas nativas, é a jataí, que tem o mel usado para inibir o crescimento da catarata, mas é importante deixar claro que não acaba e proporciona bem-estar. Essa é uma abelha que se adaptou à várias regiões do país, uma espécie muito procurada por interessados na criação. Em segundo lugar, vem a uruçu cinzenta, em alguns estados ela é chamada de tiúba, uma abelha do mel muito procurado por pessoas mais experientes”.

Palestrantes

O biólogo, meliponicultor e tesoureiro da Meliponativa, Eduardo Pelaez Risuenho, ministrou a palestra ‘Biologia das Abelhas Nativas e sua Importância para a Conservação da Água’ e em seguida, o ativista ambiental certificado em meliponicultora pela Embrapa e pelo Senar, secretário da Meliponativa, Anderson Zaidam, apresentou a palestra com o título ‘O Pólen das Abelhas Nativas: O Samburá como Superalimento’.

Na sequência, pela Fetoapi, o zootecnista, mestre e doutor em aquicultura, professor do Centro Universitário Católica do Tocantins, Peter Gaberz Kirschnik, ministrou a palestra ‘Primeiros passos para criar abelhas sem ferrão; em seguida, o professor doutor da disciplina “Polinização Agrícola” do curso de graduação em agronomia da Universidade Federal do Tocantins, Paulo Henrique Tschoeke, ministrou a palestra ‘Polinizadores e agricultura: mudar é preciso’; e encerrando a agenda, a médica veterinária graduada pela Universidade Federal Fluminense, responsável técnica da área de Apicultura e Meliponicultura da Secretaria da Agricultura, Erika Jardim, ministrou a palestra ‘Panorama da Apicultura no Tocantins’.

Participantes

Mais de 40 participantes entre especialistas, produtores rurais e acadêmicos se reuniram no Auditório Semarh para acompanhar as apresentações das palestras. Os acadêmicos de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Tocantins em Porto Nacional, Beatriz e Yuri Pereira, também aproveitaram a oportunidade de colecionar novos conhecimentos. No período da tarde, a Meliponativa realizou o 1º Concurso de Mel da Meliponativa, no Bosque da Semarh. O concurso reuniu aproximadamente 20 amostras de méis de abelhas nativas sem ferrão, provenientes de diversas regiões do estado, que foram avaliadas por visitantes e convidados, com base na roda sensorial de aromas e sabores dos méis nativos.

Amanhã (16), a Fetoapi vai promover no período da tarde a ‘Oficina de manejo de Abelha Jataí’, com a demonstração da técnica de transferência de abelha jataí do tronco para caixa racional; e em seguida, a ‘Oficina de manejo de colmeias de abelha sem ferrão’, com a confecção de potes de cera mista, para estocagem de alimentos para as abelhas sem ferrão, encerrando a programação do mel no Bosque da Semarh, durante a Agrotins 25 anos.

Agrotins 25 anos

A Agrotins 25 anos acontece de 13 a 17 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas. Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.

nais.

O gestor da Semarh, Marcello Lelis, destacou que o Dia do Mel foi importante para os visitantes conhecerem as abelhas sem ferrão e degustarem diversos tipos de mel – Marcel de Paula/Governo do Tocantins

Palestra com a médica veterinária, responsável técnica da área de Apicultura Erika Jardim – Washington Luiz/Governo do Tocantins
Continue lendo
Propaganda
Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro
Turismo4 horas atrás

Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro

Sessao Posse Dr. Adolfo Dr. Joao Rodrigues e mesa diretora - Fotos Carlos Eller TRE-TO
Tribunal Regional Eleitoral4 horas atrás

Posse TRE-TO 2025 define novos membros e gestão

Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, passa a contar, a partir de 6 de julho, com um novo destino cultural pensado especialmente para crianças, adolescentes e suas famílias: o Estação Téti, centro cultural e de experiências lúdicas que propõe uma vivência afetiva e criativa no coração da cidade. Com uma proposta inovadora que integra arte, cultura e gastronomia em um ambiente voltado à infância e à convivência familiar, o Estação Téti será apresentado no sábado, 5 de julho, às 10h30, durante um brunch especial para familiares, convidados e imprensa. Situado junto à antiga Estação Férrea — patrimônio histórico e um dos ícones turísticos de Caxias do Sul, o espaço será aberto ao público no domingo, 6 de julho, a partir das 9h. Posicionado como um centro cultural e de experiências lúdicas para crianças, adolescentes e suas famílias, o Estação Téti celebra o livre brincar e a convivência entre gerações por meio da arte, da criatividade e da imaginação. O funcionamento será de terça à sexta, das 13h às 20h, e aos finais de semana, das 9h às 20h. Fruto da expansão do Festival Téti – Arte e Cultura para a Infância, que há anos encanta famílias com uma programação artística plural e transformadora, o Estação Téti nasce para ser um centro permanente de cultura da infância, onde o brincar livre é reconhecido como linguagem fundamental de expressão, aprendizado e cidadania. Um espaço para viver a infância em sua plenitude Idealizado pelas empresárias Cali Troian e Cris Biazus, o Estação Téti se estrutura a partir de pilares que valorizam a arte como direito, o brincar como potência e a infância como território de criação. As crianças são protagonistas e convidam os adultos a redescobrirem o mundo com olhos curiosos. Com inspiração nas abordagens pedagógicas de Reggio Emilia, Montessori e Waldorf, a arquitetura do espaço — assinada por Franciele Granada e Rodrigo Gregoletto, do Studio 618 — promove a autonomia, o acolhimento e o encantamento, criando ambientes que estimulam o movimento, a convivência e a imaginação. Cada metro quadrado é um convite à descoberta, com espaços integrados que combinam cultura, educação não formal, gastronomia e vínculos afetivos. Ambientes que encantam e despertam sentidos • Café de Brincar – Um espaço encantador onde sabores e afetos se encontram. Com um cardápio criativo e inclusivo, convida adultos e crianças a desfrutarem juntos de lanches, doces e cafés em um clima lúdico e acolhedor. • Ateliê Maker – Ambiente interativo voltado à criação e experimentação. Nele, crianças e adolescentes exploram a sustentabilidade, a arte e a criatividade por meio de oficinas práticas que valorizam o fazer com as próprias mãos. • Palco Téti – O coração artístico do espaço, com uma programação viva que une música, teatro, contação de histórias e experiências cênicas capazes de emocionar e transformar. • Adole – Espaço pensado para pré-adolescentes, com atividades, jogos e rodas de conversa que estimulam a expressão, a autonomia e o pertencimento. • Curumim – Espaço mágico para a primeira infância, o espaço conta brinquedos sensoriais e propostas lúdicas que promovem o desenvolvimento motor, emocional e social dos pequenos. • Bibliotéti – Espaço de leitura com acervo concebido pela equipe cultural do Teti Muito além de um espaço de lazer, o Estação Téti é um território de construção de memórias e fortalecimento de vínculos. Um lugar onde o brincar desconstruído ganha protagonismo, favorecendo a imaginação, a criatividade, a escuta ativa e o respeito às infâncias diversas. Com a palavra, as idealizadoras do Estação Téti: “Um centro cultural é um sonho se concretizando, como uma expansão do Festival Téti. Propomos uma curadoria única para entregar experiências de qualidade para crianças, adolescentes e suas famílias, a partir de programas e eventos pensados para oferecer conteúdos artísticos e educativos de excelência. O Estação Téti é um local para os pais terem tempo de qualidade com seus filhos, onde todos podem se conectar por meio do brincar e da criatividade. A ideia é proporcionarmos momentos encontros genuínos, marcados pela diversão, pela convivência e pelo relaxamento.” Cali Troian "O Téti é um local onde experiências simples se transformam em vivências extraordinárias, tanto pela essência do espaço quanto pela interação entre crianças e adultos. Temos como objetivo proporcionar experiências memoráveis às famílias. Para isso, cada cantinho é um convite para as descobertas, independentemente da faixa etária. O café, por exemplo, é um espaço acolhedor e um convite para soltar a imaginação, confeitando doces e desfrutando de momentos especiais e sabores inesquecíveis.” Cris Biazus
Turismo5 horas atrás

Estação Téti é o novo destino das famílias em Caxias do Sul

luciano bravo
Educação5 horas atrás

Lumnis lança programa pioneiro que qualifica profissionais brasileiros no mercado de crédito internacional

Evviva Goiânia inaugura showroom com inovação
Casa e Decoração5 horas atrás

Evviva Goiânia inaugura showroom com inovação

Padre Fábio de Melo Cidadão Tocantinense: Aleto concede título ao sacerdote, cantor e escritor por sua contribuição ao Tocantins.
ALETO12 horas atrás

Padre Fábio de Melo Cidadão Tocantinense é homenageado pela Aleto

Polícia Federal deflagra Operação Breque II contra extração ilegal de ouro no Tocantins
Tocantins13 horas atrás

Operação Breque II combate extração ilegal de ouro em Almas, no Tocantins

Exposição “Aquilo que habita em mim” estreia dia 08 na Galeria Sesc em Palmas
Entretenimento1 dia atrás

Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas

Campanha Julho Amarelo reforça a importância do diagnóstico precoce e da prevenção contra as hepatites virais no Brasil.
Saúde e Bem Estar1 dia atrás

Julho Amarelo alerta para o avanço silencioso das hepatites virais

Estágio_Energisa_Tocantins_02
Energisa1 dia atrás

Vagas no setor elétrico no Tocantins: Energisa contrata mais de 90 pessoas em seis meses

Festival da Literatura Independente do Tocantins
Entretenimento1 dia atrás

Festival da Literatura Independente do Tocantins movimenta Palmas com programação gratuita

Segundo Cayres, o projeto está pronto e legitimado pela classe e pelos sindicatos. Foto Clayton Cristus
ALETO1 dia atrás

Presidente da Aleto garante celeridade na votação do novo PCCR da Educação

Dez novos municípios passam a integrar a região Koró Rocha
ALETO1 dia atrás

Região Metropolitana de Palmas terá 10 novos municípios

Mesa Diretora: deputados encerraram a pauta do primeiro semestre Koró Rocha
ALETO1 dia atrás

Deputados aprovam alienação de ações da Energisa Tocantins

O prefeito em exercicio, Pastor Carlos Velozo nomeia a advogada Priscila Alencar Veríssimo como Procuradora-Geral de Palmas. Ato foi publicado no Diário Oficial.
Palmas1 dia atrás

Priscila Alencar Veríssimo é nomeada Procuradora-Geral de Palmas

Governador Wanderlei Barbosa participou da 13ª edição do Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal - Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Fórum Jurídico de Lisboa: Governador Wanderlei Barbosa discute democracia e sustentabilidade

Sepot garante apoio à tradicional festa da colheita do capim-dourado - Crédito: Dalvanilde Serra/ Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Festa da Colheita do Capim-Dourado recebe apoio da Sepot

Governador Wanderlei Barbosa articula parceria com a Universidade de Lisboa para trabalhos de iniciação científica e pesquisa em conjunto com a Unitins - Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins2 dias atrás

Em Portugal, governador Wanderlei Barbosa articula parceria com a Universidade de Lisboa

Wanderlei Barbosa tem o menor salário entre os governadores da região Norte
Governo do Tocantins2 dias atrás

Governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso com o campo em acordo histórico para governança fundiária

Vice-presidente do Senado Eduardo Gomes participa de evento sobre inovação e inteligência artificial em Portugal
Senado Federal2 dias atrás

Vice-presidente do Senado Eduardo Gomes participa de evento sobre inovação e inteligência artificial em Portugal

Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro
Turismo4 horas atrás

Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro

Sessao Posse Dr. Adolfo Dr. Joao Rodrigues e mesa diretora - Fotos Carlos Eller TRE-TO
Tribunal Regional Eleitoral4 horas atrás

Posse TRE-TO 2025 define novos membros e gestão

Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, passa a contar, a partir de 6 de julho, com um novo destino cultural pensado especialmente para crianças, adolescentes e suas famílias: o Estação Téti, centro cultural e de experiências lúdicas que propõe uma vivência afetiva e criativa no coração da cidade. Com uma proposta inovadora que integra arte, cultura e gastronomia em um ambiente voltado à infância e à convivência familiar, o Estação Téti será apresentado no sábado, 5 de julho, às 10h30, durante um brunch especial para familiares, convidados e imprensa. Situado junto à antiga Estação Férrea — patrimônio histórico e um dos ícones turísticos de Caxias do Sul, o espaço será aberto ao público no domingo, 6 de julho, a partir das 9h. Posicionado como um centro cultural e de experiências lúdicas para crianças, adolescentes e suas famílias, o Estação Téti celebra o livre brincar e a convivência entre gerações por meio da arte, da criatividade e da imaginação. O funcionamento será de terça à sexta, das 13h às 20h, e aos finais de semana, das 9h às 20h. Fruto da expansão do Festival Téti – Arte e Cultura para a Infância, que há anos encanta famílias com uma programação artística plural e transformadora, o Estação Téti nasce para ser um centro permanente de cultura da infância, onde o brincar livre é reconhecido como linguagem fundamental de expressão, aprendizado e cidadania. Um espaço para viver a infância em sua plenitude Idealizado pelas empresárias Cali Troian e Cris Biazus, o Estação Téti se estrutura a partir de pilares que valorizam a arte como direito, o brincar como potência e a infância como território de criação. As crianças são protagonistas e convidam os adultos a redescobrirem o mundo com olhos curiosos. Com inspiração nas abordagens pedagógicas de Reggio Emilia, Montessori e Waldorf, a arquitetura do espaço — assinada por Franciele Granada e Rodrigo Gregoletto, do Studio 618 — promove a autonomia, o acolhimento e o encantamento, criando ambientes que estimulam o movimento, a convivência e a imaginação. Cada metro quadrado é um convite à descoberta, com espaços integrados que combinam cultura, educação não formal, gastronomia e vínculos afetivos. Ambientes que encantam e despertam sentidos • Café de Brincar – Um espaço encantador onde sabores e afetos se encontram. Com um cardápio criativo e inclusivo, convida adultos e crianças a desfrutarem juntos de lanches, doces e cafés em um clima lúdico e acolhedor. • Ateliê Maker – Ambiente interativo voltado à criação e experimentação. Nele, crianças e adolescentes exploram a sustentabilidade, a arte e a criatividade por meio de oficinas práticas que valorizam o fazer com as próprias mãos. • Palco Téti – O coração artístico do espaço, com uma programação viva que une música, teatro, contação de histórias e experiências cênicas capazes de emocionar e transformar. • Adole – Espaço pensado para pré-adolescentes, com atividades, jogos e rodas de conversa que estimulam a expressão, a autonomia e o pertencimento. • Curumim – Espaço mágico para a primeira infância, o espaço conta brinquedos sensoriais e propostas lúdicas que promovem o desenvolvimento motor, emocional e social dos pequenos. • Bibliotéti – Espaço de leitura com acervo concebido pela equipe cultural do Teti Muito além de um espaço de lazer, o Estação Téti é um território de construção de memórias e fortalecimento de vínculos. Um lugar onde o brincar desconstruído ganha protagonismo, favorecendo a imaginação, a criatividade, a escuta ativa e o respeito às infâncias diversas. Com a palavra, as idealizadoras do Estação Téti: “Um centro cultural é um sonho se concretizando, como uma expansão do Festival Téti. Propomos uma curadoria única para entregar experiências de qualidade para crianças, adolescentes e suas famílias, a partir de programas e eventos pensados para oferecer conteúdos artísticos e educativos de excelência. O Estação Téti é um local para os pais terem tempo de qualidade com seus filhos, onde todos podem se conectar por meio do brincar e da criatividade. A ideia é proporcionarmos momentos encontros genuínos, marcados pela diversão, pela convivência e pelo relaxamento.” Cali Troian "O Téti é um local onde experiências simples se transformam em vivências extraordinárias, tanto pela essência do espaço quanto pela interação entre crianças e adultos. Temos como objetivo proporcionar experiências memoráveis às famílias. Para isso, cada cantinho é um convite para as descobertas, independentemente da faixa etária. O café, por exemplo, é um espaço acolhedor e um convite para soltar a imaginação, confeitando doces e desfrutando de momentos especiais e sabores inesquecíveis.” Cris Biazus
Turismo5 horas atrás

Estação Téti é o novo destino das famílias em Caxias do Sul

luciano bravo
Educação5 horas atrás

Lumnis lança programa pioneiro que qualifica profissionais brasileiros no mercado de crédito internacional

Evviva Goiânia inaugura showroom com inovação
Casa e Decoração5 horas atrás

Evviva Goiânia inaugura showroom com inovação

Padre Fábio de Melo Cidadão Tocantinense: Aleto concede título ao sacerdote, cantor e escritor por sua contribuição ao Tocantins.
ALETO12 horas atrás

Padre Fábio de Melo Cidadão Tocantinense é homenageado pela Aleto

Polícia Federal deflagra Operação Breque II contra extração ilegal de ouro no Tocantins
Tocantins13 horas atrás

Operação Breque II combate extração ilegal de ouro em Almas, no Tocantins

Exposição “Aquilo que habita em mim” estreia dia 08 na Galeria Sesc em Palmas
Entretenimento1 dia atrás

Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas

Campanha Julho Amarelo reforça a importância do diagnóstico precoce e da prevenção contra as hepatites virais no Brasil.
Saúde e Bem Estar1 dia atrás

Julho Amarelo alerta para o avanço silencioso das hepatites virais

Estágio_Energisa_Tocantins_02
Energisa1 dia atrás

Vagas no setor elétrico no Tocantins: Energisa contrata mais de 90 pessoas em seis meses

Festival da Literatura Independente do Tocantins
Entretenimento1 dia atrás

Festival da Literatura Independente do Tocantins movimenta Palmas com programação gratuita

Segundo Cayres, o projeto está pronto e legitimado pela classe e pelos sindicatos. Foto Clayton Cristus
ALETO1 dia atrás

Presidente da Aleto garante celeridade na votação do novo PCCR da Educação

Dez novos municípios passam a integrar a região Koró Rocha
ALETO1 dia atrás

Região Metropolitana de Palmas terá 10 novos municípios

Mesa Diretora: deputados encerraram a pauta do primeiro semestre Koró Rocha
ALETO1 dia atrás

Deputados aprovam alienação de ações da Energisa Tocantins

O prefeito em exercicio, Pastor Carlos Velozo nomeia a advogada Priscila Alencar Veríssimo como Procuradora-Geral de Palmas. Ato foi publicado no Diário Oficial.
Palmas1 dia atrás

Priscila Alencar Veríssimo é nomeada Procuradora-Geral de Palmas

Governador Wanderlei Barbosa participou da 13ª edição do Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal - Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Fórum Jurídico de Lisboa: Governador Wanderlei Barbosa discute democracia e sustentabilidade

Sepot garante apoio à tradicional festa da colheita do capim-dourado - Crédito: Dalvanilde Serra/ Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Festa da Colheita do Capim-Dourado recebe apoio da Sepot

Governador Wanderlei Barbosa articula parceria com a Universidade de Lisboa para trabalhos de iniciação científica e pesquisa em conjunto com a Unitins - Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins2 dias atrás

Em Portugal, governador Wanderlei Barbosa articula parceria com a Universidade de Lisboa

Wanderlei Barbosa tem o menor salário entre os governadores da região Norte
Governo do Tocantins2 dias atrás

Governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso com o campo em acordo histórico para governança fundiária

Vice-presidente do Senado Eduardo Gomes participa de evento sobre inovação e inteligência artificial em Portugal
Senado Federal2 dias atrás

Vice-presidente do Senado Eduardo Gomes participa de evento sobre inovação e inteligência artificial em Portugal

Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro
Turismo4 horas atrás

Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro

Sessao Posse Dr. Adolfo Dr. Joao Rodrigues e mesa diretora - Fotos Carlos Eller TRE-TO
Tribunal Regional Eleitoral4 horas atrás

Posse TRE-TO 2025 define novos membros e gestão

Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, passa a contar, a partir de 6 de julho, com um novo destino cultural pensado especialmente para crianças, adolescentes e suas famílias: o Estação Téti, centro cultural e de experiências lúdicas que propõe uma vivência afetiva e criativa no coração da cidade. Com uma proposta inovadora que integra arte, cultura e gastronomia em um ambiente voltado à infância e à convivência familiar, o Estação Téti será apresentado no sábado, 5 de julho, às 10h30, durante um brunch especial para familiares, convidados e imprensa. Situado junto à antiga Estação Férrea — patrimônio histórico e um dos ícones turísticos de Caxias do Sul, o espaço será aberto ao público no domingo, 6 de julho, a partir das 9h. Posicionado como um centro cultural e de experiências lúdicas para crianças, adolescentes e suas famílias, o Estação Téti celebra o livre brincar e a convivência entre gerações por meio da arte, da criatividade e da imaginação. O funcionamento será de terça à sexta, das 13h às 20h, e aos finais de semana, das 9h às 20h. Fruto da expansão do Festival Téti – Arte e Cultura para a Infância, que há anos encanta famílias com uma programação artística plural e transformadora, o Estação Téti nasce para ser um centro permanente de cultura da infância, onde o brincar livre é reconhecido como linguagem fundamental de expressão, aprendizado e cidadania. Um espaço para viver a infância em sua plenitude Idealizado pelas empresárias Cali Troian e Cris Biazus, o Estação Téti se estrutura a partir de pilares que valorizam a arte como direito, o brincar como potência e a infância como território de criação. As crianças são protagonistas e convidam os adultos a redescobrirem o mundo com olhos curiosos. Com inspiração nas abordagens pedagógicas de Reggio Emilia, Montessori e Waldorf, a arquitetura do espaço — assinada por Franciele Granada e Rodrigo Gregoletto, do Studio 618 — promove a autonomia, o acolhimento e o encantamento, criando ambientes que estimulam o movimento, a convivência e a imaginação. Cada metro quadrado é um convite à descoberta, com espaços integrados que combinam cultura, educação não formal, gastronomia e vínculos afetivos. Ambientes que encantam e despertam sentidos • Café de Brincar – Um espaço encantador onde sabores e afetos se encontram. Com um cardápio criativo e inclusivo, convida adultos e crianças a desfrutarem juntos de lanches, doces e cafés em um clima lúdico e acolhedor. • Ateliê Maker – Ambiente interativo voltado à criação e experimentação. Nele, crianças e adolescentes exploram a sustentabilidade, a arte e a criatividade por meio de oficinas práticas que valorizam o fazer com as próprias mãos. • Palco Téti – O coração artístico do espaço, com uma programação viva que une música, teatro, contação de histórias e experiências cênicas capazes de emocionar e transformar. • Adole – Espaço pensado para pré-adolescentes, com atividades, jogos e rodas de conversa que estimulam a expressão, a autonomia e o pertencimento. • Curumim – Espaço mágico para a primeira infância, o espaço conta brinquedos sensoriais e propostas lúdicas que promovem o desenvolvimento motor, emocional e social dos pequenos. • Bibliotéti – Espaço de leitura com acervo concebido pela equipe cultural do Teti Muito além de um espaço de lazer, o Estação Téti é um território de construção de memórias e fortalecimento de vínculos. Um lugar onde o brincar desconstruído ganha protagonismo, favorecendo a imaginação, a criatividade, a escuta ativa e o respeito às infâncias diversas. Com a palavra, as idealizadoras do Estação Téti: “Um centro cultural é um sonho se concretizando, como uma expansão do Festival Téti. Propomos uma curadoria única para entregar experiências de qualidade para crianças, adolescentes e suas famílias, a partir de programas e eventos pensados para oferecer conteúdos artísticos e educativos de excelência. O Estação Téti é um local para os pais terem tempo de qualidade com seus filhos, onde todos podem se conectar por meio do brincar e da criatividade. A ideia é proporcionarmos momentos encontros genuínos, marcados pela diversão, pela convivência e pelo relaxamento.” Cali Troian "O Téti é um local onde experiências simples se transformam em vivências extraordinárias, tanto pela essência do espaço quanto pela interação entre crianças e adultos. Temos como objetivo proporcionar experiências memoráveis às famílias. Para isso, cada cantinho é um convite para as descobertas, independentemente da faixa etária. O café, por exemplo, é um espaço acolhedor e um convite para soltar a imaginação, confeitando doces e desfrutando de momentos especiais e sabores inesquecíveis.” Cris Biazus
Turismo5 horas atrás

Estação Téti é o novo destino das famílias em Caxias do Sul

luciano bravo
Educação5 horas atrás

Lumnis lança programa pioneiro que qualifica profissionais brasileiros no mercado de crédito internacional

Evviva Goiânia inaugura showroom com inovação
Casa e Decoração5 horas atrás

Evviva Goiânia inaugura showroom com inovação

Padre Fábio de Melo Cidadão Tocantinense: Aleto concede título ao sacerdote, cantor e escritor por sua contribuição ao Tocantins.
ALETO12 horas atrás

Padre Fábio de Melo Cidadão Tocantinense é homenageado pela Aleto

Polícia Federal deflagra Operação Breque II contra extração ilegal de ouro no Tocantins
Tocantins13 horas atrás

Operação Breque II combate extração ilegal de ouro em Almas, no Tocantins

Exposição “Aquilo que habita em mim” estreia dia 08 na Galeria Sesc em Palmas
Entretenimento1 dia atrás

Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas

Campanha Julho Amarelo reforça a importância do diagnóstico precoce e da prevenção contra as hepatites virais no Brasil.
Saúde e Bem Estar1 dia atrás

Julho Amarelo alerta para o avanço silencioso das hepatites virais

Estágio_Energisa_Tocantins_02
Energisa1 dia atrás

Vagas no setor elétrico no Tocantins: Energisa contrata mais de 90 pessoas em seis meses

Festival da Literatura Independente do Tocantins
Entretenimento1 dia atrás

Festival da Literatura Independente do Tocantins movimenta Palmas com programação gratuita

Segundo Cayres, o projeto está pronto e legitimado pela classe e pelos sindicatos. Foto Clayton Cristus
ALETO1 dia atrás

Presidente da Aleto garante celeridade na votação do novo PCCR da Educação

Dez novos municípios passam a integrar a região Koró Rocha
ALETO1 dia atrás

Região Metropolitana de Palmas terá 10 novos municípios

Mesa Diretora: deputados encerraram a pauta do primeiro semestre Koró Rocha
ALETO1 dia atrás

Deputados aprovam alienação de ações da Energisa Tocantins

O prefeito em exercicio, Pastor Carlos Velozo nomeia a advogada Priscila Alencar Veríssimo como Procuradora-Geral de Palmas. Ato foi publicado no Diário Oficial.
Palmas1 dia atrás

Priscila Alencar Veríssimo é nomeada Procuradora-Geral de Palmas

Governador Wanderlei Barbosa participou da 13ª edição do Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal - Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Fórum Jurídico de Lisboa: Governador Wanderlei Barbosa discute democracia e sustentabilidade

Sepot garante apoio à tradicional festa da colheita do capim-dourado - Crédito: Dalvanilde Serra/ Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Festa da Colheita do Capim-Dourado recebe apoio da Sepot

Governador Wanderlei Barbosa articula parceria com a Universidade de Lisboa para trabalhos de iniciação científica e pesquisa em conjunto com a Unitins - Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins2 dias atrás

Em Portugal, governador Wanderlei Barbosa articula parceria com a Universidade de Lisboa

Wanderlei Barbosa tem o menor salário entre os governadores da região Norte
Governo do Tocantins2 dias atrás

Governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso com o campo em acordo histórico para governança fundiária

Vice-presidente do Senado Eduardo Gomes participa de evento sobre inovação e inteligência artificial em Portugal
Senado Federal2 dias atrás

Vice-presidente do Senado Eduardo Gomes participa de evento sobre inovação e inteligência artificial em Portugal

DESTAQUES